PDI: entenda a importância do Plano de Desenvolvimento Individual para a empresa Agosto 31/2021 - Corporações

PDI: entenda a importância do Plano de Desenvolvimento Individual para a empresa

O constante aprimoramento e desenvolvimento de pessoas é o principal fator para que uma empresa alcance seus resultados desejados. Para isso, é preciso estar atento ao contexto atual em que os colaboradores estão inseridos e realizar algumas ações para a sua efetivação, como a elaboração do PDI.

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) tem o objetivo de alinhar os interesses da empresa e dos colaboradores, gerando benefícios a curto, médio e longo prazo para ambos os lados. 

Esta estratégia é importante no desenvolvimento dos profissionais e contribui para que a organização alcance suas metas.

Como o próprio nome diz, o plano é realizado individualmente de forma a organizar as ideias e os desejos que o profissional tem sobre os rumos da sua carreira. 

Assim, esta ferramenta é fundamental para as empresas que buscam desenvolver novas lideranças ou promover o crescimento interno dos profissionais. 

Com esta estratégia, a companhia consegue direcionar a evolução dos colaboradores para que eles consigam cumprir o que foi planejado, contribuindo para a conquista dos objetivos organizacionais.

As principais vantagens do PDI para as empresas são:

1 - Equipes mais qualificadas

O PDI é uma ferramenta individual, mas seus benefícios são coletivos, já que um profissional que se mantém em constante aprendizado tem uma influência positiva sobre o time. 

Nesse sentido, quando todos estão seguindo seus próprios planejamentos de maneira paralela, há um equilíbrio e uma sincronicidade maior na equipe quanto ao desenvolvimento coletivo. 

A busca pelo crescimento profissional também leva a uma melhoria na eficiência das entregas, pois envolve o uso de ferramentas mais modernas, o aprendizado de técnicas e metodologias melhores e mais eficazes. 

No geral, as equipes ficam mais fortalecidas e capacitadas para aprimorar os processos internos, o que se reflete na qualidade das entregas e na satisfação do cliente final.

2 - Colaboradores motivados e engajados com a empresa

O plano é desenvolvido pela empresa em parceria com o profissional, alinhando as aspirações e objetivos mútuos. 

Ou seja, o colaborador está envolvido desde o início do plano e serve para aumentar seu engajamento nos processos e no cumprimento das metas. 

Além disso, outra vantagem do PDI é promover o autoconhecimento, pois incentiva o colaborador a descobrir suas habilidades, capacidades, áreas de interesse e possibilidades de atuação. 

Dessa forma, ele se torna mais engajado com a equipe e com a organização de maneira geral, pois é estimulado a dar o melhor de si e reconhece o investimento da empresa na sua carreira. 

Pesquisas apontam ainda que profissionais integrados e satisfeitos com o ambiente de trabalho tendem a trabalhar cada vez mais – e melhor. 

A elaboração do plano deve envolver o acompanhamento próximo da equipe de gestão de pessoas para garantir que o profissional está fazendo sua parte para a efetivação.

3 - Melhora na retenção de talentos

O turnover, também conhecido como taxa de rotatividade, é um dos principais desafios das organizações, pois as constantes mudanças têm um impacto direto sobre o desempenho da equipe e a harmonia entre os profissionais.

Quando o número é muito alto, a organização perde competitividade e tem prejuízos financeiros devido ao custo de contratação e demissão de colaboradores.

Além disso, a nova geração de profissionais busca empresas em que possam se desenvolver e crescer internamente, alcançando posições de liderança e novos desafios. 

Atualmente, o salário não é o único atrativo de uma vaga, as pessoas também buscam organizações alinhadas aos seus valores e propósitos de vida. 

Assim, o PDI torna-se uma poderosa ferramenta de engajamento, pois o colaborador consegue ter uma visão clara de onde poderá chegar dentro da organização e do que é preciso fazer neste caminho. 

A partir disso, poderá atuar com foco no resultado desejado, sabendo que seu esforço está sendo valorizado. 

Uma gestão focada no desenvolvimento de profissionais demonstra que os colaboradores são a prioridade da empresa e o plano é uma estratégia que ajuda a alcançar este resultado. 

Na 4Search, o PDI é uma das etapas do Mapeamento de Competências e Assessment, um processo de avaliação baseado nas competências que os profissionais devem apresentar para garantir que os objetivos estratégicos da empresa sejam atendidos. 

Para saber mais sobre a implantação do Plano de Desenvolvimento Individual na sua empresa, entre em contato conosco.

Comentários para este post