Home office: como contratar para vagas remotas? Julho 19/2021 - Dicas

Home office: como contratar para vagas remotas?

Velho conhecido de muitos autônomos e profissionais liberais, o home office (também chamado de teletrabalho) está se tornando cada vez mais comum em empresas de diversos segmentos. Com a pandemia de Covid-19, essa tendência se acelerou e os profissionais de recursos humanos precisaram se adaptar para realizar contratações de forma remota.

 

Segundo um levantamento do portal Vagas, o volume de oportunidades ofertadas pelas empresas em regime de trabalho flexível aumentou 309% em 2020, especialmente nas áreas de tecnologia, finanças, consultoria e gestão empresarial, seguros, telecom e educação. 

 

Com isso, surgiram novos desafios para a contratação em home office, especialmente porque o processo de recrutamento e seleção também é realizado à distância.

 

A expectativa é que esse modelo continue sendo utilizado no pós-pandemia, pois ajuda a tornar as vagas mais inclusivas e aumenta as chances de contratação de novos talentos que não poderiam fazer parte da empresa em outro regime. 

 

Para os colaboradores, o trabalho remoto tem vantagens como redução do estresse causado pelo deslocamento diário até a empresa, flexibilidade na organização do tempo e rotina de trabalho mais dinâmica, com mais chances de desenvolver soft skills como autonomia, liderança e comunicação, por exemplo.

 

Já as empresas têm benefícios como:

 

  • Maior produtividade dos colaboradores;
  • Redução de custos com aluguel e manutenção de escritório;
  • Redução de faltas, atrasos e turnover;
  • Desenvolvimento de uma imagem ligada à inovação;
  • Melhora do clima organizacional;
  • Aumento da retenção de bons funcionários;
  • Controle de trabalho por entregas e não somente por tempo.

Por mais que o modelo de trabalho remoto ou híbrido possa ser aplicado em organizações de diversos segmentos, também é necessário adaptar alguns processos internos para atender às novas necessidades. 

 

O processo de recrutamento e seleção de executivos, por exemplo, que demanda maior detalhamento e etapas de entrevistas, conversas e dinâmicas, pode ser revisto de modo a facilitar a contratação remota de profissionais. 

 

Nesse sentido, os pontos mais importantes a serem considerados no processo seletivo são:

 

  • Organização

Ao contratar profissionais para home office, a organização é uma das principais habilidades a serem avaliadas. Para isso, o recrutador pode fazer perguntas como:

 

  • Como você organiza o seu dia?
  • O que é preciso ter no seu espaço físico para você ter um dia produtivo?
  • Como você lida com seu calendário e sua agenda?
  • Como você prioriza suas tarefas?

A partir dessas perguntas, é possível identificar qual é o horário em que o candidato se considera mais produtivo, se há algum equipamento que a empresa pode fornecer para aumentar a eficiência do seu trabalho, como ele se organiza com reuniões, entre outras informações importantes. 

 

No trabalho remoto, a capacidade de priorizar as atividades é fundamental para um profissional de sucesso, por isso a empresa deve avaliar essas questões antes de realizar a contratação.

 

  • Comunicação

No home office, a comunicação é feita exclusivamente no ambiente virtual, por isso o processo seletivo deve ser direcionado para identificar se o candidato possui as competências necessárias com relação a ferramentas e formas de organização do trabalho. 

 

Assim, algumas perguntas que ajudam a esclarecer essas questões são:

 

  • Quais ferramentas de comunicação você utiliza e em quais situações?
  • Você está familiarizado (a) com ferramentas de produtividade?
  • Para você, o que o trabalho remoto significa?
  • Como você se organiza para delegar tarefas?

Com o trabalho remoto não há a possibilidade de conversar rapidamente com um profissional entre uma reunião e outra ou marcar um café com a equipe para acompanhar as novidades de determinado projeto. 

 

O gestor, portanto, precisa dominar as ferramentas de comunicação virtual da forma mais clara e objetiva possível. 

 

Em cargos de liderança, também é preciso saber como delegar tarefas, fazer follow-ups e identificar se um determinado membro da equipe está sobrecarregado, por exemplo. 

 

Esses pontos podem ser levantados durante o processo de recrutamento e seleção, para que o recrutador consiga avaliar a familiaridade do candidato com o modelo remoto e as soluções utilizadas pela empresa.

 

Ao contratar profissionais para cargos estratégicos e C-Level, o processo seletivo costuma ser mais detalhado e com um foco maior nas soft skills dos candidatos, por isso a seleção remota deve ser planejada com cuidado.

 

A melhor maneira de otimizar esse processo, tanto de forma presencial quanto virtual, é contar com Headhunters capacitados e experientes, como a 4Search.

 

A nossa missão é identificar e selecionar profissionais de diferentes funções e mercados, através de um processo estruturado, ajudando nossos clientes a identificar o perfil mais aderente às suas necessidades e que efetivamente agreguem valor ao negócio.

 

O processo de Executive Search é desenvolvido em uma série de etapas e realizado por uma equipe de consultores especializados em hunting, com alta expertise em seleção e ampla visão das estruturas organizacionais.

 

Para saber mais sobre o Executive Search e a contratação de profissionais home office, entre em contato conosco e conheça nossas soluções personalizadas.

Comentários para este post