Burnout: o que é e como a empresa pode ajudar a evitar? Novembro 03/2021 - Corporações

Burnout: o que é e como a empresa pode ajudar a evitar?

Em razão dos ambientes competitivos, crise econômica, mudanças no formato do trabalho, entre outros fatores, o esgotamento do profissional em seu ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais comum. 

A Síndrome de Burnout é um fenômeno que tende a crescer na sociedade atual se não houver uma mudança nas relações profissionais.

O que é Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout é definida como resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado adequadamente. 

Considerada como um “fenômeno ligado ao trabalho”, foi oficializada recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e incluída na nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11). 

De acordo com uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma-BR), em 2018, 32% dos trabalhadores brasileiros sofriam dessa síndrome, o equivalente a mais de 33 milhões de cidadãos.

Entre as profissões mais afetadas, estão policiais, professores, jornalistas, médicos e enfermeiros, mas qualquer ambiente de trabalho pode causar a doença, que apresenta sintomas físicos e comportamentais de forma gradual.

Os principais sintomas de Burnout são:

  • Nervosismo;
  • Cansaço físico e mental excessivos;
  • Dores de cabeça frequentes;
  • Pressão alta;
  • Dores musculares;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Alterações nos batimentos cardíacos;
  • Alterações no apetite e no humor;
  • Insônia;
  • Dificuldade de concentração;
  • Sentimentos de fracasso, incompetência e insegurança;
  • Negatividade constante;
  • Isolamento.

O que a empresa pode fazer para evitar o Burnout?

Ainda que seja um problema de saúde do colaborador, a Síndrome de Burnout pode impactar o negócio em diversos aspectos, desde a operação da rotina diária até a comunicação com clientes e colegas de equipe. 

Além disso, o esgotamento mental dos profissionais pode ter efeitos negativos na saúde e na segurança do local de trabalho, já que reduz a capacidade de tomar decisões e pode resultar em esgotamento de recursos emocionais para lidar com tomadas de decisão.

Atualmente, a saúde mental dos colaboradores está sendo cada vez mais valorizada, pois influencia diretamente no desempenho dos profissionais e nos resultados da empresa.

Quanto maior a motivação do profissional e sua satisfação com o ambiente de trabalho, melhor o relacionamento com a equipe e menos chances de desenvolver Burnout e estresse.

Por isso, as empresas também devem colocar em prática ações empáticas e inclusivas, de modo a evitar e/ou ajudar um colaborador que esteja passando por este tipo de situação.

Nesses casos, a rapidez em reconhecer os sintomas e promover a saúde física e mental dos colaboradores ajudam a evitar casos mais graves.

Dessa forma, é importante que as empresas incentivem a prática de exercícios físicos, tempo para relaxamento e interação com os colegas.

Uma das causas da exaustão são as longas horas de trabalho, principalmente quando os colaboradores dedicam mais tempo ao escritório do que à vida pessoal. 

Com a pandemia e o aumento do home office, esse problema pode se agravar e prejudicar a saúde mental da equipe.

O time de Recursos Humanos, portanto, deve incentivar a otimização do tempo de trabalho, aumentando a produtividade e evitando horas extras desnecessárias.

Outro fator importante para evitar a Síndrome de Burnout é a criação de uma cultura organizacional forte, transparente e colaborativa, valorizando as relações entre as pessoas.

Medidas como flexibilidade no horário de trabalho, happy hour, day off e momentos de descontração, por exemplo, são algumas medidas que incentivam o bem-estar e o engajamento dos colaboradores.

Uma ferramenta muito importante para o diagnóstico interno da organização e o desenvolvimento de colaboradores é o Assessment, um processo de avaliação baseado nas competências que os profissionais devem apresentar para garantir que os objetivos estratégicos da empresa sejam atingidos.

A partir dos resultados do Assessment, é possível definir programas de desenvolvimento mais efetivos e, assim, garantir o aumento da performance dos colaboradores da organização.

Agora que você já sabe o que é e como a empresa pode ajudar a evitar a Síndrome de Burnout, entenda como o Assessment ajuda a criar ações para o desenvolvimento dos colaboradores.

 

Comentários para este post