O impacto do clima organizacional nas empresas Fevereiro 18/2021 - Corporações

O impacto do clima organizacional nas empresas

O clima organizacional é formado por uma série de fatores que influenciam o comportamento, a motivação dos profissionais e a forma como executam suas funções. Por isso, a empresa que mantém um ambiente agradável consegue atrair e reter talentos, obtendo mais sucesso no mercado.

Alguns fatores que impactam no clima organizacional são:

  • Nível de responsabilidade do colaborador com a empresa;
  • Nível de compromisso com um propósito em comum;
  • Quanto os colaboradores sentem-se livres para inovar e dar sugestões;
  • Quanto as recompensas são vistas como corretas;
  • Entendimento dos colaboradores sobre a missão e os valores da empresa;
  • Níveis de padrões e processos definidos;

Qualidade das lideranças e relacionamentos interpessoais.

Dessa forma, o clima está sujeito a influências internas e externas e é importante monitorá-lo para evitar impactos negativos na rotatividade e nos indicadores de desempenho da organização.

Quais os impactos do clima organizacional em uma empresa

Atualmente, cada vez mais empresas, de diversos portes e segmentos, estão investindo na construção de um clima organizacional positivo para seus colaboradores. 

Isso acontece porque um ambiente agradável contribui para aumentar a produtividade e melhorar os resultados da organização como um todo.

De acordo com um levantamento da Universidade de Warwick, na Inglaterra, colaboradores felizes e autoconfiantes são 12% mais produtivos, o que reflete-se no desempenho financeiro da empresa.

Em um estudo do Great Place to Work (GPTW), as organizações do ranking Melhores Empresas para Trabalhar apresentam um retorno financeiro três vezes mais atraente para acionistas.

Assim, organizações com um clima positivo percebem uma melhora na entrega dos resultados, na percepção da marca e também na qualidade do atendimento ao cliente, já que colaboradores satisfeitos transmitem os valores organizacionais para o público.

Para isso, é preciso investir em estratégias e ações planejadas para evitar ruídos e garantir que as diretrizes são realmente aplicadas no dia a dia da organização. 

Essas ações envolvem desde os profissionais responsáveis pela gestão de pessoas até os líderes e altos executivos, que devem dar o exemplo e demonstrar coerência em suas práticas.

Pesquisa de Clima Organizacional

Para identificar e descrever o nível de satisfação e o grau de engajamento dos colaboradores com a empresa, é importante realizar uma Pesquisa de Clima Organizacional conduzida por profissionais especializados na área.

Assim, é possível conhecer a impressão que os colaboradores têm sobre o ambiente interno e ainda investigar de maneira aprofundada os aspectos que refletem diretamente nos rendimentos e no lucro da organização.

A partir dos resultados da pesquisa, os gestores têm um diagnóstico do ambiente e podem traçar estratégias e desenvolver atividades para melhorar os pontos que foram levantados. 

Algumas ações simples, como melhorar os canais de comunicação e incentivar uma cultura de feedback, por exemplo, têm um efeito positivo imediato para o ambiente de trabalho. 

Outras ações voltadas para a capacitação dos colaboradores, eventos de motivação e outros projetos estratégicos para fortalecer o trabalho em equipe ajudam na valorização dos funcionários e na construção da marca empregadora.

A 4Search é uma consultoria de RH que oferece diversas soluções para a gestão de pessoas, entre elas a Pesquisa de Clima Organizacional

Os processos desse levantamento são:

  • Definição do grupo de participantes;
  • Definição das hipóteses a serem investigadas;
  • Pesquisa quantitativa através de questionário on-line ou impresso;
  • Levantamento e apresentação de resultados quantitativos, definição do grupo e hipóteses para pesquisa qualitativa;
  • Pesquisa qualitativa (focus group);
  • Realização de entrevistas individuais e presenciais;
  • Apresentação do relatório com sugestões de ações corretivas.

Para isso, nossos especialistas fazem um mapeamento aprofundado para compreender as referências estratégicas, organizacionais e os componentes estruturais que compõem a empresa. 

A partir dessas informações, agimos para alterar positivamente o ambiente e a performance dos colaboradores, de modo que a organização tenha resultados cada vez melhores.

Para saber mais sobre como melhorar o impacto do clima organizacional na sua empresa, entre em contato com nossos consultores e conheça nossas soluções personalizadas.

Comentários para este post