A importância da retenção de talentos para a evolução da sua empresa Maio 27/2020 - Corporações

A importância da retenção de talentos para a evolução da sua empresa

Em um mercado cada vez mais competitivo, a retenção de talentos é um fator determinante para que as empresas tenham bons resultados. Por isso, é importante implementar estratégias e políticas que valorizem o principal ativo de uma organização: o capital humano.

Além da redução do turnover, o investimento em retenção de talentos tem grande importância para a evolução da empresa. Para isso, é preciso ter um planejamento estratégico com ações que incentivem o engajamento, a motivação e analisem o nível de satisfação dos colaboradores com a organização.

A importância da retenção de talentos

A retenção de talentos é um conjunto de práticas, políticas e estratégias adotadas pelas empresas para manter os colaboradores engajados com os objetivos da corporação, de forma que continuem trabalhando no local.

As empresas são feitas por pessoas, portanto, um time formado por pessoas engajadas, alinhadas aos valores da organização e com alta performance, faz a empresa crescer e evoluir.

Por isso, a retenção de talentos deve ser considerada um diferencial competitivo e um fator fundamental para melhorar cada vez mais os resultados.

Além disso, encontrar colaboradores com habilidades técnicas e perfil aderente à organização não é uma tarefa fácil. Assim, quando esses talentos decidem se desligar, há um alto custo para a empresa, que perde o conhecimento e a experiência do colaborador.

Com a rotatividade de funcionários (turnover), a empresa também precisa lidar com os custos de contratação, treinamento de novos colaboradores e adaptação da equipe, o que pode afetar a produtividade e os resultados gerais.

Dessa forma, manter funcionários engajados e em busca dos mesmos objetivos da organização aumenta a lucratividade e ajuda a estabelecer uma forte presença no mercado, contribuindo para o sucesso da empresa a longo prazo.

Como reter talentos?

Justamente pela sua importância estratégica, a retenção de talentos não é uma tarefa fácil. O primeiro passo para reter bons colaboradores é realizar um processo eficiente de recrutamento e seleção para contratar talentos alinhados à cultura organizacional e que se encaixam bem na equipe. 

Confira algumas práticas para reter talentos e ajudar na evolução da sua empresa:

  • Criar um bom ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho saudável e agradável é essencial para que os colaboradores desejem continuar trabalhando na empresa. É nesse ambiente que todos passam grande parte do seu tempo, portanto é importante implementar ações para favorecer a qualidade de vida, reduzir o estresse e os conflitos entre colegas.

Dessa forma, todos passam a colaborar entre si e o ambiente se torna respeitoso e harmonioso, refletindo no clima organizacional da corporação. 

  • Desenvolver boas lideranças

O perfil do líder pode influenciar o ambiente de trabalho como um todo, desde o comportamento individual dos colaboradores até o desempenho cotidiano da equipe. Por isso, muitos profissionais deixam a empresa devido às atitudes e a postura de seus líderes.

Ainda que não exista um modelo ideal de liderança, é importante que o gestor estimule o desenvolvimento dos talentos e garanta que todos estejam alinhados e motivados de acordo com os objetivos da empresa. Nesse sentido, também deve construir relacionamentos com base no exemplo e na empatia

  • Realizar uma pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é realizada para identificar e descrever o nível de satisfação e o grau de engajamento dos colaboradores com a empresa. Por meio dela, é possível ter uma visão macro do ambiente de trabalho e tomar melhores decisões.

Com essas informações em mãos, é possível saber quais estratégias podem ser aplicadas para reter os melhores talentos e aumentar o engajamento dos colaboradores. Um clima organizacional positivo também ajuda na atração de talentos e no posicionamento da marca no mercado.

A 4Search é uma consultoria de Recursos Humanos que oferece soluções personalizadas para seus clientes. Nossos especialistas fazem o mapeamento para compreender as referências estratégicas, organizacionais e os componentes estruturais que formam a empresa.

A partir disso, agem para alterar o ambiente de trabalho e a performance dos colaboradores, o que contribui para a retenção de talentos e o crescimento da organização. Entre em contato conosco e realize uma pesquisa de clima organizacional para embasar suas decisões estratégicas.

Comentários para este post