Outplacement: saiba o que é e como funciona Outubro 21/2019 - Corporações

Outplacement: saiba o que é e como funciona

A transição de carreira é um processo complexo e que demanda muitos recursos do colaborador e da empresa que está fazendo o desligamento. Assim, o Outplacement é uma forma de diminuir os impactos negativos e ajudar o profissional a passar por esse momento, trazendo benefícios para todos os envolvidos.

 

O Outplacement pode ser um diferencial para ajudar a empresa e se destacar, mostrando que sua preocupação com os funcionários não se limita apenas ao tempo que eles passam trabalhando para a organização. 

 

Dessa forma, a orientação profissional e o suporte emocional oferecidos pelos consultores durante esse processo ajudam a diminuir o impacto da demissão na vida do colaborador.

 

O que é Outplacement?

 

Outplacement é o processo que ajuda o funcionário desligado a se recolocar no mercado de trabalho. Seu objetivo é minimizar os impactos negativos da demissão, tanto para o profissional quanto para a empresa. 

 

Por isso, esse método também oferece suporte emocional ao funcionário, além de realizar treinamentos e auxiliar no redirecionamento de carreira.

 

Durante esse processo, o consultor de RH auxilia o profissional com análise de currículo, workshops, palestras de capacitação, dicas para melhorar o desempenho em entrevistas e ajuda na redefinição de metas para a carreira.

 

Os profissionais são preparados para a realidade atual do mercado de trabalho e recebem ajuda de forma a melhorar seu desempenho em entrevistas, dinâmicas e outras fases dos processos de seleção.

 

Assim, a organização que irá desligar o profissional pode contratar uma empresa de consultoria em Recursos Humanos para assessorar e fornecer suporte ao talento durante o período determinado.

 

Qual a importância da demissão humanizada?

 

O conceito de Outplacement surgiu nos anos 1980 nos Estados Unidos, época em que uma série de mudanças sociais e econômicas geraram demissões em massa, reestruturações e suspensões de contratos no país. 

 

Inicialmente, a ideia era evitar danos à imagem da empresa no mercado e evitar que os colaboradores remanescentes tivessem sua produtividade reduzida. 

 

Com o tempo e o aumento da humanização das relações de trabalho em todo o mundo, esse serviço deixou de ser apenas uma ação de gerenciamento de crise e se tornou parte da cultura das organizações

 

Atualmente, as empresas estão cada vez mais preocupadas com a experiência do colaborador, que começa no processo seletivo e se encerra com a assessoria após o desligamento. 

 

Neste momento tão delicado, as organizações buscam formas de reduzir os impactos negativos da demissão e retribuir ao profissional toda a sua colaboração para os negócios. 

 

Esse processo também ajuda a manter o clima organizacional positivo entre a equipe e a construir relacionamentos saudáveis com ex-colaboradores. 

 

Ao reafirmar sua presença ao lado do profissional em um momento tão complexo, a organização reforça seus valores e demonstra cuidado com seus colaboradores, ajudando a construir uma imagem positiva com o mercado e futuros talentos.

 

Benefícios do Outplacement para a empresa

  • Planejamento do desligamento do profissional, com adequada orientação sobre como comunicar o processo de desligamento a todos os envolvidos;
  • Recomposição do clima organizacional da empresa após o processo de desligamento;
  • Manutenção da imagem corporativa e posterior elevação do conceito da empresa perante o mercado, devido à minimização dos efeitos sociais decorrentes dos processos de desligamento;
  • Fortalecimento da imagem corporativa como empresa socialmente responsável;
  • Redução de passivos trabalhistas;
  • Reforço dos valores da empresa;
  • Manutenção de um bom relacionamento com ex-colaboradores.

Benefícios do Outplacement para o profissional assessorado

  • Aumento da possibilidade de recolocação profissional;
  • Auxílio no planejamento da carreira, com orientação voltada à atualização técnica e gerencial;
  • Apoio emocional e aconselhamento, com humanização do processo de desligamento;
  • Aperfeiçoamento de talento e capacitação para o uso de competências na continuidade de projetos profissionais;
  • Conhecimento sobre seu nível de empregabilidade e preparação para o retorno ao mercado de trabalho;
  • Avaliação de perfil e identificação de potencialidades para a continuidade de sua carreira.

Como esse processo funciona?

 

Embora ambos sejam processos de apoio ao colaborador desligado, o Outplacement é diferente da assessoria de recolocação profissional pois também valoriza o suporte emocional ao ex-colaborador, e não apenas sua recontratação.

 

Outra diferença importante é a contratação do serviço: o Outplacement é contratado pela empresa que irá desligar o colaborador, enquanto a recolocação é procurada pelo próprio profissional em busca de novas oportunidades.

