Home office: como se manter produtivo trabalhando de casa Setembro 10/2020 - Executivos

Home office: como se manter produtivo trabalhando de casa

O home office já era uma tendência bastante comentada no mercado de trabalho mas, com a pandemia de Covid-19, tornou-se a realidade de muitas empresas ao redor do mundo. Assim, por mais que o trabalho remoto tenha suas vantagens, existem muitos desafios, principalmente relacionados à produtividade.

Com o home office, muitos profissionais economizam o tempo que gastavam no trânsito e com as distrações presentes no ambiente de trabalho. No entanto, trabalhar em casa traz novas dificuldades para a rotina, seja cuidar dos filhos ou lidar com interrupções dos familiares.

Dicas para um home office mais produtivo

Se você está tendo dificuldades para manter a produtividade trabalhando em casa, confira nossas dicas para facilitar a adaptação ao trabalho remoto:

1 - Estabeleça um local de trabalho

Ter um ambiente de trabalho adequado é fundamental para a sua produtividade. Por isso, defina um espaço fixo em sua casa, com uma boa iluminação, temperatura agradável e pouca circulação de pessoas.

O ideal é ter um escritório em que você possa fechar a porta para evitar interrupções mas, se não for possível, escolha um ambiente com uma mesa e cadeira adequadas para não prejudicar sua saúde.

Além disso, se você mora com outras pessoas, avise-as dos seus horários de trabalho e peça para ser interrompido somente em caso de emergência.

2 - Crie uma rotina e pratique-a todos os dias

Da mesma maneira que você tinha uma rotina matinal antes de ir para o escritório, procure manter essas atividades antes de começar o dia de trabalho. 

Acordar cedo, tomar café da manhã e colocar uma roupa como se fosse sair de casa ajuda o seu cérebro a entender que este momento é de trabalho, e não de lazer.

Outra dica para aumentar sua motivação é criar um cronograma com todas as tarefas do dia, seja em um aplicativo ou em uma agenda de papel. 

Você pode fazer isso à noite e programar as atividades para o dia seguinte, incluindo um período para o lazer e a realização de tarefas domésticas.

3 - Cumpra seus horários

Uma das maiores vantagens do home office é a flexibilidade, porém é preciso ficar atento para não se transformar em procrastinação ou excesso de trabalho. 

Por isso, faça um planejamento levando em consideração o horário de almoço e algumas pausas de descanso ao longo do dia.

O segredo para um home office produtivo é agir como se você estivesse no escritório, portanto evite fazer intervalos para realizar tarefas domésticas, por exemplo. 

Lembre-se que, se você tiver um cronograma, é possível organizar sua rotina e manter todas as atividades em dia.

4 - Conte com a tecnologia para facilitar seu trabalho

Hoje em dia existem diversas ferramentas que ajudam a gerenciar equipes mesmo à distância para não prejudicar o andamento dos projetos. Conheça alguns sites e aplicativos que tornam o trabalho remoto mais produtivo:

  • Google Drive: é um serviço gratuito de armazenamento na nuvem, compartilhamento e backup de arquivos que pode ser acessado de qualquer lugar.
  • Pomodoro: a Técnica Pomodoro é muito usada por gestores e executivos para aumentar a produtividade, seja em casa ou no escritório, e existem diversos aplicativos que ajudam a colocá-la em prática.
  • TeamViewer: com essa ferramenta, você pode acessar computadores remotamente, baixar documentos e facilitar o fluxo de trabalho.
  • Trello: é uma das mais conhecidas plataformas de produtividade e ajuda você a organizar as atividades das equipes, gerenciar prazos e compartilhar informações entre todos, onde quer que estejam.
  • Slack: é uma ferramenta de comunicação que ajuda a reduzir a quantidade de e-mails enviados e recebidos, já que permite a troca de mensagens privadas e em grupo, envio de arquivos e outras opções que simplificam o contato diário.
  • Zoom e Google Meet: ambas as ferramentas permitem a realização de videoconferências com várias pessoas, o que é fundamental para a gestão de equipes em home office.

5 - Mantenha contato com os colegas

A boa comunicação entre a equipe é fundamental tanto para a produtividade quanto para o bem-estar de todos. Lembre-se que a saúde mental também é muito importante e pode ser prejudicada neste momento de incertezas e mudanças repentinas.

Por isso, faça ligações e vídeo chamadas com os colegas para tirar dúvidas e resolver problemas do dia a dia. 

Dessa forma, além de evitar ruídos de comunicação, é possível diminuir o isolamento e fortalecer as relações interpessoais entre os colaboradores.

Neste período de quarentena, a gestão de pessoas tem um papel essencial na motivação e na produtividade dos colaboradores em home office. Se você quer melhorar esse setor da sua empresa, entre em contato com a 4Search. 

Somos uma Consultoria de RH com mais de 10 anos de experiência e oferecemos soluções em recrutamento e seleção para ajudar você a melhorar os resultados da sua empresa.

Comentários para este post