Os erros mais comuns no Executive Search Maio 29/2023 - Executivos

Os erros mais comuns no Executive Search

O momento de uma entrevista de emprego pode ser o começo de um vínculo extremamente importante e produtivo, tanto para o profissional que está se candidatando quanto para a própria empresa. 

Essa é uma oportunidade de agregar as equipes, melhorar a qualidade de processos e aprimorar a atuação da empresa, já que uma contratação assertiva pode apresentar muitos benefícios. 

No contexto de Executive Search, que é uma modalidade de recrutamento voltada para cargos de elevada importância dentro das organizações, essa expectativa em relação a contratações é ainda maior, já que esses profissionais são fundamentais para o sucesso de uma empresa. 

Em seguida, vamos explicar alguns aspectos sobre o Executive Search e comentar os erros mais comuns nesses processos. 

O que é Executive Search

O termo Executive Search está relacionado com a busca por executivos e é realizado por meio de empresas especializadas nesse serviço. 

Essas empresas são contratadas pelos empregadores para auxiliá-los na localização, recrutamento, seleção e colocação de profissionais em cargos gerenciais ou de nível sênior.

A abordagem criada e apresentada para os candidatos em potencial é mais personalizada e aprofundada em comparação aos cargos de outros níveis, já que as posições exigem habilidades específicas ou possuem grandes qualificações.

Além disso, essas posições de executivos desempenham um papel crucial nas organizações, tanto em termos de liderança interna quanto na capacidade de executar planos de longo prazo e operações diárias.

No início do processo de contratação, as empresas de Executive Search desempenham um papel estratégico ao auxiliar na identificação dessas habilidades necessárias.

Em grande parte dos casos, o candidato aprovado por meio do processo de busca de executivos não enviou o seu currículo anteriormente como candidatura.

E em meio as etapas do Executive Search, as empresas focadas na busca de candidatos  adotam uma abordagem personalizada, envolvendo conversas estratégicas com os interessados. 

Mas apesar do Executive Search ser mais direcionado e com uma série de benefícios para as organizações, existem alguns erros que são cometidos com bastante frequência e é sobre eles que vamos falar abaixo. 

1. Falta de clareza no job description

A falta de clareza e detalhes no job description é um problema presente não apenas nas descrições de vagas de alta escalão, mas em outras posições. 

Muitas empresas não se preocupam em acrescentar o máximo de informações possíveis em uma descrição e isso pode ser prejudicial, tanto para a empresa quanto para os candidatos que se inscrevem. 

Um levantamento feito pelo site de carreiras americano Comparably mostrou que não ter clareza do que é exigido de você é a fonte de estresse mais citada por profissionais. 

Dos 29 mil participantes da pesquisa, 41% dos entrevistados enxergam a falta de uma descrição completa de vagas como um motivador de estresse. 

2. Falta de transparência com os candidatos

A falta de transparência nos processos de Executive Search pode levar a uma perda de tempo e energia para os candidatos, que podem investir esforços em oportunidades que não estão alinhadas com suas expectativas e qualificações. Essa situação cria frustração e desmotivação, e pode inclusive prejudicar a reputação da empresa que conduz o processo.

Aqueles candidatos que tiveram uma experiência negativa durante o processo de Executive Search podem compartilhar suas experiências em redes profissionais e mídias sociais, prejudicando a reputação da empresa.

O resultado disso pode ser um afastamento de talentos qualificados e dificultar a atração de candidatos no futuro.  

3. Foco excessivo em habilidades técnicas e pouca consideração dos soft skills

É claro que mencionar as habilidades técnicas nos processos de Executive Search é fundamental para garantir profissionais qualificados. 

Mas focar apenas nesses pontos pode deixar muitos profissionais com outras habilidades que podem agregar muito para a organização. 

As soft skills, por exemplo, que são aquelas habilidades não relacionadas com conhecimentos técnicos e incluem saber ouvir, facilidade de comunicação para expressar ideias e pensamento crítico muitas vezes nem são mencionadas. 

4. Falta de avaliação do fit cultural

A contratação de executivos que não se encaixam na cultura organizacional pode levar a conflitos e dificuldades de integração. 

Um executivo que não compartilha os valores, crenças e comportamentos da empresa pode enfrentar resistência por parte da equipe, resultando em baixa produtividade, desalinhamento e até mesmo atritos internos.

A falta de avaliação do fit cultural também pode levar a altos índices de rotatividade, já que um contratado sem considerar sua compatibilidade com a cultura da empresa, é provável que ele não se sinta engajado no ambiente de trabalho. 

Uma das soluções da 4Search é o Executive Search, que faz a identificação e seleção de profissionais para posições estratégicas nos níveis diretivos e gerenciais, posições de gestão entry e middle-level (supervisores e coordenadores) e profissionais de nível superior, quando especializados.

Acesse o nosso site saiba mais! 

Comentários para este post