Como o Assessment contribui para o desenvolvimento de programas treinamento Fevereiro 14/2024 - Corporações

Como o Assessment contribui para o desenvolvimento de programas treinamento

O Assessment é uma ferramenta muito importante para um serviço de gestão de pessoas mais eficiente e bem direcionado.

 

Por meio da avaliação das competências e do desempenho dos colaboradores, o Assessment possibilita que a organização tenha um conhecimento mais profundo sobre os profissionais que fazem parte dela.

 

Esses insights oferecem uma base sólida de informações para o desenvolvimento de novas estratégias em diversos âmbitos da empresa, entre eles o desenvolvimento de programas de treinamentos mais eficazes.

 

Conheça os diferentes tipos de Assessment e confira como sua aplicação pode auxiliar sua empresa a ter uma percepção mais apurada sobre sua equipe!

Quais os tipos de Assessment?

Conhecer as habilidades dos colaboradores que fazem parte da empresa é um ponto essencial para o sucesso produtivo da organização. Por meio da aplicação de ferramentas complexas de avaliação como o Assessment é possível identificar as tendências comportamentais de cada profissional, suas aptidões e potenciais. De maneira geral, compreender quais são os pontos fortes e áreas que precisam de melhorias.

 

A partir dessas informações, sua empresa pode desenvolver táticas mais efetivas para potencializar a performance da equipe.

 

O Assessment pode ser aplicado de maneira generalizada ou focada em aspectos mais específicos. Confira abaixo os tipos de Assessments mais utilizados nas empresas e qual o enfoque de cada abordagem.

Assessment Pessoal

Muito utilizado em processos de recrutamento e seleção, o Assessment Pessoal é utilizado para avaliar as competências e habilidades individuais de cada profissional. Com essa avaliação especializada é possível verificar a aptidão, intelectual e comportamental, do profissional ao cargo.

Assessment Cultural

O Assessment Cultural é focado em avaliar o alinhamento dos valores, crenças e ideais dos colaboradores com a empresa, e como esses aspectos afetam a sua produtividade e motivação profissional.

 

Essa abordagem envolve também a compreensão das aspirações profissionais e pessoais dos colaboradores, aspecto que tem grande impacto no engajamento dos profissionais com a empresa.

 

Leia também: Como melhorar o relacionamento da empresa com os colaboradores?

Assessment de Desempenho

Com enfoque na produtividade organizacional, o Assessment de desempenho irá avaliar a situação das atividades realizadas pelos colaboradores, sua performance e participação na equipe.

 

É importante ressaltar que essa abordagem pode ser mais eficiente quando avaliados também os contextos que envolvem a produtividade de cada colaborador. Para identificar os aspectos que estão interferindo ou dificultando a realização do trabalho.

Como o Assessment pode ser integrado em programas de treinamentos? 

Podendo ser aplicado com diversas finalidades, o processo de Assessment é uma valiosa ferramenta para o desenvolvimento e reformulações de programas de treinamento.

 

Após a aplicação e análise das avaliações, a gestão poderá identificar os pontos em que sua equipe apresenta maior necessidade de capacitação. A partir disso, a empresa poderá desenvolver soluções mais efetivas de treinamento.

 

O Assessment pode ser aplicado também ao longo do programa de treinamento, para um acompanhamento completo do aprendizado da equipe.

 

Muito mais do que uma ferramenta interessante para contratações mais eficientes, a aplicação regular de Assessments na rotina empresarial é uma ferramenta valiosa para promover uma cultura de aprendizado contínuo na organização.

 

Além de auxiliar nos níveis de engajamento, a aplicação de Assessment traz muitas melhorias na motivação e produtividade dos colaboradores.

 

Leia também: Como construir uma cultura de inovação na empresa?

Como aplicar o Assessment na empresa?

Assim como existem diferentes finalidades e tipos de Assessment, há diversas maneiras de aplicação do processo dentro de uma empresa. Após a definição dos objetivos e critérios de avaliação, a organização poderá escolher qual o método mais adequado.

 

Para uma aplicação ética e eficiente, conte com uma Consultoria de Recursos Humanos especializada! A 4Search já realizou mais de 2 mil processos de Assessment e tem ampla experiência no mercado.

 

Nosso processo de Mapeamento de Competências e Assessment abrange:

  • Levantamento do perfil do colaborador.
  • Mapeamento de competências organizacionais.
  • Mapeamento de competências de função.
  • Entrevista individual por competências.
  • Aplicação de métodos e inventários comportamentais e de competências.
  • Feedback individual.
  • Criação de Plano de Desenvolvimento Individual.
  • Reuniões de acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Individual.

Aprimore a gestão da sua empresa com soluções inteligentes, entre em contato conosco.

Continue se informando sobre soluções estratégicas de recursos humanos em nosso blog, e acompanhe também nossos perfis no LinkedIn, Instagram e Facebook para ficar por dentro das discussões mais relevantes sobre o mercado de trabalho.

Comentários para este post