Pesquisa de engajamento: o que é e como fazer? Outubro 20/2023 - Corporações

Pesquisa de engajamento: o que é e como fazer?

A satisfação e o engajamento dos funcionários são fatores cruciais que impactam diretamente a qualidade do trabalho produzido e, consequentemente, o crescimento de uma empresa. Dada a relevância deste aspecto para a produtividade e fortalecimento da cultura organizacional, existem diversas estratégias moldadas aos princípios de cada organização e ao perfil de cada equipe, visando manter a equipe motivada e ativa.

O primeiro passo para otimizar o engajamento é compreender a situação atual, avaliando o envolvimento dos colaboradores com a companhia e com o seu trabalho. Uma ferramenta eficaz para esta análise é a Pesquisa de Engajamento, que mapeia as percepções da equipe sobre a empresa.

Neste artigo, exploraremos o que é uma pesquisa de engajamento e como implementá-la de maneira eficaz para avaliar e melhorar o engajamento dos funcionários.

O que é uma pesquisa de engajamento?

É importante ressaltar que ela é diferente da pesquisa de clima organizacional, focada em entender a satisfação dos funcionários sobre sua rotina diária, os processos internos e as políticas da empresa. 

Na pesquisa de engajamento, o foco é na percepção do vínculo afetivo constituído entre o colaborador e os valores da empresa. Essa relação é abrangente, considera as relações e as trocas dos profissionais entre seus líderes e colegas, suas experiências na empresa e como os funcionários enxergam seu papel na organização.

Analisar essa conexão existente entre os profissionais e a organização é uma forma interessante de alinhar a cultura da sua organização às necessidades da equipe. No entanto, esses índices de engajamento podem se apresentar de forma instável, já que esse sentimento com relação à empresa é muito influenciável pelo surgimento de problemas e desafios que fazem parte do trabalho. 

Por conta disso, a pesquisa de engajamento deve ser feita com uma frequência maior e com uma metodologia contínua, de forma que a análise dos resultados sejam mais esclarecedores. 

A importância da pesquisa de engajamento 

Uma equipe que apresenta baixo engajamento, provavelmente irá apresentar também baixa produtividade e desempenho. Entre os prejuízos na dinâmica da empresa, funcionários com baixo comprometimento demonstram falta de pontualidade, descaso com compromissos, entregas, trazendo um aumento nas taxas de turnover, entre outros problemas que afetam também outras relações no trabalho. 

Em 2020, um levantamento desenvolvido pelo Instituto Gallup observou que os colaboradores mais engajados têm uma produtividade 14% maior que outros funcionários, além disso, o documento demonstra que as empresas que contam com um bom índice de engajamento tiveram um aumento de 23% nos lucros.

Através da pesquisa é possível realizar um monitoramento sobre os níveis de engajamento na organização, suas alterações, bem como o desenvolvimento de ações que podem ser implementadas para aumentar a conexão da equipe. 

Entre os maiores benefícios da realização desta pesquisa estão:

  • Funcionários mais ativos 

Ao demonstrar interesse nas impressões dos seus funcionários sobre o trabalho, eles se tornarão mais ativos nas buscas destas melhorias, ao sentirem que suas contribuições fazem a diferença.

  • Produtividade 

Aumentar os níveis de engajamento afeta a visão dos colaboradores sobre a importância do seu próprio trabalho, impactando positivamente também a produtividade da equipe.

  • Redução na rotatividade

A pesquisa de engajamento demonstra uma valorização do vínculo constituído entre os colaboradores e a companhia, e as medidas implementadas para melhorar esse aspecto, irão aumentar a motivação e vontade de crescer na empresa, reduzindo a taxa de saídas inesperadas.

  • Maior sensação de pertencimento 

A reflexão sobre o que a empresa representa para os funcionários e a busca por construir uma conexão entre funcionário e empresa, aumenta o alinhamento da equipe com a cultura interna, aumentando a sensação de pertencimento e conforto dos colaboradores com a companhia.

Como realizar a pesquisa?

Para incorporar essa ferramenta importante na sua estratégia interna, é preciso uma elaboração atenciosa. Não existe um modelo único de questionário, pois as perguntas precisam fazer sentido com a realidade da empresa e de seus funcionários. 

Alguns pontos que precisam ser considerados na construção do questionário:

  • Opte pelo anonimato dos colaboradores

É importante que o questionário possa ser respondido de forma anônima, para não haver nenhum tipo de receio ao responder, e garantir que os resultados sejam mais condizentes com a realidade.

  • Defina os objetivos

Elabore as questões de forma intencional, pense nos motivos que trazem a necessidade da pesquisa, qual o nível e o tipo de engajamento esperado, se sua meta é voltada para compreender o engajamento geral, de um setor ou para um projeto específico.

  • Informe a equipe sobre a pesquisa

Um grande passo para o fortalecimento do vínculo entre os colaboradores com a empresa, é manter uma comunicação mais transparente. Compartilhe com seu pessoal o objetivo dessa pesquisa e a importância dela no desenvolvimento de melhorias internas. 

  • Defina uma frequência 

A pesquisa de engajamento costuma ser implementada com uma frequência maior para, além de uma avaliação, poder realizar um acompanhamento do desempenho dos colaboradores. Ainda assim, não existe uma frequência ideal ou fixa para a aplicação da pesquisa, o intervalo deve ser escolhido conforme as necessidades da equipe e da companhia. 

  • Organize questionários simplificados 

Dado que será realizada regularmente, é importante que as perguntas sejam sucintas e diretas. Evite a utilização de questionários de modelos prontos, dê preferência para o desenvolvimento de questões direcionadas para sua equipe.

Após a pesquisa

Para aproveitar os dados obtidos através da pesquisa, é importante estar aberto aos feedbacks dos colaboradores, e buscar compreender as questões abordadas pelas suas impressões sobre a empresa. 

Inicie a análise dos dados de forma generalizada, fracionando em seguida entre os setores e núcleos, para uma compreensão das questões pontuais e questões coletivas. 

A partir da aplicação desta pesquisa, a gestão estará munida de informações fundamentais para traçar ações com um direcionamento concreto na resolução de questões específicas e na criação de políticas mais assertivas para o crescimento sustentável da empresa. 

Conte com a expertise da 4Search para a construção de suas estratégias internas personalizadas e eficazes para sua organização! 

Nossa atuação abrange processos de Executive Search, Mapeamento de Competências e Assessment, Outplacement, Succession Planning, Pesquisa de clima organizacional e consultoria de recursos humanos completa e personalizada! 

Continue acompanhando nossos artigos e fique por dentro de todas as novidades do mercado em nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin.

Comentários para este post