Assessment: como avaliar o desempenho dos colaboradores? Julho 21/2021 - Corporações

Assessment: como avaliar o desempenho dos colaboradores?

Planejamento de carreira, busca por novos colaboradores e retenção de talentos são apenas alguns exemplos de como o Assessment pode ser utilizado em empresas. 

Esta importante ferramenta de gestão de pessoas possibilita analisar o desempenho dos profissionais de acordo com o contexto da organização e, a partir disso, identificar se ele está preparado para o seu cargo atual ou futuro, ou se é preciso desenvolver alguma competência.

O que é Assessment?

O Assessment é um processo de avaliação baseado nas competências que os profissionais das empresas devem apresentar para garantir que os objetivos organizacionais sejam atingidos. 

Nesse processo, as competências são mapeadas, definidas em níveis de complexidade e descritas por indicadores que servem de parâmetro para a avaliação como um todo.

Com isso, os profissionais conseguem alinhar seus processos individuais e estruturar suas demandas de acordo com os resultados estabelecidos pela organização.

Ao avaliar o desempenho dos profissionais de acordo com suas habilidades e competências, a empresa institui um sistema de gestão mais uniforme e coerente com seus valores.

Os resultados desse processo possibilitam ainda a criação de programas de desenvolvimento mais efetivos, garantindo o aumento da performance dos colaboradores da organização. 

A partir disso, é possível criar planos de desenvolvimento individual (PDI) e planos de sucessão mais detalhados, por exemplo.

Como aplicar o Assessment na sua empresa?

O Assessment pode ser utilizado em empresas de médio e grande porte, seja em ocasiões específicas ou como uma forma de incentivar o desempenho constante de seus profissionais. 

Assim, pode ser aplicado em colaboradores de nível executivo, gerencial, técnicos especializados ou lideranças de equipes.

  • Assessment para gestores e novos talentos

Cargos de gestão demandam o domínio de algumas habilidades específicas, como liderança, inteligência emocional e comunicação com a equipe, por exemplo. 

Por isso, as empresas que desejam investir na retenção de talentos devem avaliar as competências de gestores e novos talentos, o que ajuda a manter o clima organizacional positivo e pensar em futuras sucessões de cargo. 

O desenvolvimento de habilidades também é importante para o planejamento de carreira dos profissionais, que podem ter a orientação de um consultor especializado que irá ajudá-los a subir na hierarquia da empresa, gerando benefícios para ambas as partes.

  • Assessment para desenvolvimento de colaboradores

Com o processo de avaliação de competências, a empresa realiza um diagnóstico interno e identifica pontos que podem ser melhorados para aprimorar os processos de treinamento e desenvolvimento existentes. 

Além disso, ao utilizar os métodos de Assessment, a organização tem mais chances de identificar o perfil certo para cada função e contratar profissionais que desejam se destacar e conquistar cargos de liderança. 

Através desse processo, os colaboradores também desenvolvem um grande autoconhecimento que pode ser aplicado tanto na vida pessoal quanto profissional. 

Entre as consequências positivas estão o aumento da produtividade, busca constante por aprimoramento e correção de possíveis falhas em processos internos nas equipes.

Processo de mapeamento de competências e Assessment

A 4Search é uma Consultoria de Recursos Humanos com ampla experiência no mercado e que oferece soluções personalizadas aos seus clientes.

Entre os serviços realizados em organizações de diversos segmentos está o processo de mapeamento de competências e Assessment, executado nas seguintes etapas:

  • Levantamento do perfil do colaborador;
  • Mapeamento de competências organizacionais;
  • Mapeamento de competências de função;
  • Entrevista individual por competências;
  • Aplicação de métodos e inventários comportamentais e de competências;
  • Feedback individual;
  • Criação de Plano de Desenvolvimento Individual;
  • Reuniões de acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Individual.

A partir das informações coletadas durante esse processo, é possível definir as competências organizacionais e individuais para desenvolver programas mais efetivos de desenvolvimento e aumento da performance dos colaboradores.

Para saber mais sobre como o Assessment pode ser utilizado para avaliar o desempenho dos colaboradores da sua empresa, entre em contato conosco.

Comentários para este post