5 dicas para dar um feedback ao seu chefe Junho 17/2021 - Executivos

5 dicas para dar um feedback ao seu chefe

Avaliar uma pessoa no trabalho é sempre uma tarefa desafiadora, especialmente quando você deve dar um feedback para o chefe. Essa ferramenta é fundamental para gerar transparência, engajamento e desenvolvimento de pessoas, por isso deve ser uma via de mão dupla.

O feedback para o chefe pode ser dado por e-mail, videoconferência ou pessoalmente em uma reunião individual e ajuda a criar um ambiente de confiança, contribuindo para o clima organizacional da empresa. Porém, muitas pessoas têm dificuldades em conversar sobre assuntos difíceis, especialmente quando é preciso dar um feedback negativo ao gestor.

Nesses casos, vale a máxima “elogie em público e critique em particular”. Se a sua empresa não tem uma cultura de feedback, com reuniões frequentes, você pode escolher um momento favorável e pedir para marcar uma conversa.

Você também pode optar por enviar um e-mail ou uma mensagem privada sobre alguma situação. Porém, fique atento à linguagem e ao tom da conversa para evitar ruídos na comunicação que podem levar a interpretações equivocadas.

Confira nossas dicas práticas para conversar com seu gestor:

1 - Reflita e prepare-se antes

Antes da conversa, separe um tempo para refletir sobre a liderança do gestor, a situação da equipe e da empresa.

Nesse momento, reflita sobre as ações do seu chefe e procure identificar os pontos positivos e os pontos que podem ser melhorados, como motivação, inteligência emocional, capacidade de comunicação com o time, entre outras questões do dia a dia.

Ao analisar o trabalho de outra pessoa, busque sempre ser empático e justo, colocando-se no lugar do gestor e entendendo suas dores.

Depois, você pode escrever os pontos mais importantes para organizar melhor as ideias ou ensaiar a forma como você irá iniciar a conversa. 

2 - Dê exemplos reais

Depois de enumerar os pontos principais, dê exemplos específicos para demonstrar suas preocupações.

Se possível, você também pode utilizar dados para mostrar como os problemas estão afetando seu desenvolvimento.

Por exemplo, se você acha que está perdendo muito tempo com reuniões desnecessárias, comece a registrar quantas horas estão sendo gastas e como isso está afetando sua produtividade.

Essas informações ajudam a dar uma perspectiva mais concreta para esclarecer as situações do dia a dia.

3 - Use uma linguagem empática

O modo como você vai dar o feedback ao seu chefe é tão importante quanto o que você irá dizer a ele. 

Durante a preparação, procure se expressar de uma forma empática, justa e amigável, sem evitar os pontos de melhoria. 

Uma forma de fazer isso é usar a Comunicação Não-Violenta, uma abordagem que compreende as habilidades de falar e ouvir para incentivar a conexão entre as pessoas.

Em resumo, usam-se palavras e explicações que evitam julgamentos e acusações, focando no sentimento que a situação desperta e nas necessidades dos indivíduos envolvidos.

4 - Finalize propondo formas de melhorar

Além dos pontos positivos, um feedback eficiente também identifica os pontos que devem ser melhorados e dá sugestões de como fazer isso.

Lembre-se que o principal objetivo dessa conversa não é apontar falhas ou culpados, mas sim encontrar soluções.

Por isso, descreva o que o seu gestor poderia fazer para ajudar você e a equipe, colocando-o como uma espécie de mentor. 

5 - Esteja aberto a receber feedbacks

O feedback construtivo é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos.

Ao conversar com seu líder sobre as ações dele, demonstre que você também está aberto a ouvir o que ele tem a dizer e encontrar formas de ajudá-lo a melhorar.

Se você tiver uma ideia de como solucionar um problema específico, aproveite o momento para apresentar sua sugestão e mostrar como ela impactaria no seu trabalho e da equipe.

Assim, por mais que seja um momento desafiador, dar feedback para o chefe ajuda a melhorar o clima organizacional e, consequentemente, aumentar a qualidade do trabalho e a produtividade da equipe.

Outra forma de fazer isso é realizar uma Pesquisa de Clima Organizacional, que tem como objetivo identificar e descrever o nível de satisfação e o grau de engajamento dos colaboradores com a empresa.

Comentários para este post