5 estratégias de retenção de talentos em home office Abril 07/2021 - Executivos

5 estratégias de retenção de talentos em home office

Em 2020, assim como outros setores da sociedade, o mercado de trabalho sofreu grandes transformações e grande parte das empresas precisou adotar o trabalho remoto para seus colaboradores. Nesse cenário, o RH enfrenta desafios para adaptar sua rotina de trabalho e reter talentos, mesmo em home office.

A retenção de talentos é fundamental para que a empresa continue crescendo, principalmente em momentos de crise, como o que estamos vivendo. 

Assim, mesmo que a distância física entre os profissionais e o afastamento do ambiente de trabalho sejam alguns obstáculos enfrentados pelo RH, é possível adaptar as estratégias ao home office e melhorar a performance da organização.

Com isso, os profissionais tornam-se mais motivados e engajados com a empresa, que também se beneficia do aumento de produtividade.

Confira as principais estratégias de retenção de talentos durante o trabalho remoto:

1 - Comunicação transparente

A comunicação entre os líderes e a equipe é fundamental para alcançar os objetivos organizacionais e, em tempos de pandemia de Covid-19, este fator tem uma importância ainda maior.

Por isso, com a mudança dos colaboradores para o home office, é preciso garantir que a comunicação não será prejudicada, já que existem diversos canais online que podem ser incluídos na rotina de todos.

A comunicação deve ser a mais transparente possível, seja por meio de comunicados por e-mail, informativos na intranet e outras formas de continuar motivando os colaboradores e cultivando a cultura organizacional.

2 - Onboarding online

O onboarding é o conjunto de ações realizadas para recepcionar e integrar os colaboradores recém-contratados.

Este processo pode ser realizado remotamente por meio de ferramentas de chat, videoconferência e materiais digitais que ajudam a aumentar o engajamento dos colaboradores, reduzir o turnover e manter o alinhamento à cultura organizacional.

Dica: Confira nosso post sobre como realizar o onboarding online na sua empresa.

3 - Manutenção do clima organizacional

O clima organizacional pode ser representado pelo nível de satisfação e engajamento dos colaboradores com relação ao plano de carreira, relacionamento com o líder, os colegas e outros fatores.

Assim, uma empresa que incentiva a liderança participativa, comunicação e espírito de equipe, por exemplo, tem mais chances de criar um clima agradável e que ajuda a manter os colaboradores motivados.

No trabalho remoto, as ações presenciais podem ser substituídas por reuniões com as diferentes equipes, momentos de descontração e celebração de datas comemorativas, por exemplo.

4 - Flexibilidade de horários e benefícios

Se antes os colaboradores estavam acostumados a cumprir horários rígidos, a tendência para 2021, e os próximos anos, é a flexibilização de horários, facilitada pelo home office.

Ainda que a transição não tenha sido fácil para a maioria das empresas, o trabalho remoto pode aumentar a produtividade dos colaboradores, assim como uma jornada com horários flexíveis.

Além disso, muitos benefícios oferecidos pelas empresas, como academia e áreas de integração, não estão sendo utilizados durante a pandemia e os colaboradores estão buscando outras vantagens relacionadas ao bem-estar e saúde mental.

Para isso, webinars sobre bem-estar, sessões de terapia online, palestras com psicólogos e cursos de gerenciamento de estresse, por exemplo, podem substituir os benefícios oferecidos anteriormente.

5 - Plano de carreira e desenvolvimento dos profissionais

O plano de carreira é uma das ferramentas mais importantes para a retenção de talentos, já que os colaboradores que não se sentem valorizados perdem a motivação e podem buscar outras oportunidades no mercado.

Por isso, a empresa deve continuar investindo na capacitação dos colaboradores e os treinamentos online são uma alternativa eficiente para aumentar o nível de engajamento com a organização.

Mesmo em um cenário novo, o papel da gestão de pessoas engloba ações para aumentar a satisfação, a motivação e o engajamento dos funcionários, contribuindo para que eles desejem passar mais tempo na organização e oferecendo melhores resultados.

Assim, a retenção de talentos em home office deve ser pensada de forma estratégica para elevar a performance das equipes e contribuir com o crescimento da empresa.

Para saber como aprimorar a gestão de pessoas da sua empresa, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas.

Comentários para este post