Estudo de caso 4Search: a adaptação da Versátil Andaimes durante a pandemia Marco 16/2021 - Cases

Estudo de caso 4Search: a adaptação da Versátil Andaimes durante a pandemia

A pandemia de coronavírus impactou todos os setores da economia e empresários de diversos segmentos precisaram implementar mudanças para ajudar a conter a disseminação do vírus sem prejudicar os negócios. 

A adaptação, portanto, foi a palavra-chave de 2020, inclusive para empresas como a Versátil Andaimes, que atua nos setores de Construção Civil e Indústria de Embalagens, considerados serviços essenciais durante a pandemia.

A empresa precisou se adaptar ao novo cenário e superar o desafio de conciliar os diferentes regimes de trabalho dos colaboradores sem prejudicar a produtividade e o clima organizacional. 

Por isso, convidamos o Diretor de Operações da Versátil Andaimes, Adriano Greca, para contar mais sobre a experiência da organização neste momento delicado e qual o papel da 4Search no suporte aos colaboradores.

Quais foram as maiores dificuldades que a pandemia trouxe para a empresa?

Adriano Greca: Sobretudo nos primeiros meses, as maiores dificuldades se deram em função do cenário de incertezas e com as necessárias adaptações. Por trabalharmos em setores considerados essenciais (Construção Civil e Indústria de Embalagens), nossas atividades prosseguiram sem interrupção, o que nos exigiu a implantação das necessárias medidas de redução de riscos em plena atividade.

Quais medidas vocês adotaram para superar esses desafios?

Adriano Greca: Tomamos todas as medidas recomendadas pelos órgãos governamentais, seguimos à risca todos os protocolos de segurança e ainda realizamos testes periódicos de todo o nosso quadro de colaboradores. Também implementamos, como muitas empresas, o trabalho remoto que alcançou mais de 50% do nosso quadro das áreas comercial e administrativa.

Essas mudanças são permanentes ou vocês pretendem voltar ao modelo antigo?

Adriano Greca: Algumas novas práticas vieram para ficar, por exemplo, as reuniões de trabalho com as equipes das Unidades de Santa Catarina e do Paraná, agora realizadas de forma on-line com grande eficiência, redução de custos e sem prejuízo à produtividade, certamente serão mantidas. 

Algumas posições da área administrativa, que hoje trabalham em regime de home office, possivelmente permanecerão nesse modelo ou no formato híbrido para que o contato com os pares e com a cultura da empresa não se perca. Realizamos nossa primeira “Convenção Anual de Vendas” de forma remota e o resultado foi tão positivo que outros eventos semelhantes de treinamento já estão programados.

Qual o maior aprendizado que a pandemia trouxe para a empresa de uma maneira geral?

Adriano Greca: Penso que, de alguma forma, todas as empresas (e empresários) foram mais uma vez colocados à prova em suas habilidades de criatividade e adaptação. Alguém teria dito: “adapte-se ou morra!”, então a gente se adapta, com rapidez, criatividade, capacidade de mobilização e engajamento de nossas equipes. 

Aprendemos que é possível prosseguirmos trabalhando e produzindo ao usar essa capacidade de adaptação, ainda que em um cenário de tanta dificuldade.

Como a 4Search auxiliou nesse processo?

Adriano Greca: A 4Search vem acompanhando de perto o nosso trabalho já há muitos anos. Mantemos com a 4Search uma relação de parceria e proximidade. Eles nos conhecem! E com isso as contratações se tornam mais rápidas e eficientes. Crescer em meio a um cenário tão complexo como o atual exige a formação de parcerias produtivas, bom relacionamento e profissionalismo. Eis o segredo por trás do sucesso nos empreendimentos.

Comentários para este post