A importância do follow up no Executive Search Fevereiro 26/2024 - Executivos

A importância do follow up no Executive Search

Contratar profissionais que não se adaptam ao cargo ou ao funcionamento da empresa pode ser muito prejudicial para seu negócio, especialmente em cargos de gerência. Uma escolha errada pode impactar estratégias importantes para o crescimento e a lucratividade da empresa, além de afetar negativamente sua cultura organizacional.

Para minimizar os riscos de contratações inadequadas, os serviços de Executive Search envolvem procedimentos especializados de recrutamento, voltados para a contratação de profissionais altamente qualificados.

Garantindo contratações mais ágeis e assertivas, o Executive Search se diferencia de um processo comum de recrutamento porque conta com etapas de desenvolvimento de perfil profissional, busca ativa por talentos e avaliações completas dos candidatos.

Para que essa solução seja eficiente e benéfica para sua empresa, o processo especializado de Executive Search da 4Search inclui etapas diferenciais, como um follow up semanal. Neste artigo, vamos abordar os detalhes que fazem parte desta etapa e como ela pode fazer a diferença para uma contratação mais estratégica.

O que é follow up

O termo é muito utilizado para designar uma técnica de acompanhamento profissional em diversos setores. No processo de Executive Search, o follow up consiste em manter a empresa e candidatos informados ao longo do avanço das etapas do recrutamento, seleção e avaliação.

Ao longo da busca realizada pelo headhunter, o consultor prepara feedbacks constantes para a organização sobre o progresso de search, desenvolvendo ajustes na estratégia e no perfil do candidato, caso seja necessário.

Leia também: Os erros mais comuns no Executive Search

Como essa etapa transforma o Executive Search?

Atuando como consultora especializada no setor de Recursos Humanos há mais de uma década, a 4Search conta com um processo estruturado de recrutamento. Analisamos as necessidades específicas da sua empresa para desenvolver estratégias eficientes, garantindo a contratação de profissionais valiosos para sua organização.

Confira as principais vantagens que o follow up acrescenta em nosso processo de Executive Search.

Transparência e comunicação contínua

O acompanhamento constante do progresso realizado ao longo das etapas permite a abertura de um canal de comunicação direto e transparente. Essa abertura permite esclarecer dúvidas, expectativas e metas entre as partes.

Ajustes estratégicos em tempo real

Manter a comunicação aberta ao longo do processo de busca e análise de talentos permite a reavaliação da estratégia estabelecida, possibilitando ajustes ágeis dos procedimentos utilizados. Garantindo que a tomada de decisão seja mais assertiva.

Gestão de expectativas

O compartilhamento transparente de informações dá abertura para uma comunicação mais direta sobre as expectativas, metas e resultados esperados do processo de Executive Search.

Agilidade no processo de seleção 

O follow up promove um alinhamento estratégico contínuo entre o headhunter e a empresa, tornando o processo seletivo mais assertivo e ágil.

Avaliação contínua da aderência ao perfil

Essencial durante o período de buscas, o acompanhamento também é um diferencial após a contração. Dando continuidade ao projeto, nós contamos com uma assessoria onboarding durante a integração do profissional contratado para acompanhar sua adaptação e performance. Possibilitando a reposição do profissional caso ele não se adapte à tarefa ou à empresa.

Conte com a expertise da 4Search

Conte com o suporte especializado de uma empresa de RH para realizar as etapas de planejamento da vaga, recrutamento e seleção de candidatos. Além de garantir agilidade e praticidade para a organização, o recrutamento realizado pela 4Search envolve um processo de consultoria personalizado para recrutar talentos que agreguem valor para sua organização.

Com grande expertise no mercado nacional e internacional, a 4Search atua de maneira estratégica para o crescimento eficiente e constante de sua empresa. Entre em contato com um de nossos consultores e tenha a assistência que sua empresa precisa.

Continue se informando sobre as soluções estratégicas de RH para avaliar e melhorar os processos internos da sua organização com os artigos do nosso blog. Fique por dentro das maiores tendências sobre a gestão de recursos humanos em nossas redes sociais, siga nossos perfis no Facebook, Instagram e Linkedin.

Comentários para este post