Recrutamento interno: saiba o que é e como funciona Abril 29/2020 - Corporações

Recrutamento interno: saiba o que é e como funciona

Ao abrir uma nova vaga na empresa, é comum que os recrutadores publiquem a oportunidade na internet e comecem a buscar candidatos no mercado de trabalho. Porém, muitas vezes o talento ideal já está na empresa, em outra função ou setor. Assim, o recrutamento interno é uma forma de desenvolver o potencial dos colaboradores.

O processo de recrutamento interno é bastante comum e aproveita o capital humano da empresa para preencher as oportunidades. Dessa forma, o colaborador já está alinhado à cultura organizacional e seu trabalho é conhecido e até recomendado pelos colegas.

Como funciona o recrutamento interno

O recrutamento interno é o processo seletivo em que os candidatos são colaboradores da empresa. Outra modalidade é o recrutamento externo, em que a vaga é divulgada para pessoas que estão buscando recolocação profissional.

Em geral, para iniciar o processo internamente, os recrutadores divulgam a oportunidade na Intranet ou outro meio de comunicação da empresa, e realizam avaliações, entrevistas e outros métodos de seleção.

Os tipos de recrutamento interno são:

  • Recrutamento informal: busca dentro de um departamento ou setor da empresa, em geral pela indicação de um gestor que trabalha ou já trabalhou diretamente com o candidato.
  • Abertura de vagas: comunicação formal a todos os setores de que existem vagas disponíveis e todos que cumprirem os requisitos podem se candidatar.
  • Reenquadramento: promoção de profissionais que fazem parte da carreira, de acordo com os planos de cargos e salários da empresa.

Para que o processo de recrutamento interno seja bem-sucedido, é preciso que os profissionais de Recursos Humanos apliquem critérios objetivos de seleção para não privilegiar nenhum candidato. 

Aspectos como qualificações, produtividade, perfil comportamental, competências, habilidades e estratégias empresariais devem ser levados em consideração ao selecionar o novo colaborador.

Vantagens do recrutamento interno

Essa modalidade de recrutamento e seleção de novos colaboradores traz diversos benefícios para a organização e para os candidatos. Conheça as vantagens do recrutamento interno:

  • Criação de uma cultura de valorização e crescimento dentro da empresa;
  • Aumento da motivação e do engajamento das equipes com a organização;
  • Menor custo de contratação, já que o recrutamento interno elimina algumas etapas e reduz despesas;
  • O profissional já é conhecido dos colaboradores e é mais fácil conseguir referências;
  • O tempo de adaptação do colaborador na nova função é menor, o que aumenta a produtividade e melhora os resultados;
  • Incentivo à retenção de talentos, já que os outros profissionais ficam mais motivados e estimulados a aperfeiçoar seu conhecimento.

Como escolher o candidato ideal

Contratar um profissional que irá contribuir para a equipe é um dos grandes desafios do RH Estratégico. Confira algumas dicas para um processo eficiente de recrutamento e seleção:

  • Conheça bem o candidato

Saber quem é o candidato, como ele trabalha, como se relaciona com os colegas de trabalho, entre outras informações, é essencial para encontrar a pessoa ideal para a vaga. 

Com o recrutamento interno, é mais fácil ter essas informações e fazer uma escolha bem fundamentada. 

  • Mantenha um banco de dados dos colaboradores

O currículo dos profissionais está em constante atualização, com a realização de cursos, obtenção de diplomas, certificações e novas experiências.

Dessa forma, é importante que o RH tenha acesso a um banco de dados atualizado e consulte essas informações sempre que estiver em busca de novos talentos.

  • Realize o Mapeamento de Competências e Assessment

O Assessment é um processo de avaliação baseado nas competências dos profissionais para garantir que os objetivos estratégicos da empresa serão atingidos. 

A partir desses resultados, a organização pode definir programas de desenvolvimento mais efetivos e melhorar a performance dos colaboradores.

Em um processo de recrutamento interno, o Mapeamento de Competências é uma forma de verificar se o candidato tem todas as habilidades necessárias para o cargo. 

Além da avaliação técnica, também é possível fazer uma análise comportamental para se certificar de que ele irá se adequar à nova função.

A 4Search é uma empresa especializada em Recrutamento e Seleção, com profissionais capacitados e com ampla experiência na área. Para saber mais sobre o Assessment e como esse processo contribui para o recrutamento interno, entre em contato com nossos consultores.

Comentários para este post