Desafios na busca de executivos para startups Novembro 22/2023 - Corporações

Desafios na busca de executivos para startups

Desafios e dificuldades fazem parte do cotidiano das startups. Além das adversidades inerentes à jornada empreendedora, como a atração de clientes e a construção de capital, as startups enfrentam grande dificuldade em atrair as pessoas certas para fazer parte de sua operação.

Embora a contratação e retenção de talentos executivos seja um processo competitivo e desafiador em qualquer contexto, a rotatividade de profissionais C-level tem impacto direto no crescimento de uma startup que, normalmente, já funciona com uma operação reduzida.

No levantamento Founders Overview 2023, desenvolvido pela ACE com a BHhub e a55, 30% dos fundadores apontaram a atração e remuneração adequada de talentos profissionais como um de seus maiores desafios.

Grande parte dessa dificuldade está na necessidade de contar com profissionais que se sintam responsáveis pela empresa, e não se contentam em ser apenas executores de funções. Ou seja, o desafio está em encontrar talentos que tenham um bom fit cultural, aspecto que impacta diretamente no alto engajamento dos profissionais na empresa, resultando no tão sonhado senso de “ownership”, quando o colaborador consegue se sentir tão pertencente ao ambiente de trabalho, que também se sente dono do negócio.

Mas então, como superar essas adversidades? Neste artigo, iremos listar os principais desafios e apresentar algumas das estratégias que podem ser adotadas no processo de recrutamento e gestão para transformar esse cenário dentro da sua startup.

Principais desafios na busca de executivos para startups

Competição por talentos

A dificuldade de encontrar profissionais executivos alinhados à cultura da empresa é um desafio enfrentado até por companhias bem estabelecidas no mercado. No cenário das startups, empresas caracterizadas por contar com uma operação interna reduzida e atividades inovadoras, a dificuldade fica ainda maior por conta da competição com empresas maiores, que oferecem mais benefícios e estabilidade para os colaboradores.

Adequação à cultura e ambiente de trabalho

O alinhamento dos colaboradores com a cultura e valores internos da empresa, é um aspecto muito importante para uma boa contratação. No caso de startups, o desenvolvimento de uma cultura organizacional ainda é uma etapa desafiadora, segundo o Founders Overview, 12% dos fundadores de startups apontam o gerenciamento de cultura e valores como uma de suas principais preocupações.

Tão importante quanto a remuneração, a cultura da empresa é um elemento decisivo para profissionais executivos. De acordo com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), executivos C-level que saem de empresas tradicionais para atuar em startups e novos modelos de negócios, são motivados pelos desafios, como forma de encontrar mais reconhecimento e propósito na sua vida profissional.

Expectativas

Diversas startups seguem modelo de gestão mais horizontal e contam com cargos e funções mais flexíveis. Para evitar contratações inadequadas, é importante ter uma comunicação aberta sobre as expectativas de função e desempenho dos colaboradores. Essa postura também é importante no desenvolvimento de uma marca empregadora positiva para a empresa.

Estratégias para realizar contratações eficientes

O ambiente inovador e os desafios que fazem parte da jornada de uma startup são diferenciais que atraem muitos talentos em busca de novas experiências e oportunidades de crescimento profissional. Confira algumas estratégias para atrair e reter colaboradores engajados e alinhados com o sucesso da sua startup.

Tenha um código de cultura bem definido

O código de cultura é um documento que reúne a missão e valores fundamentais da empresa. Ter esses dados bem definidos irá auxiliar a empresa a implementar a cultura organizacional e assim, dar uma base para definir os perfis mais adequados para a dinâmica interna da startup.

Escopo da vaga e perfil profissional

Conhecendo os valores e a missão da empresa, é possível definir com maiores detalhes o escopo da vaga, organizar as responsabilidades, metas e desafios que o cargo apresenta, as funções que serão desempenhadas. E também estabelecer os perfis profissionais que se encaixam de maneira mais adequada às metas e desafios da empresa.

Invista no processo de Executive Search

O Executive Search é um processo de recrutamento ativo para cargos estratégicos e de alta administração. Diferente dos métodos tradicionais, que envolvem a divulgação das vagas e a espera de candidatos adequados, o Executive Search consiste na busca ativa e direta de profissionais que apresentem as competências técnicas e comportamentais condizentes com o perfil cultural da empresa.

Essa busca é realizada pelo headhunter, profissional que conta com uma grande rede de contatos de profissionais que podem agregar muito valor à sua equipe. 

Garanta uma contratação assertiva com a expertise da 4Search! Contamos com um time diverso de consultores especializados e oferecemos uma estruturação completa e personalizada para identificar talentos alinhados com seus valores e comprometidos com o sucesso da sua empresa.

Conheça mais detalhes dos serviços que desenvolvemos em nosso site e entre em contato para encontrar a melhor solução para o seu negócio.

Mantenha-se informado sobre as principais tendências do RH estratégico em nosso blog e acompanhe nossas redes sociais! Estamos presentes no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Comentários para este post