Onboarding online: saiba como fazer a integração de novos funcionários à distância Janeiro 27/2021 - Corporações

Onboarding online: saiba como fazer a integração de novos funcionários à distância

Com a pandemia de Covid-19, a maioria das empresas mudou sua forma de trabalho e adotou o home office para ajudar a evitar a disseminação da doença. Com isso, os processos de recrutamento e seleção passaram a ser realizados remotamente, assim como o onboarding online com os colaboradores recém-contratados.

Esse processo começa após a finalização da seleção, quando o novo colaborador aceita a proposta e os profissionais de Recursos Humanos começam a preparar sua integração. Porém, o onboarding online apresenta alguns desafios, já que, em geral, essas atividades são realizadas presencialmente a partir do primeiro dia de trabalho.

O que é onboarding online?

Onboarding é o conjunto de ações que a empresa realiza para recepcionar e integrar os funcionários recém-contratados.

Em português, pode ser traduzido como “embarcar”, ou seja, é o momento em que o novo colaborador é apresentado à cultura da empresa, aos colegas e líderes.

Esse processo pode ser realizado de maneira remota por meio de ferramentas de chat, videoconferência e materiais digitais preparados previamente para transmitir os assuntos que seriam discutidos em uma reunião, por exemplo.

Um processo bem estruturado tem vantagens para o colaborador e para a empresa, como:

  • Aumento do engajamento dos colaboradores;
  • Alinhamento à cultura organizacional;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução do turnover.

Como realizar o onboarding digital

Em tempos de pandemia, a tecnologia assumiu um papel ainda mais importante em todas as etapas do processo seletivo e pode ser uma grande aliada para que o colaborador sinta-se acolhido na nova empresa.

Saiba como fazer esse processo de maneira remota:

1 - Prepare a chegada do novo colaborador

Para que o profissional sinta-se bem-vindo, é importante que o processo seja personalizado para ajudar no engajamento e na integração. 

Assim, envie um e-mail de boas-vindas com instruções importantes, como e-mail, senha e as principais regras de conduta da organização. Também é importante enviar um e-mail para a equipe e o líder que irá recebê-lo, incentivando a aproximação entre os futuros colegas.

Você também pode enviar vídeos sobre a história da empresa, a cultura organizacional e outros materiais sobre projetos realizados, mostrando que toda a empresa está feliz em tê-lo no time e que estão prontos para ajudar na adaptação.

2 - Envie um kit de boas-vindas com as ferramentas de trabalho

Um kit de boas-vindas, com caderno, caneta, camiseta e outros objetos relacionados à empresa são bastante usados em processos de integração. 

Quando o onboarding é digital, você pode enviar esses brindes para a casa do colaborador, junto com o computador, teclado, mouse, fone de ouvido e outras ferramentas para que ele realize seu trabalho. 

O ideal é que esse kit seja enviado antes do primeiro dia e, para incentivar a interação, você pode sugerir que ele tire uma foto com os objetos e envie no grupo da empresa.

3 - Faça chamadas de vídeo

No trabalho remoto, a comunicação é ainda mais importante para que as atividades sejam realizadas corretamente. 

Para isso, faça reuniões em vídeo para explicar a cultura da empresa, a missão, visão e valores, além de apresentar o novo colaborador à sua equipe e liderança imediata.

Além disso, para “quebrar o gelo” do primeiro dia, você pode organizar uma call de boas-vindas com um café para a equipe, incentivando a descontração e integração entre o time, mesmo à distância.

Como você viu, mesmo com o home office é possível fazer um processo de onboarding online bem estruturado e integrar o novo colaborador à equipe. Para saber mais sobre como aprimorar a gestão de pessoas da sua organização, entre em contato e conheça todas as soluções da 4Search.

Comentários para este post