Cargos de confiança: o que é e como contratar Outubro 26/2021 - Corporações

Cargos de confiança: o que é e como contratar

Autonomia, liberdade na execução de atividades e na tomada de decisões são algumas características dos cargos de confiança, que representam a imagem do próprio empregador e da instituição perante os colaboradores e clientes. 

Essas funções estratégicas e de liderança são cada vez mais comuns em organizações de diversos segmentos, mas é importante estar atento a alguns detalhes e requisitos específicos.

O que são os cargos de confiança?

Os cargos de confiança estão diretamente ligados à alta gestão da empresa. Mais do que somente um título ou uma função, os colaboradores têm o poder de intervir e influenciar diretamente as decisões da organização. 

Para isso, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê que o cargo será concedido a colaboradores com uma função relevante na empresa e possuem remuneração equivalente à sua responsabilidade, com regras diferentes dos outros trabalhadores. 

Assim, é importante ressaltar que nem sempre líderes e chefes têm liberdade para tomar grandes decisões por conta própria, então mesmo que façam parte da alta gestão da empresa, não é necessariamente um cargo de confiança. 

Outra característica importante dessa função é que o profissional tem carga horária flexível, com jornada de trabalho que não pode ser controlada por parte do empregador. 

Neste tipo de cargo, o profissional trabalha para atender a todas as demandas e necessidades da empresa, portanto não há registros sobre horas extras, adicional noturno e outras obrigações relacionadas. 

De acordo com a lei, além do salário, o cargo de confiança recebe uma gratificação de 40% sobre o salário, sem incorporar férias e 13º.

Após 10 anos na função, a gratificação se torna um direito adquirido e não poderá mais deixar de ser paga, ainda que o profissional mude de cargo.

Principais regras dos cargos de confiança

  • O profissional tem autonomia para estabelecer e gerenciar seu próprio horário, que não pode ser controlado pela empresa;
  • O cargo deve ser formalizado na CTPS;
  • Quando promovido para esta função, o profissional deve ter vantagens financeiras, em nível de autoridade e poder em relação ao seu antigo cargo;
  • O profissional é responsável por comandar equipes com outros colaboradores.

Como contratar executivos?

Mais do que conhecimento técnico, profissionais em cargos de liderança precisam mostrar que possuem autonomia, competência, postura de líder e outras habilidades importantes para executar a função com excelência.

Para isso, é fundamental que o colaborador esteja alinhado à cultura, metas e objetivos da organização, de modo que possa tomar decisões importantes sem se reportar a um superior.

A formação acadêmica, assim como experiência, são importantes na nova função, que demanda uma série de habilidades específicas e de gestão de pessoas.

A postura de liderança, o bom relacionamento com os colegas e subordinados são fundamentais para o alcance dos resultados, pois gera confiança na equipe e contribui para a produtividade de todos.

Por esse motivo, muitas vezes esse tipo de cargo é preenchido em um processo de recrutamento interno, onde o profissional é promovido.

Agora que você já sabe o que são cargos de confiança, confira nosso texto e saiba como encontrar um profissional com perfil aderente à função.

Comentários para este post