Outplacement: saiba o que é e como funciona Outubro 21/2019 - Corporações

Outplacement: saiba o que é e como funciona

A transição de carreira é um processo complexo e que demanda muitos recursos do colaborador e da empresa que está fazendo o desligamento. Assim, o Outplacement é uma forma de diminuir os impactos negativos e ajudar o profissional a passar por esse momento, trazendo benefícios para todos os envolvidos.

O Outplacement pode ser um diferencial para ajudar a empresa e se destacar, mostrando que sua preocupação com os funcionários não se limita apenas ao tempo que ele passa trabalhando para a organização. Dessa forma, a orientação profissional e o suporte emocional oferecidos pelos consultores durante esse processo ajudam a diminuir o impacto da demissão na vida do colaborador.

O que é Outplacement?

O Outplacement é o processo que ajuda o funcionário desligado a se recolocar no mercado de trabalho.

Assim, a organização que irá desligar o profissional pode contratar uma empresa de consultoria em Recursos Humanos para assessorar e fornecer suporte ao talento durante o período determinado.

O Outplacement tem como objetivo minimizar os impactos negativos da demissão, tanto para o profissional quanto para a empresa. Por isso, esse método também oferece suporte emocional ao funcionário, além de realizar treinamentos e auxiliar no redirecionamento de carreira.

Durante esse processo, o consultor de RH auxilia o profissional com análise de currículo, workshops, palestras de capacitação, dicas para melhorar o desempenho em entrevistas e ajuda na redefinição de metas para a carreira.

Os profissionais são preparados para a realidade atual do mercado de trabalho e recebem ajuda de forma a melhorar seu desempenho em entrevistas, dinâmicas e outras fases dos processos de seleção.

Como funciona o Outplacement?

Por mais que seja um processo de apoio ao funcionário desligado, o Outplacement é diferente da assessoria de recolocação profissional, já que também valoriza o suporte emocional ao colaborador e não se concentra apenas na recontratação do talento.

Dessa forma, o Outplacement funciona em três etapas:

1. Planejamento

Ao decidir realizar o desligamento, a organização pode contratar uma empresa de consultoria em RH ou profissionais especializados em Outplacement. Assim, a primeira etapa do processo acontece entre a organização e a empresa de consultoria, antes do anúncio do desligamento ao profissional.

Em colaboração com o RH interno da organização, a empresa de consultoria analisa o perfil do funcionário e realiza um planejamento de como o processo de desligamento será conduzido. O objetivo é definir os argumentos para o anúncio da demissão e minimizar os impactos negativos para todos.

2. Anúncio do desligamento

A partir do planejamento, a empresa se reúne com o profissional para anunciar os motivos da demissão e explicar os detalhes do processo de Outplacement, como a data de início, os próximos passos e a explicação de eventuais dúvidas.

3. Processo de orientação profissional

Nesta etapa o Outplacement é efetivamente colocado em prática. O consultor avalia o currículo e o perfil do profissional, auxilia no networking e realiza testes comportamentais para definir quais pontos podem ser melhorados, além de oferecer apoio psicológico.

As empresas de consultoria especializada em RH utilizam uma série de métodos e técnicas para impulsionar o redirecionamento de carreira do profissional. Em alguns casos, as pessoas podem desistir de uma recolocação em outra empresa e optar por empreender ou mudar de carreira.

Assim, o consultor pode contribuir para o autoconhecimento e a busca do talento por novos desafios.

A 4Search oferece o serviço de Outplacement personalizado de acordo com as necessidades de cada talento. Entre em contato com nossos consultores e ofereça a melhor assistência aos seus profissionais.

Comentários para este post