4 maneiras de melhorar o engajamento da equipe Fevereiro 25/2022 - Corporações

4 maneiras de melhorar o engajamento da equipe

Uma das tarefas mais importantes e desafiadoras das lideranças e profissionais de RH é encontrar formas de criar e manter o engajamento da equipe. Por meio de ações eficientes, o colaborador desenvolve um vínculo de reciprocidade com a empresa e torna-se mais produtivo, gerando benefícios para todos os envolvidos.

O engajamento da equipe envolve tanto a capacidade do colaborador estar presente, concentrado e motivado, quanto a busca por uma finalidade ou propósito nas tarefas executadas. Alinhar e conciliar esses aspectos é bastante complexo, mas é o que irá integrar o profissional na cultura e valores da empresa.

A partir disso, ele irá se sentir estimulado a trabalhar com um propósito maior do que apenas cumprir tarefas. Um colaborador engajado tem um sentimento de pertencimento e, com isso, mais chances de entender e aplicar a missão da organização no dia a dia.

Além disso, o profissional contribui para a divulgação da organização, defende a empresa sempre que precisa, assume um papel de liderança e comprometimento e tem grande motivação para desempenhar as tarefas rotineiras, pois vê um sentido nelas.

Confira algumas ações para melhorar o engajamento da equipe:

1 - Invista em comunicação interna

Independentemente do tamanho da empresa, um dos problemas mais comuns e que influencia nas ações da área de Recursos Humanos é a falta de comunicação. 

Quando não há um diálogo entre as lideranças e as equipes, muitas vezes os profissionais ficam sabendo de novidades e decisões por outras fontes, o que acaba prejudicando a confiança. 

Para melhorar essa área, é importante investir em comunicação interna, seja com a criação de um jornal mural, intranet, reuniões de feedback e até mesmo eventos de integração. 

Dessa forma, é possível reduzir ruídos, evitar conflitos e aumentar a integração entre os colaboradores.

2 - Defina o plano de carreira e o plano de desenvolvimento individual

O plano de carreira e o plano de desenvolvimento individual (PDI) são coisas separadas, mas que contribuem para o colaborador sentir-se valorizado e com a certeza de que seu esforço será recompensado. 

Para isso, é importante ter um plano de carreira que não mostre apenas os cargos que podem ser buscados, mas também o que é preciso fazer para alcançá-los. 

Com critérios claros e bem definidos, os profissionais saberão exatamente o que será avaliado e de que maneira. 

Assim, também é possível aumentar a retenção de talentos e atrair profissionais que têm os mesmos objetivos da organização.

3 - Desenvolva lideranças positivas

Um bom líder deve ser capaz de motivar e engajar os membros de seu time com os objetivos da empresa, atuando como um exemplo para os demais colaboradores. 

Para isso, é importante investir em programas de desenvolvimento de lideranças e contar com a participação deles no processo de criação de uma cultura organizacional mais engajadora. 

Assim, além de manter os colaboradores satisfeitos, a empresa irá contar com profissionais altamente capacitados, atualizados e que entendem qual a sua importância para a empresa. 

Com um plano de carreira bem definido, a tendência é que os colaboradores continuem se desenvolvendo para alcançar cargos maiores, melhorando os resultados gerais e o alcance dos objetivos organizacionais.

4 - Crie programas de capacitação e desenvolvimento profissional

A capacitação profissional é um dos requisitos básicos para empresas que querem manter a qualidade das suas entregas e até mesmo o bem-estar da equipe, afinal, profissionais com alto conhecimento são mais confiantes e produtivos. 

O investimento em qualificação garante valor para o colaborador e a empresa, podendo envolver tanto os funcionários em cargos de liderança e diretoria quanto os que exercem outras funções. 

Porém, é importante que esses programas sejam desenvolvidos de acordo com as necessidades e o contexto de cada organização.

Para isso, é preciso avaliar as competências e identificar os pontos de melhoria dos profissionais e da equipe.

O Assessment é um processo de avaliação baseado nas competências que os profissionais da Empresa-Cliente devem apresentar para garantir que os objetivos estratégicos sejam atingidos. 

As competências são mapeadas, definidas em níveis de complexidade e descritas por indicadores, servindo de parâmetro para todo o processo de avaliação.

As competências organizacionais ou individuais, junto aos seus indicadores, traduzem a conduta ideal e as entregas necessárias para que a organização atinja seus objetivos estratégicos.

A partir dos resultados do Assessment, é possível definir programas de desenvolvimento mais efetivos e, assim, garantir o aumento da performance dos colaboradores da organização.

Entre em contato com nossos consultores e saiba como o Assessment ajuda a melhorar o engajamento da equipe.

Comentários para este post