A importância do mapeamento de competências no recrutamento interno Outubro 14/2020 - Corporações

A importância do mapeamento de competências no recrutamento interno

O mapeamento de competências é uma ferramenta muito importante para a gestão de pessoas em uma empresa, especialmente em processos de recrutamento interno e externo. Dessa forma, é possível aumentar a objetividade dos processos seletivos e garantir a contratação de perfis mais alinhados aos cargos.

Com os avanços tecnológicos e a transformação digital, as habilidades comportamentais, também chamadas soft skills, são cada vez mais valorizadas no lugar do conhecimento técnico. Nesse cenário, o mapeamento por competências ajuda a compreender quais as reais necessidades do cargo e da empresa, facilitando o recrutamento interno.

Por que utilizar o mapeamento de competências no recrutamento interno?

Esta modalidade de recrutamento e seleção traz uma série de benefícios para a organização e para os candidatos, como:

  • Aumento da motivação e engajamento dos colaboradores;
  • Criação de uma cultura de valorização e crescimento dentro da empresa;
  • Redução do tempo de adaptação do colaborador na nova função, o que aumenta sua produtividade e melhora os resultados;
  • Incentivo à retenção de talentos, pois os colaboradores sentem-se reconhecidos e estimulados a aperfeiçoar seu conhecimento.

Para isso, é preciso conhecer bem o candidato para saber como ele é, como trabalha e como se relaciona com os colegas de trabalho, por exemplo. 

Em um processo de recrutamento interno essas informações são mais fáceis de serem adquiridas, já que o líder atual e outros colaboradores da equipe podem fornecer referências e ajudar o profissional de RH a fazer uma escolha bem embasada.

Nesse sentido, a realização do mapeamento de competências otimiza o processo seletivo como um todo, pois é uma forma de verificar se o candidato tem todas as habilidades necessárias e aderência ao cargo.

Com isso, a empresa aumenta as chances de sucesso na contratação e reduz o índice de turnover, garantindo que seus objetivos estratégicos serão atendidos.

Outro benefício de utilizar este serviço é a criação de uma cultura de desenvolvimento profissional, em que a valorização de competências torna-se parte da cultura organizacional e os colaboradores buscam cada vez mais qualificação e aprimoramento.

Consequentemente, a produtividade cresce, já que os colaboradores terão o conhecimento, as habilidades e as atitudes corretas para utilizar os recursos disponíveis e entregar valor para a empresa.

Como contratar um serviço de mapeamento de competências e Assessment?

O mapeamento de competências é uma parte do serviço de Assessment e pode ser aplicado no recrutamento interno ou externo, além de contribuir para o plano de desenvolvimento individual (PDI) dos colaboradores.

O Assessment é um processo de avaliação baseado nas competências que os profissionais da organização devem apresentar para garantir que os objetivos estratégicos da empresa sejam atingidos. 

As competências são mapeadas, definidas em níveis de complexidade e descritas por indicadores, servindo de parâmetro para todo o processo de avaliação.

As competências organizacionais ou individuais, junto aos seus indicadores, traduzem a conduta ideal e as entregas necessárias para que a organização atinja seus objetivos estratégicos.

A 4Search é uma consultoria especializada que realiza diversos serviços de gestão de pessoas, entre eles o Assessment. 

Para isso, conta com consultores especializados em avaliação de competências que realizam uma análise minuciosa dos negócios e planos da empresa para conduzir o processo avaliativo.

A partir dessas informações, são elaborados relatórios com análise de resultados quantitativos e qualitativos para facilitar o recrutamento interno com base no mapeamento de competências. Para saber mais, entre em contato conosco e saiba como melhorar a gestão de pessoas da sua organização.

Comentários para este post