A importância da inteligência emocional no trabalho Dezembro 21/2020 - Executivos

A importância da inteligência emocional no trabalho

A inteligência emocional no trabalho é uma das habilidades mais importantes para um profissional. A partir do gerenciamento das próprias emoções e dos sentimentos dos outros, é possível lidar com a pressão no dia a dia, conflitos nos relacionamentos interpessoais e outros desafios.

Essa competência tem sido cada vez mais valorizada no ambiente de trabalho, pois entende-se que o desenvolvimento da inteligência emocional tem impacto direto na produtividade dos profissionais e nos resultados atingidos.

O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional é um conceito popularizado por Daniel Goleman e pode ser definido como a capacidade que um indivíduo tem de compreender e gerenciar as próprias emoções e lidar com os sentimentos das pessoas à sua volta.

Nesse sentido, pode ser categorizada em cinco habilidades:

1 - Autoconhecimento

Reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem e ter a capacidade de analisar seus pontos fortes e fracos. Profissionais autoconscientes entendem como suas ações impactam as pessoas ao seu redor e conseguem tirar bom proveito das críticas.

2 - Controle emocional

Saber controlar suas emoções e entender como utilizá-las ao seu favor é uma habilidade muito importante para a vida profissional de qualquer pessoa. Além disso, também é importante adequar os sentimentos a cada situação.

3 - Automotivação

A automotivação é uma das principais características das pessoas que sabem gerir as próprias emoções. Essa habilidade é amplamente valorizada no ambiente de trabalho, já que estes profissionais estabelecem as próprias metas de crescimento e desenvolvem a motivação para cumpri-las, sem esperar incentivos do chefe ou colegas, por exemplo.

4 - Empatia

A empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro e é uma habilidade especialmente relevante para quem ocupa cargos de liderança. Por isso, saber reconhecer as emoções dos indivíduos ao seu redor e lidar com elas faz parte deste tipo de inteligência, já que a convivência com outras pessoas é parte fundamental do ambiente corporativo.

5 - Relacionamentos interpessoais

As habilidades sociais envolvem a capacidade de se relacionar de maneira efetiva com outras pessoas. Dessa forma, a construção de bons relacionamentos é fundamental para um ambiente de trabalho produtivo e harmonioso.

Qual o impacto da inteligência emocional no trabalho

O mundo corporativo exige que os profissionais trabalhem sob grande pressão, o que gera um grande estresse e pode prejudicar as relações interpessoais, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal.

Por isso, pessoas que sabem administrar suas emoções conseguem se destacar, pois têm mais facilidade para trabalhar em equipe, gerir conflitos e se adaptar a mudanças. 

Um profissional calmo, com clareza sobre os próprios sentimentos e que consegue lidar melhor com imprevistos e mudanças no dia a dia do trabalho tem mais chances de ser bem-sucedido do que o profissional que está sempre estressado e age com impulsividade, por exemplo.

Assim, o profissional que mantém a calma diante das adversidades consegue concentrar-se no seu trabalho, aumentando a sua produtividade e a qualidade das entregas.

Além disso, uma pessoa emocionalmente inteligente tende a lidar melhor com os problemas, ajudando a construir um ambiente de trabalho saudável e agradável, influenciando positivamente todos ao seu redor.

Por isso, esta é uma das principais habilidades que os gestores de RH buscam durante o processo de recrutamento e seleção de executivos.

Agora que você já sabe o que é inteligência emocional no trabalho, confira 4 perguntas para fazer ao recrutador em uma entrevista de emprego.

 

Comentários para este post