Saiba o que considerar ao contratar um Diretor de RH Novembro 05/2020 - Corporações

Saiba o que considerar ao contratar um Diretor de RH

O capital humano é um dos bens mais valiosos de uma organização, com capacidade para melhorar os resultados e levar ao crescimento da empresa. Por isso, ao contratar um Diretor de RH, é importante que o profissional tenha competências e habilidades específicas para a gestão de pessoas.

Mais do que atrair e reter talentos, o Diretor de RH atua de maneira estratégica ao coordenar processos, desenvolver colaboradores e mensurar os resultados obtidos. 

Ao contratar este profissional, também é importante ter em mente que ele irá gerir uma equipe e precisa ter um perfil alinhado à cultura organizacional, transmitindo os valores da empresa aos demais colaboradores.

Assim, para contratar um executivo desta área, é necessário traçar com precisão o perfil mais adequado ao cargo, com todas as habilidades e competências necessárias para a função.

Depois, procure observar o histórico de cada candidato, como a sua formação técnica, perfil comportamental, o nível de experiência e de conhecimento no segmento da empresa.

Em geral, o candidato a essa vaga deve ter graduação em Administração de Empresas ou Psicologia e pós-graduação em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. 

Além disso, a realização de certificações em recrutamento e seleção e outros cursos na área são uma vantagem no processo seletivo, já que profissionais desta área devem estar em constante atualização para atender a um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo.

Confira as principais habilidades e competências que devem ser levadas em consideração ao contratar um Diretor de RH:

1 - Comunicação interpessoal

A comunicação é uma das soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho, já que um bom diálogo e transparência são essenciais para aumentar o engajamento dos funcionários e melhorar os resultados de maneira geral.

Por isso, o diretor da área de Recursos Humanos deve saber expor suas ideias de maneira clara para que sua equipe, colaboradores e demais executivos possam compreendê-lo perfeitamente.

O profissional também deve atuar na divulgação dos valores, metas e objetivos da empresa, de modo que os funcionários de todos os setores entendam o que é esperado deles e como isso será cobrado.

Dessa forma, é possível criar uma cultura de feedback e aperfeiçoamento profissional, com trocas positivas que irão melhorar a organização como um todo.

2 - Inteligência emocional

A gestão de pessoas é uma área bastante complexa da empresa e os profissionais precisam lidar com diferentes desafios, desde problemas de relacionamento entre funcionários até dificuldades específicas em um processo de recrutamento e seleção.

Por isso, o diretor precisa ter inteligência emocional para superar os obstáculos e ajudar sua equipe a lidar com as adversidades do dia a dia.

Nesse sentido, a flexibilidade também é uma competência fundamental para saber se relacionar com os colaboradores e a diretoria, priorizando os interessantes e objetivos da organização.

3 - Liderança

Assim como em outros cargos executivos, a capacidade de liderança é fundamental para a gestão do RH. Esta característica faz toda a diferença na qualidade do relacionamento com a equipe e demais colaboradores.

O dia a dia do departamento de Recursos Humanos envolve treinamentos, eventos, reuniões e outras atividades que ajudam a capacitar e engajar os funcionários. 

Dessa forma, para que tragam os resultados desejados, é preciso que o gestor tenha a capacidade de liderar pelo exemplo e inspirar sua equipe.

4 - Visão estratégica

Por atuar em uma área estratégica da empresa, o diretor de RH deve ficar atento aos detalhes e enxergar além do óbvio nas situações cotidianas.

Também é importante que o profissional tenha uma visão estratégica para a contratação de novos talentos, levando em consideração não apenas os aspectos técnicos dos candidatos, mas também as habilidades pessoais e comportamentais necessárias para a cultura organizacional.

Assim, se cada colaborador estiver na função mais adequada para o seu perfil, é possível criar treinamentos e capacitações que ajudem a melhorar os resultados da empresa.

5 - Capacidade de trabalhar em equipe

Como você já viu, o RH tem uma posição central e deve refletir os valores da organização, atuando como um exemplo para os demais colaboradores.

Por isso, a capacidade de trabalhar em equipe é essencial para criar uma cultura de parceria e cooperação. 

Nesse cenário, o gestor deve estimular a colaboração entre seus funcionários e definir os papéis de cada time para o setor.

Além disso, o executivo também deve trabalhar em conjunto com os diretores das outras áreas para desenvolver programas e projetos mais abrangentes que ajudem no aperfeiçoamento profissional dos candidatos e na melhora dos resultados da empresa.

Como contratar um Diretor de RH

Contratar um gestor de Recursos Humanos é uma tarefa bastante complexa, já que o recrutamento e seleção de profissionais de cargos C-Level deve levar em conta diversos fatores, como as habilidades citadas anteriormente e o perfil comportamental de cada um.

Por isso, a melhor maneira de evitar os gastos com contratações equivocadas é contar com uma equipe de Headhunters especializados em processos seletivos para cargos deste tipo.

A 4Search é uma consultoria com mais de 10 anos de experiência e já realizamos diversos processos seletivos para empresas nacionais e multinacionais. 

Para saber mais sobre nossos serviços e como contratar um Diretor de RH, entre em contato conosco e converse com nossos especialistas.

Comentários para este post