 

Além disso, o primeiro é um serviço mais abrangente e completo, pois começa antes mesmo do anúncio do desligamento e o assessorado recebe apoio psicológico e emocional para lidar com esse momento, tendo a chance de repensar e redirecionar sua carreira, se desejar.

 

O profissional assessorado, então, é orientado e instrumentalizado para um adequado retorno ao mercado de trabalho, explorando as potencialidades da sua carreira.

 

Outra modalidade é o Outplacement em Grupo, que funciona de forma semelhante ao Outplacement Individual.

 

A diferença entre ambos é que o serviço individual é voltado a profissionais em posições diretivas, gerenciais, gestão entry e middle-level (supervisores e coordenadores) e profissionais de nível superior quando especializados.

 

Já o Outplacement Coletivo se destina a assessorar o desligamento de um grupo de colaboradores em reestruturações organizacionais, como situações de downsizing e turnaround.

 

Dessa forma, o Outplacement funciona em três etapas:

1. Planejamento

Ao decidir realizar o desligamento, a organização pode contratar uma empresa de consultoria em RH ou profissionais especializados em demissão humanizada.

 

Assim, a primeira etapa do processo acontece entre a organização e a empresa de consultoria, antes do anúncio do desligamento ao profissional.

 

Em colaboração com o RH interno da organização, a empresa de consultoria analisa o perfil do funcionário e realiza um planejamento de como o processo de desligamento será conduzido. 

 

O objetivo é definir os argumentos para o anúncio da demissão e minimizar os impactos negativos para todos.

 

2. Anúncio do desligamento

A partir do planejamento, a empresa se reúne com o profissional para anunciar os motivos da demissão e explicar os detalhes do processos, como a data de início da assessoria, os próximos passos e a explicação de eventuais dúvidas.

 

O profissional responsável por comunicar a demissão deve estar preparado para fazê-lo da maneira menos traumática possível, apresentando os motivos, a avaliação de desempenho e fornecendo as orientações com clareza e transparência.

 

Nesta etapa, a empresa pode ir além e oferecer benefícios extras para demonstrar seu cuidado com o colaborador, entre eles o Outplacement, deixando claro como tudo irá funcionar.

3. Processo de orientação profissional

Nesta etapa o Outplacement é efetivamente colocado em prática. 

 

O consultor avalia o currículo e o perfil do profissional, auxilia no networking e realiza testes comportamentais para definir quais pontos podem ser melhorados, além de oferecer apoio psicológico.

 

As empresas de consultoria especializada em RH utilizam uma série de métodos e técnicas para impulsionar o redirecionamento de carreira do profissional.

 

Em alguns casos, as pessoas podem desistir de uma recolocação em outra empresa e optar por empreender ou mudar de carreira.

 

Após entender o objetivo do assessorado, o consultor o ajuda a refletir sobre sua carreira, planejar os próximos passos e desenvolver um plano personalizado para alcançar suas metas.

4. Apoio emocional e psicológico

Um dos aspectos mais importantes desse momento delicado é o apoio emocional e psicológico que o assessorado recebe. 

 

Após a demissão, muitos profissionais podem apresentar sintomas de ansiedade e depressão, questionando suas escolhas de carreira e futuro. 

 

Por isso, é importante que o desligamento seja feito de forma humanizada, levando em consideração os sentimentos do profissional e seus desejos.

 

Ao receber esse suporte, o colaborador passa a lidar melhor com as emoções negativas e redirecioná-las para a sua campanha de prospecção, em busca de novas oportunidades no mercado ou mesmo uma mudança de carreira.

 

Como contratar o Outplacement na sua empresa

 

Como você viu, o processo de demissão de colaboradores é bastante complexo, tanto para a empresa quanto para o profissional que está sendo desligado. 

 

Por isso, a melhor maneira de tornar o processo eficiente é contar com uma consultoria especializada em Outplacement e gestão de pessoas, como a 4Search. 

 

Com mais de 10 anos de experiência e uma equipe altamente qualificada, foram realizados mais de 450 projetos individuais e atendimento a mais de 650 pessoas em Outplacement em grupo.

 

O serviço é realizado em quatro etapas:

  • Planejamento e suporte ao processo de desligamento;
  • Preparação para o mercado;
  • Abordagem ao mercado de trabalho;
  • Planejamento e aconselhamento de carreira (counseling).

A equipe é formada por consultores com formação específica em planejamento de carreira e prospecção de mercado, fornecendo suporte completo para o profissional assessorado. 

 

Além disso, é realizada uma campanha de prospecção personalizada de acordo com as particularidades do profissional, reconhecendo cada cliente como exclusivo em suas necessidades.

 

Entre em contato com nossos especialistas e conheça os benefícios do Outplacement para a sua organização.

Comentários para este post