O que é e qual a diferença entre cultura e clima organizacional? Janeiro 19/2021 - Corporações

O que é e qual a diferença entre cultura e clima organizacional?

Alguns fatores que influenciam diretamente no desempenho dos funcionários e nos resultados da empresa são o clima e a cultura organizacional. Apesar de estarem interligados e serem igualmente importantes para a empresa, existem algumas diferenças fundamentais entre esses dois conceitos.

Enquanto a cultura organizacional é um reflexo da identidade e dos valores da empresa, o clima tem a ver com o dia a dia e o engajamento dos funcionários. Conheça mais sobre cada conceito e entenda a diferença entre eles:

Cultura organizacional

A cultura organizacional é um dos elementos mais importantes em qualquer empresa, pois é representada pelos hábitos, crenças e valores que devem nortear o comportamento dos colaboradores.

Dessa forma, as regras e hábitos praticados e repetidos pelos profissionais formam um padrão que deve ser seguido por todos.

Ou seja, a cultura é como se fosse o DNA da empresa, que determina a forma como os colaboradores agem nas situações cotidianas. 

Por isso, deve ser trabalhada de maneira estratégica para que esteja sempre alinhada com o posicionamento da empresa em relação aos seus clientes e parceiros.

É importante que toda empresa tenha uma cultura bem definida e comunique-a de maneira eficiente aos colaboradores. Dessa forma, todos irão agir de acordo com a conduta esperada e irão ajudar a transmitir a imagem desejada pela empresa.

Clima organizacional

O clima organizacional pode ser representado pelo nível de satisfação e engajamento dos colaboradores com relação ao plano de carreira, relacionamento com o líder, relacionamento com os colegas, limpeza do ambiente, entre outros aspectos.

O clima é construído com base nas relações diárias, ou seja, uma empresa que incentiva a comunicação, liderança participativa e espírito de equipe, por exemplo, tem mais chances de ter um ambiente agradável com colaboradores motivados.

Assim, para identificar e descrever o nível de satisfação e o grau de engajamento dos colaboradores, é preciso analisar a estrutura da empresa e avaliar alguns indicadores que influenciam no ambiente e na performance dos colaboradores.

Alguns indicadores que contribuem para um clima organizacional positivo são:

  • Baixo turnover;
  • Assiduidade;
  • Cooperação entre os colaboradores;
  • Comunicação efetiva;
  • Ambiente saudável;
  • Criatividade;
  • Oportunidade para mudanças.

Por outro lado, alguns fatores como baixa produtividade, alto índice de turnover e de atrasos, por exemplo, devem servir como alerta de um clima organizacional negativo. Outros indicadores importantes são:

  • Conflitos entre os colaboradores;
  • Excesso de reclamações;
  • Equipe desmotivada;
  • Má comunicação;
  • Programas e projetos abandonados ou malsucedidos;
  • Baixa produtividade.

Diferença entre cultura e clima organizacional

Como você viu, ambos os conceitos são importantes e influenciam na produtividade dos colaboradores, mas existem algumas diferenças importantes entre eles.

A primeira diz respeito à abrangência de cada um. Enquanto a cultura organizacional envolve a empresa como um todo e faz com que todas as equipes e setores tenham os mesmos objetivos, o clima pode variar bastante.

Em uma mesma companhia, o setor de vendas pode ter uma atmosfera agradável e colaborativa, enquanto o setor jurídico é mais conflituoso, por exemplo.

Outra diferença importante entre esses elementos está relacionada à duração. A cultura é construída ao longo do tempo e tem como base as relações interpessoais, por isso é mais difícil promover modificações.

Já o clima é mais variável e está sujeito a influências externas, como crise econômica ou demissões em massa.

Assim, para garantir uma atmosfera agradável, é importante fazer uma avaliação para identificar e descrever o nível de satisfação e o grau de engajamento dos colaboradores com a empresa.

Para isso, é importante realizar uma Pesquisa de Clima Organizacional para mapear as percepções dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho e encontrar formas de aprimorá-lo.

Na 4Search, nossos especialistas fazem um mapeamento completo para entender as referências estratégicas, organizacionais e os componentes estruturais que compõem a empresa. 

A partir disso, agem para alterar positivamente o ambiente e melhorar a performance dos colaboradores.

Agora que você já sabe a diferença entre cultura e clima organizacional, entre em contato conosco e saiba como melhorar a gestão de pessoas na sua empresa.

 

Comentários para este post