Outplacement: o que é e como contratar uma empresa especializada Outubro 07/2021 - Corporações

Outplacement: o que é e como contratar uma empresa especializada

O desligamento humanizado de colaboradores é fundamental para reduzir o peso de uma demissão e os efeitos na equipe, com vantagens para o profissional e a organização. Para isso, a empresa deve contratar uma consultoria especializada em Outplacement, com experiência na área e um projeto estruturado de acordo com as necessidades do cliente.

O processo de desligamento de um colaborador é um processo complexo e delicado, tanto para a empresa quanto para o profissional. 

Na prática, contratar uma consultoria de Outplacement é mais do que somente ajudar o profissional a se reinserir no mercado de trabalho, pois o processo começa antes mesmo da demissão e oferece uma assessoria para ajudar o ex-colaborador a manter sua empregabilidade.

O que é Outplacement?

O Outplacement, também conhecido como demissão humanizada, é o processo que ajuda o funcionário desligado a se recolocar no mercado, minimizando os impactos negativos da demissão para o profissional e para a empresa.

Durante a realização desse serviço, o consultor de RH assessora o profissional com análise de currículo, palestras de capacitação, dicas para melhorar o desempenho em entrevistas e auxílio na redefinição de metas para a sua carreira.

O processo é realizado em etapas com base em uma metodologia de treinamentos e ações de orientação ao profissional após seu desligamento. 

Assim, o assessorado também recebe apoio emocional especializado e pode melhorar sua autoestima, desenvolver seus pontos fortes e fracos, além de melhorar seu networking e desempenho em entrevistas de emprego.

Atualmente, as empresas buscam cada vez mais esse serviço para reduzir os impactos negativos da demissão e retribuir ao profissional sua colaboração para os negócios.

Ao contratar uma consultoria especializada e reafirmar sua presença ao lado do profissional em um momento tão delicado, a empresa reforça seus valores e demonstra cuidado com os colaboradores, ajudando a construir uma imagem positiva perante o mercado e futuros talentos.

Como contratar uma consultoria especializada em Outplacement?

O Outplacement tem diversos benefícios para o profissional assessorado, a empresa e os colaboradores remanescentes, como melhora do clima organizacional, reforço dos valores da organização e aumento do engajamento.

Para isso, é fundamental contar com uma consultoria de Recursos Humanos com profissionais especializados, experientes e que ofereçam resultados consistentes. No momento da contratação, a empresa deve ficar atenta a alguns fatores, como:

  • Serviço personalizado

Cada empresa tem suas próprias necessidades e cada segmento de mercado tem particularidades que devem ser levadas em consideração ao buscar a recolocação de um profissional.

Assim, uma consultoria de qualidade deve analisar o cenário e o mercado do cliente para criar um planejamento personalizado de acordo com essas características, tanto no Outplacement individual quanto em grupo.

A consultoria contratada também deve ser inovadora e ter metodologias próprias de avaliação e recrutamento de profissionais e vagas, com propósitos alinhados aos da empresa contratante.

  • Experiências anteriores

Outro ponto importante é realizar uma pesquisa aprofundada sobre a experiência, os cases de sucesso, os resultados obtidos e os feedbacks de clientes atendidos pela consultoria.

A partir de sua trajetória e de seus profissionais, é possível analisar como é o escopo do trabalho desenvolvido e verificar seu alinhamento com as necessidades da organização.

  • Ética e confidencialidade

Ética, transparência e confidencialidade são valores fundamentais para uma empresa que oferece serviços de gestão de pessoas.

Dessa forma, é possível criar um vínculo de confiança e escolher uma empresa que desenvolve um processo criterioso e detalhado, oferecendo resultados mensuráveis.

Além disso, é importante ressaltar que um consultor sério desenvolve uma assessoria direcionada a estratégias com um propósito definido.

A recolocação é, portanto, resultado do trabalho desenvolvido em conjunto pelo consultor e pelo profissional e não há garantia certa de emprego.

Uma empresa séria e dedicada não faz promessas milagrosas, mas desenvolve uma metodologia estruturada e transparente junto à empresa contratante.

A 4Search é uma Consultoria de RH com mais de 10 anos de experiência em Outplacement, Executive Search, Assessment e outros serviços para empresas de diversos segmentos.

Para saber mais sobre como contratar essas soluções, entre em contato com nossos consultores e conheça nossos serviços personalizados.

 

Comentários para este post