Conheça as modalidades de home office Novembro 10/2021 - Corporações

Conheça as modalidades de home office

Durante a pandemia de coronavírus, termos como “teletrabalho”, “home office”, “trabalho híbrido”, entre outros, se popularizaram e passaram a fazer parte da rotina de grande parte dos trabalhadores. Essas modalidades têm vantagens como praticidade, flexibilidade e maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mas é importante ter disciplina e organização para trabalhar longe do escritório.

Antes da pandemia o home office já estava sendo adotado em diversas empresas. Porém, a necessidade de distanciamento social fez com que a maioria dos negócios precisasse se adaptar à nova realidade, implementando as modalidades de trabalho remoto.

Com o retorno das atividades presenciais, muitas empresas irão manter o formato, por representar vantagens importantes para diversos tipos de negócios. 

O avanço da tecnologia, incluindo serviços de computação em nuvem, 5G e Internet das Coisas, também contribui para a popularização do trabalho remoto, ou anywhere office (escritório em qualquer lugar, em tradução livre).

Conheça as principais modalidades:

  • Home office

O home office pode ser definido como o regime de trabalho convencional sendo executado em casa. Assim, esse modelo se caracteriza por se referir a uma situação pontual, e não permanente, ainda que exista uma regularidade na prestação de serviços.

Neste modelo, a organização deve fazer o registro da jornada de trabalho como se o colaborador estivesse presencialmente no escritório, pois legalmente é entendido como uma extensão da empresa.

Uma das principais vantagens desse formato é o aumento da motivação e engajamento dos profissionais, que passam menos tempo em deslocamento e podem realizar suas atividades em diferentes lugares, como coworkings, cafés, entre outros.

  • Modelo de trabalho híbrido

No cenário pós-pandemia, muitas empresas estão adotando a forma híbrida como alternativa ao trabalho completamente remoto que estava sendo realizado.

Nesse modelo, em geral, o trabalho remoto é a base e o presencial não é obrigatório, mas um complemento das atividades.

Dessa forma, os profissionais vão até a sede da empresa ou coworkings alguns dias na semana, dependendo das regras de cada organização.

A ideia é oferecer ao colaborador a escolha pelo local em que se sente melhor e mais produtivo, podendo priorizar sua saúde mental e aumentando a qualidade do trabalho.

  • Teletrabalho

Muitas vezes usado como sinônimo de home office, o teletrabalho está presente na legislação brasileira desde a Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017). 

Segundo a lei, este modelo se caracteriza pela prestação de serviços realizada fora dos limites físicos da empresa, por meio de tecnologias de informação e comunicação. A diferença desta modalidade é a isenção do controle de jornada, de modo que o profissional pode fazer seus próprios horários.

Em algumas situações específicas, como um treinamento, por exemplo, a empresa pode demandar a presença física do colaborador sem descaracterizar o regime de teletrabalho.

Agora que você já sabe a diferença entre home office, teletrabalho e trabalho híbrido, conheça 5 estratégias de retenção de talentos nesta modalidade.

 

Comentários para este post