Como o engajamento ajuda na retenção de executivos? Junho 22/2022 - Executivos

Como o engajamento ajuda na retenção de executivos?

Um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa é o nível dos profissionais, tanto no setor operacional quanto no estratégico. Assim, um dos principais desafios das organizações é a retenção de executivos, o que costuma gerar gastos com demissões, processos seletivos e também impacta diretamente a motivação da equipe.

A falta de desafios, o descontentamento com a rotina e a falta de autonomia são alguns dos principais motivos que levam ao desligamento de executivos. Por isso, para investir na retenção dos profissionais C-Level, a equipe de Recursos Humanos deve levar em consideração esses fatores e criar estratégias que estimulem o engajamento dos colaboradores.

Qual a importância do engajamento dos colaboradores para a empresa?

Quando falamos em engajamento de colaboradores, estamos falando de comprometimento e motivação em relação a um propósito e é a construção desse sentimento que mantém a empresa competitiva e focada na busca pelos seus objetivos.

Essas medidas são essenciais para que a companhia supere seus desafios e os colaboradores sintam-se acolhidos no ambiente de trabalho, com o sentimento de que as vitórias da companhia são suas também.

O engajamento dos colaboradores, portanto, envolve a construção da sensação de valorização e de que a sua função é importante para a organização.

Os colaboradores engajados costumam ser mais produtivos, o que traz vantagens para os profissionais e também contribui para melhorar o clima organizacional e o bem-estar no ambiente de trabalho.

Uma das consequências do engajamento é a retenção de colaboradores, pois essas pessoas têm o desejo de permanecerem na organização para continuar aproveitando seus benefícios e contribuindo para alcançar o propósito em comum.

Como reduzir o turnover e melhorar a retenção de executivos?

O turnover pode ser definido como a taxa de rotatividade de funcionários, ou seja, é o número que mede a quantidade de pessoas que saíram da organização em um determinado período de tempo.

Números muito altos podem indicar problemas de gestão, falta de infraestrutura, remuneração abaixo da média, baixa motivação profissional, entre outros fatores.

Como consequência, são percebidos impactos no clima organizacional, na produtividade e na satisfação dos demais colaboradores, que podem ficar sobrecarregados com as tarefas e sentirem-se desvalorizados.

Quando falamos em demissão de executivos, geralmente esses profissionais têm um nível elevado de ambição e precisam perceber que estão agregando para a organização.

Além disso, por apresentarem um desempenho elevado e competências importantes para o desenvolvimento empresarial, esses talentos dificilmente terão o desejo de continuar na empresa por muito tempo se estiverem somente cumprindo as mesmas tarefas rotineiramente, sem autonomia e sem novos desafios.

Essa percepção de que não estão aprendendo coisas novas, não são desafiados e suas iniciativas não contribuem para o progresso da empresa pode deixar o executivo desmotivado, influenciando também no desempenho de sua equipe.

Para evitar esse cenário, a empresa precisa dar ao profissional condições para evoluir em sua carreira e continuar se movimentando de forma ativa, aprendendo coisas novas e desenvolvendo suas habilidades pessoais e profissionais.

Outro ponto importante para os líderes e gestores é o sentimento de autonomia. Por isso, uma organização que tem como objetivos crescer, ganhar rentabilidade e ampliar seu potencial de entrega de resultados deve oferecer aos seus executivos a liberdade de conduzirem iniciativas de acordo com os objetivos do negócio.

Como o Assessment contribui para a retenção de executivos?

O Assessment é uma ferramenta de avaliação que permite à empresa identificar as competências e perfis dos profissionais em cargos de liderança ou outras funções.

Esse processo também ajuda a identificar características, habilidades únicas, pontos fracos e fortes dos profissionais avaliados. 

A partir desse relatório detalhado, a empresa tem informações relevantes sobre os seus colaboradores e pode desenvolver políticas, treinamentos e estratégias de engajamento, por exemplo.

A avaliação dos profissionais pode ser feita de maneira pontual, mas, para uma gestão eficiente, é importante que esse processo faça parte da cultura organizacional e seja usado para ajudar os colaboradores de todos os níveis em seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

Após a realização do Assessment, a empresa poderá avaliar se os executivos estão engajados e satisfeitos com sua função ou se não estão se sentindo valorizados e podem se desligar em breve, por exemplo.

Dessa forma, é possível criar estratégias de engajamento e retenção de executivos, reduzindo o turnover e contribuindo para melhorar os resultados da organização. Para saber mais, confira nosso texto sobre quando contratar o Assessment para a sua empresa.

 

Comentários para este post