Executive Search: como funciona e quando contratar? Setembro 16/2021 - Corporações

Executive Search: como funciona e quando contratar?

Amplo networking, conhecimento técnico e maior agilidade no processo de recrutamento e seleção são algumas vantagens de contar com um Headhunter. Para isso, o Executive Search envolve diversas etapas que ajudam a empresa a encontrar o talento ideal para o cargo.

Esse processo costuma ser procurado principalmente para preencher posições estratégicas, como cargos C-Level ou profissionais especializados, mas muitas empresas ainda têm dúvidas sobre quando usar o Executive Search para o recrutamento e seleção.

Quando contratar o Executive Search?

O Executive Search é uma modalidade de identificação e seleção de talentos para preencherem posições estratégicas na empresa, como cargos de gerência e diretoria. 

Além disso, também pode ser utilizado para encontrar profissionais em posições de liderança em níveis intermediários, como supervisores e coordenadores, e profissionais especializados de nível superior.

Esse processo de busca ativa de candidatos é realizado por um Headhunter que organiza todas as etapas do processo de forma sigilosa e em comunicação constante com a empresa contratante. 

Os principais motivos para contratar o Executive Search são:

  • Amplo networking

Preencher posições de liderança é uma tarefa muito complexa, pois esses cargos demandam habilidades e competências específicas que impactam diretamente no andamento do negócio.

Em muitos casos, os profissionais que têm as qualidades necessárias trabalham para a concorrência e não acompanham os anúncios de vagas.

Assim, um Headhunter eficiente tem as ferramentas, o networking e a expertise necessários para buscar ativamente esses talentos e apresentar as vantagens de aceitar esse novo desafio.

A empresa que contrata esse serviço, portanto, tem a chance de entrar em contato com candidatos que não participariam de um processo seletivo tradicional.

  • Busca direcionada

Uma das principais vantagens do serviço de Executive Search é que as etapas podem ser personalizadas de acordo com as necessidades da vaga e da organização.

Para isso, antes de começar a busca ativa por candidatos, o Headhunter faz uma análise da organização, suas necessidades e características do segmento de modo a descrever os aspectos do cargo e os conhecimentos, habilidades e atitudes que o profissional selecionado deve apresentar.

Por ser um profissional externo, o Headhunter tem uma visão mais objetiva e imparcial do negócio.

Além disso, o processo de recrutamento e seleção vai muito além da análise do currículo dos candidatos, pois é feita uma avaliação minuciosa das hard e soft skills, buscando o melhor fit com o cargo e a cultura organizacional.

  • Contratações mais assertivas

Contratar uma consultoria especializada significa ter uma equipe totalmente dedicada a encontrar os melhores talentos para preencher a vaga desejada.

Assim, após fazer o levantamento do perfil do cargo e o mapeamento do mercado, é feita uma entrevista por competências, com análise aprofundada do perfil comportamental e aspectos da personalidade dos candidatos.

A empresa contratante recebe ainda relatórios periódicos sobre o progresso do processo seletivo, com informações sobre os candidatos e abordagens realizadas.

Como contratar o Executive Search para a sua empresa

A 4Search é uma Consultoria de Recursos Humanos com 12 anos de atuação no mercado de recrutamento e seleção de talentos.

A partir de soluções personalizadas, buscamos ajudar nossos clientes a identificar os colaboradores mais aderentes às suas necessidades e que efetivamente agreguem valor ao negócio.

As etapas realizadas são:

1 - Descrição da empresa-cliente

O primeiro passo é a pesquisa e entendimento minucioso dos negócios e das necessidades da empresa contratante. 

Após este estudo direto e pessoal, nossos consultores ampliam a aderência do processo de search, coletando dados sobre as particularidades do segmento do cliente, seu posicionamento frente ao mercado, incluindo missão, visão e valores, estruturas hierárquicas, políticas e diretrizes de gestão.

2 - Levantamento do perfil do cargo

Nesta etapa, nossos consultores descrevem os aspectos do cargo e os conhecimentos, habilidades e atitudes que o profissional selecionado deve apresentar, como:

  • Perfil do cargo: razão da contratação, objetivos, responsabilidades, desafios, indicadores de performance esperados, posição hierárquica e horizonte de carreira.
  • Conhecimentos e habilidades necessárias: formação acadêmica, experiência profissional, domínio técnico, conhecimentos específicos.
  • Atitudes e características de personalidade: definição das atitudes comportamentais necessárias ao profissional para garantir o desempenho adequado ao cargo e integração ao grupo de trabalho.
  • Reconhecimento econômico: definição da remuneração direta e variável, bem como os benefícios inerentes ao cargo.

3 - Mapeamento do mercado

Depois, é feito um mapeamento do mercado de trabalho em dois estágios, buscando identificar, atrair e analisar profissionais com perfil aderente ao cargo:

  • Target list: estudo detalhado do mercado concorrente ou de atividades similares às da empresa, identificando os chamados “celeiros de talentos”.
  • Identificação e abordagem do talento: atração e primeiras conversas com o possível candidato.

4 - Seleção técnica e comportamental

A etapa de seleção é muito importante para identificar a aderência do profissional ao cargo e à empresa, por isso é realizada em duas fases:

  • Seleção: os profissionais são convidados a participar de entrevistas individuais e também passam por uma investigação minuciosa do seu histórico profissional, competências técnicas e comportamentais, evolução de carreira e as principais realizações conquistadas. A etapa de seleção é complementada com inventários comportamentais dos talentos e se encerra com a apresentação dos finalistas à empresa.
  • Referências profissionais: nossos consultores buscam as referências profissionais junto às empresas anteriores em que o profissional atuou.

Após a etapa seletiva, a 4Search faz a apresentação do relatório dos finalistas à empresa, contendo um conjunto de informações sobre o profissional selecionado e justificando a sua apresentação.

5- Acompanhamento das negociações

A 4Search acompanha o processo de entrevistas e negociações que ocorrem entre a empresa e os finalistas, promovendo uma conversa aberta e transparente.

Assim, o objetivo é que a negociação seja vantajosa para ambas as partes, atendendo às necessidades de cada um e alinhando as expectativas para o futuro.

6 - Onboarding coaching

A etapa do Onboarding Coaching se inicia logo após a contratação e estende-se por todo o período de garantia do projeto.

Nesta fase, nossos consultores assessoram tanto a empresa contratante quanto o profissional, buscando garantir a adaptação entre as partes e elevar a performance.

Assim, a contratação do Executive Search tem vantagens para a empresa e para os candidatos, desenvolvendo um processo personalizado de acordo com as necessidades de cada projeto.

Para saber mais sobre a 4Search, entre em contato conosco e conheça todas as nossas soluções em gestão de pessoas.

Comentários para este post