5 características de um bom líder Outubro 20/2021 - Corporações

5 características de um bom líder

Encontrar gestores eficientes e capacitados é um dos principais desafios das organizações e tem impacto direto sobre a produtividade da equipe. Ainda que a empresa tenha um processo seletivo estruturado e utilize métodos de recrutamento interno e externo, nem sempre é fácil identificar as principais características de um bom líder.

Segundo um estudo da Gallup, em 82% das vezes as empresas falham em escolher o candidato com o talento certo para cargos de gerência. Com isso, geram prejuízos de bilhões de dólares todos os anos, pois decisões erradas prejudicam as vantagens competitivas das organizações.

O estudo aponta ainda que os grandes líderes têm os seguintes talentos:

  • Motivam cada funcionário a agir e envolvem os profissionais com uma missão e visão convincentes;
  • Possuem assertividade para gerar resultados e a capacidade de superar adversidades e resistências;
  • Criam uma cultura clara de accountability;
  • Constroem relacionamentos que geram confiança, diálogo aberto e transparência total;
  • Tomam decisões com base em produtividade, não em política.

Por isso, a seleção de executivos deve ser feita a partir de um processo estruturado, levando em consideração as necessidades do cargo, os objetivos da empresa a longo prazo e as soft skills dos talentos.

Durante o processo de recrutamento e seleção, é importante analisar não somente as realizações profissionais dos candidatos, mas também o futuro da organização e como eles podem contribuir para isso.

As principais características de um líder eficiente são:

   1. Boa comunicação

Conversar com pessoas, debatendo planos, opiniões e sentimentos, faz parte das atribuições diárias dos gestores. 

Por isso, é importante verificar se o candidato domina a linguagem e sabe se expressar de uma forma eficaz. 

Durante o processo seletivo, é possível identificar essa habilidade a partir da análise de cartas de apresentação, entrevistas presenciais e perguntas específicas. 

A capacidade de dar e receber feedback também está relacionada a essa característica e deve estar presente em um gestor bem-sucedido na área.

   2. Influência e motivação

Um líder de qualidade tem a capacidade de liderar pelo exemplo, influenciando a equipe a seguir instruções, comportamentos e se adequar a determinados processos. 

Mais do que somente falar, o líder deve saber ouvir as demandas da equipe e entendê-las, deixando claro o que é possível ser feito. Além disso, um bom gestor transmite confiança e autoridade de uma forma sutil e respeitosa. 

Para avaliar essa habilidade, o recrutador pode analisar o fit cultural do candidato e se ele tem a mesma visão e valores da organização, que serão aplicados no dia a dia.

   3. Capacidade de tomar decisões

A rotina de gestores, gerentes, executivos e líderes em geral envolve uma série de escolhas que afetam diversas outras pessoas. 

Por isso, o candidato ideal deve ter a habilidade de analisar o cenário e antecipar o impacto das suas decisões no negócio e na vida dos clientes e colaboradores. 

A partir disso, deve tomar decisões conscientes pensando nos resultados, mesmo que nem sempre sejam positivos para todos. 

Assim, durante a seleção o recrutador pode pedir para o candidato compartilhar situações em que precisou fazer escolhas difíceis em sua vida, quais os métodos usados e os resultados. 

Alguns testes de lógica e inteligência também ajudam a apontar se o profissional possui habilidades analíticas que irão ajudá-lo em seu dia a dia.

   4. Planejamento e visão de futuro

As decisões dos líderes têm um impacto direto sobre o crescimento do negócio, por isso esses profissionais devem ser capazes de planejar com eficácia, levando em consideração tendências e possíveis imprevistos. 

Para avaliar essa soft skill, o profissional de RH pode fazer perguntas sobre a perspectiva de futuro do candidato para a área e como ele avalia o mercado atual. 

Em geral, bons líderes costumam responder com segurança e fazer sugestões que demonstram seu alinhamento e visão de futuro para a companhia.

    5. Adaptabilidade

Ainda que a organização esteja em um bom momento, as circunstâncias mudam com facilidade e nem sempre as decisões geram resultados positivos.

Nesse momento, ter uma liderança confiante e com capacidade de adaptação é fundamental para gerenciar as equipes e recolocar a empresa nos trilhos.

Essa característica fica clara durante as entrevistas, quando o recrutador pergunta sobre situações passadas e busca talentos com desejo de mudança.

Embora essas e outras características sejam fundamentais para contratar um bom líder, é preciso ter um processo seletivo estruturado e realizado por profissionais capacitados para fazerem as perguntas certas e analisarem as respostas.

Para isso, a 4Search conta com um time de Headhunters experientes e qualificados na área de Executive Search. Saiba mais sobre esse serviço e tire suas dúvidas no recrutamento de gestores.

 

Comentários para este post