Entenda o processo de Mapeamento de Mercado Abril 10/2024 - Corporações

Entenda o processo de Mapeamento de Mercado

A importância que os colaboradores e funcionários têm para o crescimento da organização não é segredo para quem faz parte do mundo corporativo. Cada talento que compõe a empresa conta com o potencial de elevar a qualidade dos processos e somar para o fortalecimento do clima organizacional, pontos centrais para a longevidade e crescimento de qualquer empresa. 

Para garantir contratações assertivas de talentos que se apresentem valiosos para a organização, é essencial que a gestão invista em soluções estratégicas de Recursos Humanos, como processos de mapeamento de mercado e Executive Search. 

Neste artigo, vamos abordar as principais etapas que fazem parte do mapeamento de mercado e explicamos como essa solução pode ser utilizada para enriquecer as estratégias de Executive Search e retenção de talentos. Boa leitura! 

Como funciona o mapeamento de mercado?

O mapeamento de mercado é um processo essencial, tanto para empreendimentos novos, quanto para negócios já consolidados. Esse processo envolve o levantamento e análise de informações relevantes sobre os processos, produtos e serviços de empresas atuantes no mesmo setor. 

Através do mapeamento de mercado, é possível identificar as principais tendências adotadas pelas empresas concorrentes. Esse estudo permite que a empresa tenha uma compreensão mais abrangente e profunda sobre as particularidades do setor em que está inserida.

Com grande utilidade para empresas de diferentes portes, o mapeamento de mercado pode ser aplicado com diferentes finalidades, como:

  • Criação de novos serviços e produtos; 
  • Precificação correta;
  • Identificação das oscilações do mercado;
  • Criação de novos diferenciais.

Além das aplicações com foco comercial, o mapeamento de mercado também é fundamental para o desenvolvimento de um setor de RH mais estratégico. Com a pesquisa analítica da estrutura organizacional de outras corporações, essa solução garante uma base de dados para decisões mais assertivas, auxiliando no desenvolvimento e reformulações internas, ações de reposicionamento no mercado, a identificação de cargos estratégicos e em novas contratações.

O mapeamento de mercado no Executive Search

Solução completa para a contratação de talentos altamente qualificados, o Executive Search é uma modalidade de recrutamento e seleção voltada para cargos estratégicos e posições de gestão. Diferente dos processos tradicionais, em que os profissionais se candidatam às vagas divulgadas, o processo de recrutamento no Executive Search é realizado de maneira ativa.

Logo nas etapas iniciais do processo, é realizada a definição dos requisitos técnicos e comportamentais para o cargo. Esses pontos, junto com a compreensão da cultura e dos valores da organização, formam as características essenciais para a elaboração do perfil profissional que será buscado. 

Esses dados são reunidos com os levantamentos mapeados, oferecendo um panorama completo sobre a disponibilidade dos profissionais no segmento, os critérios técnicos, a remuneração e as práticas que fazem parte do cargo em outras empresas. A partir disso, os consultores conseguem identificar os talentos que se encaixam com a vaga, e também fazer um diagnóstico sobre a capacidade da empresa de atrair e reter esses profissionais de destaque.

Principais benefícios dessa estratégia

Contratações inadequadas podem gerar grandes perdas operacionais e financeiras, especialmente em posições de alta gestão e cargos estratégicos.

Devido a essa grande importância para o funcionamento das operações, as contratações de executivos demandam processos especializados como os que fazem parte do Executive Search. Entre os principais benefícios que o mapeamento de mercado traz para a estratégia de Executive Search, podemos ressaltar: 

Contratações mais ágeis

O mapeamento de mercado é uma etapa que envolve o levantamento e análise das informações de empresas similares. Esse estudo oferece insights completos sobre os padrões utilizados no setor e como a empresa pode trabalhar questões de remuneração, benefícios, disponibilidade de profissionais, níveis de formação, estrutura de contratação e os canais utilizados para atrair os melhores profissionais do mercado.

Esse processo torna o Executive Search mais ágil, pois alinha as expectativas da empresa, com as expectativas dos talentos e a realidade sobre as condições existentes no mercado. 

Leia também: Como é o trabalho do headhunter

Recrutamento qualificado

A estratégia de Executive Search, com a pesquisa ativa e minuciosa, consegue alcançar profissionais que apresentem as qualificações técnicas necessárias para o cargo, e também tenham um perfil comportamental alinhado à cultura da organização. O headhunter, figura responsável por essa etapa de busca, conta com ampla rede de contatos, abrangendo também a abordagem ética e discreta de profissionais que já ocupam posições em outras empresas.

Alinhamento entre empresa e expectativas do mercado 

Com o alinhamento entre empresa e expectativas do mercado, as informações coletadas no mapeamento permitem que a organização encontre a melhor maneira de abordar esses profissionais, assegurando uma oferta adequada à sua realidade e à do mercado.

Com mais de 10 anos de atuação no mercado nacional e internacional, a 4Search conta com um processo estruturado para garantir a contratação de profissionais que agreguem valor à sua organização. Além de consultores especializados em hunting, nossos procedimentos de Executive Search são transparentes, com plano de busca personalizado, relatórios completos sobre as etapas do processo e follow ups semanais. 

Com a 4Search, você garante também um acompanhamento da integração e performance do profissional contratado, garantindo a reposição do candidato caso não haja adaptação completa com a empresa ou com as funções estabelecidas. 

Conheça mais sobre nossa atuação sólida e estratégica no mercado de RH em nosso site e confira todos os diferenciais dos nossos serviços de Executive Search.

Continue acompanhando nosso blog para mais informações sobre o mundo do trabalho e siga nossas redes sociais. Estamos presentes no LinkedIn, Instagram e Facebook.

Comentários para este post