Qual a diferença entre Outplacement e demissão? Julho 09/2020 - Corporações

Qual a diferença entre Outplacement e demissão?

O desligamento de um funcionário é um momento bastante delicado tanto para a empresa quanto para o profissional. Por isso, o processo de Outplacement é cada vez mais procurado, pois tem o objetivo de reduzir os impactos da demissão para todos os envolvidos.

O Outplacement é um processo diferente de uma demissão comum e pode ser feito individualmente ou em grupo. Dessa forma, a empresa que contrata este serviço ajuda os profissionais na transição de carreira e ainda melhora a imagem da organização no mercado.

Diferença entre Outplacement e demissão

O Outplacement é um serviço contratado pela empresa para assessorar e oferecer suporte aos profissionais em situação de desligamento. Para isso, o objetivo do serviço é transmitir orientações qualificadas sobre a continuidade da carreira do profissional, seja na busca por uma nova posição ou começando seu próprio negócio.

Durante esse processo, os consultores fornecem, tanto à empresa quanto ao profissional desligado, o apoio emocional necessário para reduzir os impactos negativos desta decisão.

Por isso, a principal diferença para a demissão é que o Outplacement começa com o planejamento do desligamento, em colaboração com o RH interno da organização, e dura alguns meses após o anúncio. 

Durante esse período, o profissional desligado recebe orientação profissional de consultores especializados, suporte psicológico e auxílio na preparação para futuras entrevistas. Por isso, pode ser realizado de duas formas:

  • Outplacement individual: tem como objetivo assessorar e fornecer suporte para as situações de desligamento de profissionais em posições diretivas, gestão entry e middle-level e profissionais especialistas. Neste formato, são realizadas ações planejadas e personalizadas de acordo com as necessidades do profissional, de forma a identificar suas competências, analisar seu networking, realizar aconselhamento de carreira, entre outras atividades.
  • Outplacement em grupo: tem como objetivo assessorar e fornecer suporte para as situações de desligamento de grupos de profissionais em posição não-executiva. Em geral, é realizado por empresas que passam por reestruturação, transição, redução de custos ou outra situação semelhante.

Assim, em ambos os casos, o processo envolve o planejamento, suporte ao desligamento, preparação para o mercado, abordagem ao mercado de trabalho e aconselhamento de carreira, o que traz benefícios tanto à empresa quanto ao profissional.

Benefícios do Outplacement para a empresa

  • Planejamento do desligamento do profissional, com orientações sobre como comunicar o processo da melhor maneira possível;
  • Recomposição do clima organizacional da empresa após o desligamento;
  • Manutenção da imagem corporativa perante os clientes e o mercado, pois minimiza os efeitos sociais causados pelo desligamento;
  • Reconhecimento da empresa como socialmente responsável ao custear o processo de recolocação dos profissionais;
  • Redução de obrigações trabalhistas.

Benefícios do Outplacement para o profissional assessorado

  • Auxílio no planejamento da carreira, com suporte para a atualização técnica e gerencial, junto ao aperfeiçoamento do talento e das competências do profissional;
  • Análise e suporte para entender o nível de empregabilidade do profissional;
  • Preparação e orientação para o profissional retornar ao mercado de trabalho;
  • Avaliação do perfil para identificar as possibilidades de continuidade da carreira.

Como contratar o Outplacement?

A 4Search é uma empresa com 10 anos de experiência no mercado e que já realizou mais de 450 processos de Outplacement individual e atendeu mais de 650 pessoas em Outplacement em grupo. Cada projeto é desenvolvido de maneira personalizada, com base em ações de planejamento de carreira e reposicionamento no mercado de trabalho.

Além disso, a 4Search conta com profissionais especializados em desenvolvimento profissional e prospecção de oportunidades, com amplo networking e experiência em diversos segmentos. Entre os diferenciais da Consultoria, estão a realização do Outplacement On-line, com diversas vantagens exclusivas para os novos contratantes.

Para saber mais sobre o Outplacement e como reduzir os impactos da demissão em seus colaboradores, entre em contato conosco.

Comentários para este post