Pesquisa de clima organizacional: o que é e quais as vantagens? Setembro 28/2022 - Corporações

Pesquisa de clima organizacional: o que é e quais as vantagens?

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que indica a percepção das pessoas sobre o clima da empresa, ajudando a entender a relação dos colaboradores com o ambiente de trabalho. A partir dessas informações, o RH consegue entender quais fatores impactam a satisfação, a motivação e o engajamento dos profissionais.

Quando realizada da maneira adequada, a pesquisa de clima organizacional oferece dados importantes para que a gestão tome decisões com o objetivo de melhorar o clima e aumentar a performance dos times. Saiba mais sobre o que é e quais as vantagens de colocar essa pesquisa em prática.

O que é a pesquisa clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que busca coletar dados quantitativos e qualitativos para entender a interação entre os profissionais que atuam em uma empresa.

Realizada a partir de feedbacks dos profissionais, a pesquisa é feita com a ajuda de questionários que permitem compreender o nível de satisfação dos clientes internos.

Assim como a avaliação de desempenho oferece um feedback sobre a atuação dos colaboradores, a pesquisa de clima possibilita compreender melhor os sentimentos dos profissionais em relação ao ambiente de trabalho.

A partir desses dados, os gestores podem acompanhar as relações internas tanto para prever problemas, e evitar que aconteçam, quanto para investigar as causas de uma situação já instalada e ajudar a resolvê-la.

Quais as vantagens da pesquisa de clima?

  • Mapeamento dos pontos fortes e fracos da empresa

Ao medir o clima organizacional, é possível identificar com mais facilidade quais são os pontos fortes da empresa e quais questões ainda precisam ser trabalhadas, a fim de melhorar a felicidade no trabalho e a satisfação dos colaboradores.

Ao identificar os pontos fracos da empresa, ficará mais fácil pensar em estratégias capazes de solucioná-los. Além disso, com dados confiáveis em mãos, é possível investir tempo e dinheiro em ações que realmente façam sentido.

No final das contas, isso vai resultar na melhora constante do clima organizacional e da produtividade das equipes.

  • Identificar possíveis barreiras ao desempenho dos colaboradores

A falta de acompanhamento ou direcionamento na execução das tarefas pode comprometer o desempenho dos funcionários e levar à queda da qualidade de modo geral. Com a pesquisa, esses pontos podem ficar mais evidentes e dar a chance de reverter o cenário antes que a situação se agrave.

Se os profissionais se sentem pouco valorizados, sem acompanhamento ou sobrecarregados de atividades, a tendência é de queda motivacional e, consequentemente, do desempenho.

A identificação dessas fraquezas por meio da pesquisa de clima é o pontapé inicial que a gestão de pessoas precisa para adotar medidas nas áreas e nas equipes com níveis preocupantes de desempenho.

  • Melhorar o ambiente de trabalho

Os resultados da pesquisa também ajudam a otimizar o clima de trabalho em vários níveis, pois a identificação de gargalos e de pontos de atrito permite que esses aspectos sejam resolvidos em busca de um desempenho melhor.

Além disso, é uma maneira de vislumbrar novas soluções, como a flexibilização dos horários ou a contratação de novos profissionais, por exemplo, para evitar sobrecarga. 

Como consequência, há um aumento na satisfação dos colaboradores e no engajamento com a organização.

  • Prevenção e redução de conflitos internos

Ao promover ações focadas em sanar os principais fatores que desmotivam os colaboradores da sua empresa, você também garante a redução dos conflitos internos.

Afinal, quanto mais satisfeitos eles estiverem, tanto com a empresa quanto com os colegas, menores serão as chances de desavenças.

Vale destacar que, muitas vezes, a pesquisa de clima organizacional também ajuda a prever possíveis crises, permitindo que as lideranças ajam antes que o problema se agrave.

  • Retenção de talentos

Estudos apontam que colaboradores engajados e satisfeitos com seus trabalhos tendem a permanecer por mais tempo neles.

Por isso, outro benefício direto da pesquisa de clima e seus desdobramentos é o aumento da retenção de talentos e, consequentemente, a redução do turnover.

Inclusive, quando o índice de rotatividade de uma empresa está muito alto, a realização da pesquisa de clima organizacional é uma excelente forma de identificar o que está dando errado na gestão de pessoas e, assim, recalcular a rota com segurança.

Com a pesquisa de clima organizacional, é possível ter um mapeamento para compreender as referências estratégicas, organizacionais e os componentes estruturais que compõem a empresa e, a partir disso, agir para alterar positivamente o ambiente e a performance dos colaboradores.

Saiba mais sobre os serviços da 4Search.

Comentários para este post