Como desenvolver o Capital Humano nas empresas Abril 12/2023 - Corporações

Como desenvolver o Capital Humano nas empresas

O crescimento e o sucesso de uma empresa dependem de muitos fatores, mas, sem dúvidas, um dos mais importantes é o capital humano. 

Capital humano se refere a união de habilidades, conhecimentos, experiências e talentos característicos de alguém, que são considerados relevantes para um negócio. 

O conjunto dessas habilidades são resultados da experiência técnica que um profissional tem, tanto as adquiridas em outros empregos, cursos e treinamentos, quanto no âmbito pessoal.  

Diante dessa importância, investir no capital humano é uma das maneiras de assegurar o desenvolvimento de equipes, o crescimento da organização e o aumento da produtividade e da competitividade. 

Nesse artigo vamos falar sobre capital humano e como desenvolvê-lo. 

Surgimento do conceito de capital humano 

O conceito de capital humano foi citado pela primeira vez no ano de 1961 em um artigo escrito por Theodore W. Schultz, que era professor de economia da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

O artigo, chamado "Investment in Human Capital”, citou a relação entre o crescimento econômico e o investimento em conhecimento e habilidades dos profissionais.

O professor Schultz recebeu, inclusive, o Prêmio Nobel de Economia anos depois, em 1970. 

As suas contribuições para a teoria do capital humano motivaram o prêmio, principalmente porque descrevem a relação entre a produtividade das empresas e o acesso da população a serviços básicos, como saúde, educação e saneamento.

A importância do capital humano

Como já mencionamos, o capital humano pode ser considerado um dos aspectos mais relevantes em uma empresa.

É esse conjunto de habilidades que irá conduzir a atuação de um profissional e também a maneira como ele se relaciona com as demais pessoas da equipe e da empresa, enfrenta desafios e lida com conflitos.  

Estimular o desenvolvimento dessas habilidades agrega muito para a organização, por isso, encontrar formas de desenvolver o capital humano deve fazer parte das prioridades dos gestores de equipes. 

Para auxiliar nesse processo, reunimos algumas dicas de como desenvolver o capital humano na sua empresa. 

Definir um plano de carreira 

Quando um profissional inicia a sua jornada em uma empresa, é natural que esse momento seja repleto de expectativas. 

Essas expectativas são relacionadas a remuneração, benefícios, relação com outros colegas e um plano de carreira. 

O plano de carreira é uma das maneiras mais efetivas de desenvolver o capital humano. 

A cada nova oportunidade de colocação na empresa, o profissional vai precisar se reinventar e se adaptar, o que exige dedicação e aprimoramento com novas rotinas de trabalho. 

Estimular a autonomia na tomada de decisões 

A autonomia para dar sugestões, criar novas possibilidades de atuação e mudar a forma de executar as funções, resultam em comportamentos que estimulam o aprimoramento do capital humano. 

Isso acontece porque, quando o profissional se vê em alguma situação complexa, ele vai ter tranquilidade para criar um direcionamento assertivo para a questão. 

Ao tomar essa decisão com liberdade, a individualidade é respeitada e isso aumenta a confiança e torna a tomada de decisão muito mais segura.

Investir em treinamentos e capacitação

Oferecer treinamentos e capacitações são uma ótima maneira de promover o crescimento profissional. 

As trocas que acontecem nesses momentos são valiosas, pois geram insights muito interessantes para diversos tipos de situações. 

Quando uma empresa realiza capacitações e treinamentos, ela demonstra que valoriza seu capital humano. 

Isso vai fazer com que os colaboradores sintam-se apoiados e mais engajados, o que promove uma maior produtividade e diminui o índice de turnover da empresa. 

Clima organizacional 

Realizar pesquisas de clima organizacional é uma estratégia essencial para uma gestão assertiva de capital humano, já que ela permite avaliar o ambiente de trabalho e olhar para os problemas que podem prejudicar a produtividade e o engajamento da equipe. 

Para colocar em prática essa iniciativa, é possível utilizar diversas ferramentas, como pesquisas de campo e avaliações de desempenho periódicas.

Essas ferramentas fazem com que a empresa consiga identificar com muito mais facilidade o que precisa ser melhorado. 

Nesse ponto vale ressaltar também o papel que os gestores possuem para estimular o capital humano. 

Uma liderança que prioriza um comportamento que inspire e valoriza seus colaboradores consegue motivar a equipe e criar um ambiente de trabalho mais saudável. 

Vantagens de desenvolver o capital humano 

Um profissional que percebe que a empresa em que atua estimula o seu crescimento pessoal e profissional sente-se motivado e esse sentimento é essencial no ambiente de trabalho. 

É por isso que o capital humano deve ser estimulado, já que ele aumenta a produtividade e reduz os custos operacionais. 

O desenvolvimento do capital humano pode orientar mudanças de posições dentro da empresa, assim como favorecer a implementação de novos processos que podem melhorar os resultados e aumentar o lucro da empresa. 

Não perca outros artigos interessantes sobre mercado de trabalho e desenvolvimento pessoal, acesse o nosso blog

Comentários para este post