Pesquisa de Clima e Engajamento Organizacional: como medir o engajamento da equipe? Dezembro 16/2019 - Corporações

Pesquisa de Clima e Engajamento Organizacional: como medir o engajamento da equipe?

A gestão do capital humano deve ser aprimorada constantemente para manter os colaboradores satisfeitos e engajados com a organização. Assim, para garantir uma gestão de sucesso e a construção de uma imagem positiva perante o mercado, é importante que a empresa realize uma Pesquisa de Clima e Engajamento Organizacional.

O nível de engajamento da equipe é um dos aspectos mais importantes para uma estratégia de negócios bem-sucedida. Assim, os dados da Pesquisa de Clima e Engajamento Organizacional servem para embasar decisões importantes como realização de investimentos e projetos de atração e retenção de talentos, por exemplo.

O engajamento profissional é um dos indicadores de sucesso de uma organização e pode ser percebido quando um colaborador desenvolve um vínculo de reciprocidade com a empresa e não realiza suas tarefas apenas por obrigação. Ao desenvolver essa relação, é possível incentivar os funcionários a aumentar sua produtividade e, com isso, contribuir para o crescimento da empresa.

Porém, é importante destacar a diferença entre satisfação e motivação, já que nem sempre os colaboradores satisfeitos estão motivados. 

Uma equipe realmente engajada depende de aspectos além da identificação dos funcionários com a empresa, suas recompensas e relacionamentos profissionais. Por mais que estes fatores também sejam importantes, o engajamento envolve funcionários que compreendem fazer parte de algo maior, têm perspectiva de crescimento constante e papéis bem definidos com metas próprias, autonomia e responsabilidade para desenvolver projetos e ideias.

Além disso, esses índices geralmente estão relacionados às expectativas dos funcionários com relação a fatores como relacionamento com os líderes, planos de carreira e sucessão, salários, benefícios e programas de treinamento, por exemplo.

Como medir o engajamento da equipe?

O engajamento da equipe pode ser medido por meio da Pesquisa de Clima e Engajamento Organizacional, em que são coletados dados quantitativos e qualitativos por meio de ações específicas como questionários, entrevistas individuais e conversas em grupo. 

Nesse sentido, é fundamental realizar as perguntas certas de acordo com o objetivo final. Para garantir resultados fiéis à realidade, também é importante criar um espaço de diálogo e evitar que as perguntas sejam direcionadas. Uma das formas de fazer isso e deixar os funcionários confortáveis para responderem da forma mais sincera possível é realizar a pesquisa com respostas anônimas.

Para que serve a pesquisa de engajamento?

A partir das informações coletadas durante a pesquisa de engajamento, é possível identificar pontos críticos e oportunidades de aprimorar o clima organizacional para aumentar a produtividade e a motivação da equipe

Para isso, é importante que os resultados sejam expostos de maneira transparente a todos os setores e equipes, de forma que os gestores conheçam as principais demandas de seus funcionários e possam dialogar para criar planos de ação.

Após a aplicação da Pesquisa de Clima e Engajamento Organizacional, é importante que sejam criados times multidisciplinares com o objetivo de encontrar soluções para os problemas encontrados. Por isso, é essencial que as informações da pesquisa sejam usadas como base de ações efetivas para aumentar o engajamento e a produtividade das equipes.

Para identificar o melhor momento de realizar a pesquisa, é importante ficar atento a alguns fatores:

  • Excesso de faltas e afastamentos;
  • Alto índice de turnover (rotatividade);
  • Crescimento do número de falhas e reclamações;
  • Avaliações de desempenho, que também podem ser usadas para orientar a aplicação da pesquisa.

Também é importante realizar a pesquisa periodicamente e avaliar a efetividade das ações realizadas. Dessa forma, é possível identificar reações negativas e corrigir as ações que não tiverem o resultado desejado.

A 4Search é uma consultoria de RH que conta com profissionais especializados em identificar e descrever o nível de satisfação e o grau de engajamento dos colaboradores com a organização. 

Após a realização do mapeamento para entender os componentes estruturais, as referências estratégicas e organizacionais, nossos especialistas agem para alterar o ambiente de trabalho e a performance dos colaboradores.

Para saber mais sobre a Pesquisa de Clima e Engajamento Organizacional e entender como aumentar a produtividade da sua empresa, entre em contato com nossos consultores.

Comentários para este post