Conheça os principais tipos de recrutamento Abril 27/2022 - Corporações

Conheça os principais tipos de recrutamento

O capital humano é uma das peças principais de um negócio, por isso o processo de recrutamento e seleção costuma ser bastante complexo. Ao entender os diferentes tipos de recrutamento, é possível encontrar e manter os profissionais certos nos postos de trabalho mais adequados de acordo com o perfil, as habilidades e competências de cada um.

O recrutamento deve ser considerado como parte da estratégia de negócio, pois o sucesso de uma empresa está diretamente conectado à performance dos profissionais das diferentes equipes. Para encontrar profissionais qualificados e alinhados à cultura organizacional, é importante entender os tipos de recrutamento e aplicá-los de acordo com as necessidades.

Quais os principais tipos de recrutamento e seleção?

  • Recrutamento externo

O recrutamento externo é o modelo mais tradicional, que se baseia na busca por profissionais que estão no mercado de trabalho (ou seja, fora da empresa) e, em geral, envolve métodos convencionais de seleção, como entrevistas presenciais e dinâmicas em grupo.

Neste modelo, as atividades ocorrem de maneira presencial, o que garante o contato direto entre o recrutador e os candidatos, mas também inviabiliza a participação de algumas pessoas.

Além disso, o planejamento é fundamental nesse processo, como a criação de job description, identificar os melhores canais de comunicação para atrair os candidatos certos, etc. 

Uma das formas de recrutamento externo é o Executive Search, voltado a posições estratégicas nos níveis diretivos e gerenciais, posições de gestão entry e middle-level (supervisores e coordenadores) e profissionais de nível superior, quando especializados.

  • Recrutamento interno

No modelo de recrutamento interno, o time de Recursos Humanos busca preencher a vaga disponível com profissionais que já estão atuando na empresa.

A forma mais comum de colocar em prática é divulgar a posição em aberto em uma plataforma interna, de modo que vários colaboradores possam se candidatar ao mesmo cargo.

Outro modelo muito usado nas organizações é o reenquadramento no plano de carreira, em que a empresa avalia o desempenho do colaborador e seu perfil profissional antes de oferecer a ele a vaga disponível.

Neste modelo, os métodos de seleção são diferentes do recrutamento externo, pois, como o recrutador já conhece os candidatos e seu perfil, não é necessário realizar tantas dinâmicas ou entrevistas.

Um método muito comum nesse tipo de recrutamento é o Mapeamento de Competências e Assessment, em que são feitos o diagnóstico e acompanhamento de modo a desenvolver os profissionais que já fazem parte do quadro de funcionários e estão adaptados à cultura organizacional, contribuindo para a retenção de talentos.

Com o processo de mapeamento de competências, é possível identificar as características do candidato e avaliar se ele possui as habilidades necessárias para o novo cargo. 

Assim, a empresa economiza tempo e recursos com contratações equivocadas com mais chances de encontrar talentos com objetivos de carreira alinhados aos da organização.

  • Recrutamento misto

O recrutamento misto é o formato em que o RH envolve tanto candidatos internos quanto externos no mesmo processo seletivo.

Apesar de ser mais complexo e demorado, é um método bastante preciso que ajuda a aumentar o nível de competição, promovendo testes e entrevistas de maneira igualitária.

Uma das principais vantagens desse modelo é a abrangência do público, pois é possível atingir os melhores profissionais do mercado, podendo também utilizar o Assessment para avaliar a aderência do candidato ao cargo e à cultura organizacional.

No entanto, o recrutamento misto costuma ser bastante demorado, tornando-se quase inviável para cargos que precisam ser ocupados com urgência.

  • Recrutamento online

Embora não seja exatamente um tipo de seleção, o recrutamento online é uma ferramenta usada pela equipe de Recursos Humanos para tornar os processos internos, externos e mistos mais eficientes.

Com o avanço tecnológico, a empresa pode realizar entrevistas online, testes de aptidão e reduzir o volume de trabalho operacional do RH.

Porém, uma desvantagem desse tipo de processo seletivo é a ausência do contato presencial entre o recrutador e o candidato, o que pode interferir na avaliação e prejudicar a qualidade da contratação.

A melhor maneira de aumentar a eficiência do recrutamento e seleção de pessoas é contratar uma empresa externa especializada em RH.

A gestão de pessoas é uma atividade bastante complexa e que influencia nos resultados da organização, por isso é fundamental investir no aprimoramento de processos e na eliminação de possíveis gargalos que podem ser identificados em uma análise mais aprofundada.

Com uma visão estratégica e especializada, a empresa tem uma série de benefícios no seu dia a dia que levam à melhoria na tomada de decisões e à redução da burocracia, por exemplo.

Ao aprimorar o processo de recrutamento e seleção, é possível melhorar a qualidade das contratações e reduzir o turnover, além de aumentar o fit cultural dos colaboradores e contribuir para um clima organizacional positivo, entre outras vantagens que melhoram a rentabilidade da operação.

Agora que você já conhece os principais tipos de recrutamento e seleção, confira as vantagens de contratar um RH externo.

 

Comentários para este post