Como definir os critérios de promoção dos colaboradores? Junho 01/2021 - Corporações

Como definir os critérios de promoção dos colaboradores?

O momento da promoção é bastante aguardado pela maioria dos profissionais, mas esta é uma tarefa bastante complexa para os gestores, que devem ter uma política clara e objetiva para guiar o processo de seleção. Para isso, é importante definir os critérios de promoção e levar em conta as hard skills e soft skills dos profissionais antes de tomar uma decisão.

Ao promover um colaborador ao cargo de liderança, a empresa demonstra que investe no crescimento e premia o potencial dos seus profissionais. Com isso, é possível aumentar a motivação e o engajamento, além de fomentar uma cultura de reconhecimento e desenvolvimento de carreiras.

O processo de seleção interna, assim como o recrutamento externo, deve ser feito a partir de critérios objetivos e transparentes para evitar uma cultura de favoritismo que pode prejudicar o relacionamento entre os colaboradores e a aceitação da equipe com relação ao novo líder.

Para evitar esses e outros problemas que podem surgir durante o processo, é preciso analisar diversos pontos dos candidatos, assim como a política de cargos e salários da empresa e o plano de carreira de cada um.

Alguns pontos, como as hard skills dos profissionais, podem ser analisados de forma simples e objetiva por meio de testes, por exemplo. 

Porém, as soft skills, ou competências comportamentais dos candidatos, são relacionadas a habilidades de interação, inteligência emocional, capacidade de liderança e execução de tarefas do dia a dia, e são mais complexas de serem avaliadas. Por isso, é importante fazer um mapeamento das competências dos candidatos e avaliar sua compatibilidade com a função.

Os principais critérios para a promoção de colaboradores são:

Competência para o cargo

A competência para o cargo é um dos critérios mais importantes para a promoção de um profissional e deve ser avaliada pelo RH junto aos líderes das equipes, que têm contato direto com os candidatos.

Durante a avaliação, é importante considerar o desempenho do colaborador desde o início da sua carreira na empresa, se ele possui a formação acadêmica compatível, as habilidades necessárias, o tempo de experiência, entre outras características específicas de algumas funções.

Caso o profissional não tenha todas as competências necessárias, a organização pode investir em programas de desenvolvimento e em sua capacitação para o futuro.

Habilidades de liderança e proatividade

A proatividade é a capacidade de se antecipar e se responsabilizar pelas próprias ações e essa característica é geralmente associada à liderança, sendo altamente valorizada no mercado.

Para ocupar um cargo de gerência, é fundamental que o profissional demonstre uma postura proativa e tenha uma excelente capacidade de gestão, tanto de pessoas quanto de processos.

Essas questões devem ser avaliadas de maneira individual, preferencialmente em parceria com o líder direto do candidato, para analisar quem é capaz de agir com antecedência, evitar problemas e resolvê-los com objetividade quando for necessário.

Relacionamento com a equipe

Assim como a habilidade pessoal para liderança, é importante que o profissional tenha autoridade para liderar a equipe, por isso é importante ouvir a opinião dos colegas sobre o colaborador.

Além disso, é importante que o profissional saiba trabalhar em equipe e se relacionar com outras pessoas, oferecendo feedbacks construtivos e recebendo-os, quando necessário.

Uma das ferramentas mais importantes para o recrutamento interno e a promoção de colaboradores é o Assessment, um processo de avaliação baseado nas competências que os profissionais devem apresentar para garantir que os objetivos estratégicos da empresa sejam atendidos.

Nesse processo, as competências são mapeadas, definidas em níveis de complexidade e descritas por indicadores, servindo de parâmetro para todo o processo de avaliação.

A partir dos resultados do Assessment, é possível definir programas de desenvolvimento mais efetivos e, assim, garantir o aumento da performance dos colaboradores da organização, dando suporte à escolha de profissionais em cargos de liderança.

Saiba mais sobre o Assessment e entre em contato com a 4Search para aprimorar a gestão de pessoas na sua organização.

Comentários para este post