Saiba quando contratar o Assessment para a sua empresa Setembro 22/2021 - Corporações

Saiba quando contratar o Assessment para a sua empresa

Investir em contratações mais adequadas e no desenvolvimento dos colaboradores são algumas práticas fundamentais para o crescimento de uma empresa. Com o Assessment, é possível verificar quais os pontos fortes e o que pode ser melhorado em cada profissional, de modo a continuar evoluindo e atingindo as metas da organização.

O Assessment, que pode ser traduzido para o português como “avaliação”, consiste no mapeamento de competências dos profissionais, definindo-as em níveis de complexidade e descritas por indicadores que irão servir de parâmetro para todo o processo de avaliação.

Dessa forma, é possível identificar as principais competências organizacionais ou individuais, bem como a conduta ideal e as entregas necessárias para que a empresa conquiste seus objetivos. 

A partir dos resultados desse processo, a equipe de Recursos Humanos pode criar programas de desenvolvimento mais direcionados às necessidades dos colaboradores, aumentando a eficiência e a performance das equipes.

Tipos de Assessment

  • Assessment pessoal

Tem o objetivo de traçar as principais características da personalidade de cada indivíduo e, a partir disso, definir qual papel ele poderá desempenhar na equipe.

Nesse processo, também é possível identificar as hard e soft skills do candidato ou colaborador, analisando sua compatibilidade com o cargo.

  • Assessment cultural

A cultura da empresa é um elemento fundamental para a produtividade e os resultados dos colaboradores.

Com essa avaliação, é possível verificar se os colaboradores estão alinhados aos valores, características e a essência da organização.

  • Assessment de desempenho

Nesta modalidade, o assessment permite identificar referências e padrões para mensurar os fatores que podem causar o baixo desempenho de uma equipe, por exemplo.

Por meio da avaliação de desempenho, é possível observar de maneira objetiva a performance de cada colaborador.

Quando contratar o Assessment?

Como você viu, com o Assessment a empresa tem uma visão ampla a respeito do perfil dos seus colaboradores e um diagnóstico interno a respeito da produtividade.

Com essas informações em mãos, o gestor consegue se aproximar da equipe e criar um relacionamento mais próximo aos colaboradores, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Na prática, o Assessment ajuda a identificar as competências, motivações e expectativas dos profissionais em relação à organização.

Assim, a equipe de Recursos Humanos pode criar planos de carreira mais precisos, levando em consideração o potencial de cada colaborador.

Além disso, por ser realizado em função dos objetivos da empresa, o mapeamento oferece informações confiáveis sobre os impactos de determinados comportamentos na cultura e no dia a dia da organização.

O Assessment oferece à empresa, portanto, um conjunto de estratégias em relação aos talentos que ajudam a otimizar seu desenvolvimento e crescimento. Para isso, pode ser utilizado em situações como:

  • Planejamento de carreira e sucessões de cargo;
  • Recrutamento e seleção de profissionais;
  • Diagnóstico interno;
  • Desenvolvimento de colaboradores;
  • Redução de turnover.

Como contratar o Mapeamento de Competências e Assessment?

A 4Search é uma Consultoria de Recursos Humanos com ampla experiência no mercado e que oferece soluções personalizadas aos seus clientes.

Entre os serviços realizados em organizações de diversos segmentos está o processo de mapeamento de competências e Assessment, executado nas seguintes etapas:

  • Levantamento do perfil do colaborador;
  • Mapeamento de competências organizacionais;
  • Mapeamento de competências de função;
  • Entrevista individual por competências;
  • Aplicação de métodos e inventários comportamentais e de competências;
  • Feedback individual;
  • Criação de Plano de Desenvolvimento Individual;
  • Reuniões de acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Individual.

Para saber mais sobre quando contratar o Assessment e outras soluções personalizadas em gestão de pessoas, entre em contato conosco.

Comentários para este post