Como utilizar a Predição de Rotatividade? Outubro 09/2023 - Corporações

Como utilizar a Predição de Rotatividade?

 

 

A alta rotatividade de pessoal na equipe traz grandes impactos no funcionamento efetivo de uma empresa. Segundo o levantamento realizado pela SHRM em conjunto com o Instituto Saratoga, o custo médio total de uma alta rotatividade pode chegar ao dobro do salário anual dos funcionários. 

 

Além dos efeitos financeiros diretos, a dificuldade de constituir uma equipe consolidada pode comprometer profundamente a produtividade e crescimento da companhia. Por isso, ter um monitoramento constante sobre a rotatividade, é um ponto essencial para compreender a efetividade das políticas internas da organização. 

Como obter os indicadores de rotatividade? 

Existem diferentes formas para realizar o cálculo de turnover, sendo o mais utilizado a fórmula:

(nº de admissões + nº de demissões ÷ 2) ÷ nº de colaboradores x 100 

Esses indicadores também podem ser obtidos através do People Analytics, uma abordagem estratégica que aplica ferramentas de big data e BI que também faz um processo de análise e cruzamento de dados que auxiliam na estruturação de táticas mais efetivas na gestão de pessoal, inclusive, na retenção de colaboradores. 

 

Leia mais sobre Como desenvolver o Capital Humano nas empresas

 

A taxa de turnover, especialmente quando voluntário, é um insight importante sobre o estado do clima organizacional da empresa e, além de impactar o emocional da equipe, dificulta a criação de laços entre os funcionários, e também os laços do pessoal com a empresa. Esse impacto impede a construção de uma cultura organizacional efetiva, e também dificulta a contratação de talentos e profissionais de valor. 

Tipos de turnover

Há diversas modalidades diferentes de turnover, entre as principais estão: voluntário, involuntário, funcional e disfuncional. 

Turnover Voluntário

Categoria de desligamento mais comum entre profissionais experientes, que pedem para deixar a empresa por conta de novas propostas, para empreender ou se aposentar. 

Uma frequência alta de turnover voluntário pode afetar a imagem da empresa como uma boa empregadora, trazendo dificuldades para contratações futuras.

Desligamento disfuncional 

Essa categoria se define de forma mais específica, pela perda de um funcionário que apresenta bom desempenho e alinhamento com a empresa. Esse tipo de desligamento apresenta muitos desgastes para a companhia e equipe, que podem ser evitados com os insights gerados pela análise preditiva.

Turnover Involuntário 

Realizado pela própria empresa, uma frequência mais alta nesse tipo demissão pode indicar que alguns processos internos de gestão financeira e de pessoas estão sendo falhos ou ineficientes.

Desligamento funcional

Também realizado pela empresa, esse desligamento é causado pela baixa performance de um funcionário. Se acontece de forma muito recorrente, é importante analisar quais pontos do processo de recrutamento estão ocasionando a seleção de funcionários que não correspondem às necessidades da companhia. 

 

Confira algumas estratégias eficientes para recrutar executivos talentosos

O people analytics nos índices de turnover

Para controlar e diminuir esses índices negativos, o processo de análise irá envolver algumas fases: 

Descritivo

A análise descritiva é a etapa inicial do estudo das informações, baseada em dados atuais e históricos da rede de Big Data. A fase é concentrada em resumir, organizar e descrever os dados através de métricas e estatísticas, tornando sua leitura mais clara.

Diagnóstico

A análise de diagnóstico é uma etapa voltada para determinar a razão de um evento específico, buscando estabelecer pontos de causa e efeito, o que possibilita a visualização, através de dados, a compreensão dos pontos fortes e pontos fracos existentes em seus processos. 

Preditivo 

Nesta etapa de análise preditiva, as informações retiradas dos dados históricos, organizadas estatisticamente, são utilizadas para identificar padrões que possibilitam a previsão de eventos futuros. 

Prescritivo

Através das informações obtidas ao longo da análise preditiva, a etapa prescritiva tem como objetivo trazer perspectivas de otimização dos processos, estruturas e sistemas para os problemas futuros apontados.

A análise preditiva nos índices de rotatividade

A disputa por talentos e sua retenção dentro da companhia é um grande desafio do mundo corporativo, dificuldade ainda mais acentuada com os novos modelos de trabalho remoto, que eliminaram muitas barreiras limitantes para esses profissionais. Isso exige das companhias uma estratégia mais avançada para a busca de talentos que sejam valiosos para a empresa, e também táticas mais proativas para a permanência de seus profissionais. 

 

Apesar de ser um recurso valioso para reduzir os impactos negativos da rotatividade de empregados, a PwC mostrou que apenas 10% das empresas avançaram na adesão de previsões e modelagem de dados.

 

Os modelos de análise preditivos é um diferencial importante, para agir na identificação dos funcionários que estão mais propensos a sair da empresa de forma voluntária, fornecendo dados importantes para a organização preparar ações efetivas de retenção dos funcionários, ou planejar de forma antecipada as substituições, para tornar a transição um processo mais tranquilo.

 

Em conjunto com outros indicadores utilizados no People Analytics, a predição de rotatividade é uma etapa que traz insights significativos para o desenvolvimento de melhorias nas condições de trabalho, e medidas voltadas para garantir a satisfação e permanência de funcionários, bem como tornar a empresa mais atrativa para novos profissionais.

Conte com a consultoria especializada da 4Search

Supere esses desafios com uma consultoria detalhada e experiente! A 4Search oferece soluções completas e personalizadas, para identificar, compreender e superar os obstáculos presentes no seu negócio. 

 

Conte conosco para alavancar suas conquistas e garantir a prosperidade da sua organização e sua equipe!

 

Quer saber mais sobre as novidades do mundo dos negócios? Continue lendo nossos artigos e acompanhe-nos nas redes sociais! Estamos presentes no Facebook, Instagram e Linkedin

Comentários para este post