Entenda como utilizar o Assessment na sua empresa Agosto 11/2021 - Corporações

Entenda como utilizar o Assessment na sua empresa

Contratar os profissionais adequados e gerir equipes é um dos principais desafios de qualquer empresa. Porém, conhecer somente as habilidades técnicas não é o suficiente para identificar onde o colaborador melhor se encaixa na equipe ou se ele tem as competências necessárias a um cargo de liderança. Para isso, o Assessment é uma ferramenta que ajuda no recrutamento e gestão de colaboradores.

O Assessment é uma ferramenta de avaliação que possibilita que a empresa identifique as competências e perfis dos profissionais, seja em cargos de liderança ou outras funções, incluindo pontos fortes e fracos. 

Esse processo ajuda também a identificar características e habilidades únicas dos profissionais avaliados, de modo a contribuir para o seu desenvolvimento.

A partir desse relatório, a empresa tem informações relevantes sobre seus colaboradores, de uma forma individual e geral, podendo desenvolver políticas, treinamentos e ações de engajamento interno.

O processo também apresenta diversas vantagens para os profissionais, pois os relatórios são uma fonte importante de autoconhecimento ao destacar as características e habilidades que podem ser aprimoradas.

Como utilizar o Assessment na sua empresa?

A avaliação dos profissionais pode ser feita de maneira pontual, como na contratação de executivos e no desenvolvimento de planos sucessórios, por exemplo. 

Porém, para uma gestão eficiente, é importante que esse processo faça parte da cultura organizacional e seja usado para ajudar os colaboradores em seu desenvolvimento pessoal e profissional. As principais aplicações do Assessment são:

Planejamento de carreira e sucessões de cargo 

Com esta metodologia, os colaboradores podem conversar com um profissional especializado e traçar um plano de desenvolvimento de habilidades para conseguir alcançar os objetivos de sua carreira.

Da mesma forma, o processo pode ser usado em sucessões de cargo, quando a organização está buscando novos líderes e executivos para cargos de liderança. 

A partir do diagnóstico e acompanhamento, é possível desenvolver os profissionais que já fazem parte do quadro de funcionários e estão adaptados à cultura organizacional, contribuindo para a retenção de talentos.

Recrutamento e seleção de profissionais

Antes de contratar um profissional, é importante identificar se ele tem um perfil compatível com a empresa e com a vaga. 

Com o processo de mapeamento de competências, é possível identificar as características dos candidatos e avaliar se ele possui as habilidades necessárias para o cargo. 

Assim, a empresa economiza tempo e recursos com contratações equivocadas e tem mais chances de encontrar talentos com objetivos de carreira alinhados aos da organização.

Diagnóstico interno

Em alguns casos, a queda nos resultados da empresa está relacionada à performance dos profissionais, seja pela necessidade de treinamentos mais específicos ou pela alta rotatividade.

Com o Assessment, é possível identificar eventuais falhas nos processos internos e buscar formas de resolvê-las a partir da sugestão dos colaboradores e da avaliação geral das necessidades da organização.

Desenvolvimento de colaboradores

As informações do relatório de avaliação são importantes não apenas para o desenvolvimento profissional, mas também para a vida pessoal dos colaboradores. 

A partir do relatório, é possível aumentar seu autoconhecimento e trabalhar as soft skills que irão melhorar seu relacionamento com outras pessoas e no direcionamento da carreira.

Redução de turnover

Alguns motivos para a alta taxa de rotatividade, ou turnover, são o clima organizacional negativo e o conflito entre os líderes e suas equipes.

Com o Assessment e a criação de programas de desenvolvimento dos colaboradores, há uma redução da rotatividade e aumento do engajamento com a organização.

Como realizar o Assessment?

A 4Search é uma Consultoria de Recursos Humanos com ampla experiência no mercado e que já realizou mais de 2 mil processos de Assessment. 

Por isso, é a melhor opção para as empresas que desejam uma análise de resultados quantitativos e qualitativos feita por especialistas.

O processo de mapeamento de competências e Assessment é executado nas seguintes etapas:

  • Levantamento do perfil do colaborador;
  • Mapeamento de competências organizacionais;
  • Mapeamento de competências de função;
  • Entrevista individual por competências;
  • Aplicação de métodos e inventários comportamentais e de competências;
  • Feedback individual;
  • Criação de Plano de Desenvolvimento Individual;
  • Reuniões de acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Individual.

Para saber mais sobre como utilizar o Assessment para aprimorar a gestão de pessoas na sua organização, entre em contato conosco.

Comentários para este post