Como funciona o modelo de Gestão por Competência Marco 08/2024 - Executivos

Como funciona o modelo de Gestão por Competência

As transformações tecnológicas e sociais têm grande impacto no mundo do trabalho, e na organização dentro das empresas. Acompanhar as novidades constantes do mercado demanda um grande esforço do setor de recursos humanos para encontrar os modelos de gestão que sejam mais estratégicos para a empresa. Um método que tem se tornado mais relevante é a gestão por competência, modelo de gerenciamento que visa aumentar a integração entre os colaboradores e os objetivos mais amplos da organização.

Essa estratégia busca aproveitar e desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes individuais dos profissionais que fazem parte da empresa, para alcançar resultados melhores e potencializar o crescimento do seu negócio.

Neste post, trouxemos todos os detalhes que fazem parte do modelo de gestão por competências, os diferenciais que essa estratégia oferece para a organização e como colocá-la em prática. Confira! 

O que é gestão por competências?

É um modelo de Gestão de Recursos Humanos focado em gerir os colaboradores com base em seus perfis profissionais, identificando os pontos fortes e os pontos que precisam ser trabalhados de forma conjunta, para evoluir os resultados.

Esse modelo trabalha com o conceito de competências como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) consideradas essenciais para o desempenho satisfatório da equipe e, a partir desse diagnóstico, desenvolver planos eficazes de aprimoramento dos profissionais.

A gestão por competências levanta dados e desenvolve ações essenciais para equilibrar as necessidades da organização com a capacidade de seus colaboradores. Tornando a gestão de pessoas e talentos mais estratégica, auxiliando os processos de recrutamento e contratação, além de promover o fortalecimento da cultura organizacional.

Os principais tipos de habilidades analisadas e aprimoradas nesse tipo de gestão são as competências técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills).

Hard Skills

Hard skills são competências que envolvem habilidades técnicas e conhecimentos específicos sobre o desempenho da profissão, adquiridas pela experiência prévia de trabalho ou capacitação acadêmica.

Esse tópico compreende os conhecimentos que são fundamentais para o exercício da profissão e podem ser aprimorados pelo desenvolvimento de uma cultura interna de aprendizagem contínua, com a criação de cursos e treinamentos ou a oferta de incentivos para os profissionais que tomam essa iniciativa de maneira individual.

Leia também: O que são core skills?

Soft Skills

Soft skills, também chamadas de competências comportamentais, as soft skills envolvem pontos como inteligência emocional, personalidade e habilidades de comunicação e trocas. 

Essas competências são muito importantes para a resolução de situações cotidianas e para a construção de um ambiente de trabalho produtivo. Especialmente em cargos de liderança e alta gerência, essas habilidades comportamentais são cruciais para uma convivência agradável e eficaz.

Leia também: O papel da liderança na Pesquisa de Clima Organizacional

Apesar de envolver traços da personalidade de cada colaborador, as soft skills também podem ser estimuladas através de treinamentos e dinâmicas que promovam a criatividade, empatia e adaptabilidade no ambiente de trabalho.

Com esse modelo, os gestores conseguem mapear e definir quais habilidades, conhecimentos e aptidões que a empresa necessita para seu crescimento. Esses dados são muito importantes e podem ser utilizados para:

  • Processos de recrutamento e seleção.
  • Planos de formação continuada e treinamento.
  • Avaliação de desempenho.
  • Plano de carreira.

Como fazer a aplicação da gestão por competências na sua empresa?

Para implementar a gestão por competências é preciso, antes de tudo, mapear as capacidades que são essenciais para a organização. Identificando as lacunas existentes entre o ideal e o cenário atual da empresa e, a partir disso, estruturar um plano de ação com iniciativas concretas para promover as melhorias que a organização precisa. Conheça os procedimentos centrais de cada etapa: 

Mapeamento de Competências

Nessa etapa, a gestão irá fazer um levantamento de todas as habilidades organizacionais que os colaboradores precisam ter para desempenhar as funções de seus cargos.

Para esse levantamento, é preciso conhecer todos os processos fundamentais para cada função, considerando os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias que fazem parte do cotidiano.

Mapear as competências é um procedimento essencial para analisar como cada setor da empresa evolui e torna o processo de recrutamento e contratação de talentos mais simples e eficiente.

Análise de Desempenho

Conhecer as especificidades de cada função e as necessidades da empresa, é uma etapa fundamental para enxergar as lacunas que existem na organização. Agora que você sabe exatamente o que precisa, será mais fácil descobrir o que está faltando. 

Essa etapa pode ser realizada através de uma avaliação de desempenho, que pode ser aplicada como questionários, testes e entrevistas.

Com os dados adquiridos pela avaliação, será possível comparar as competências exigidas para um desempenho satisfatório e as competências apresentadas pelos colaboradores. Identificando quais exigências são correspondidas pelos profissionais e onde estão as lacunas.

Não apenas para identificar as competências que faltam e que precisam ser aprimoradas, a avaliação de desempenho também oferece insights importantes sobre o potencial de crescimento de cada colaborador. Sendo uma solução muito utilizada para recrutamentos internos.

Plano de Ação

Com a aplicação dos primeiros passos citados, é possível ter conhecimento sobre o que a empresa precisa para alcançar um bom desempenho e compreender quais dessas necessidades não estão sendo atendidas pelos colaboradores. A partir dessas informações, a gestão pode traçar planos mais assertivos sobre as ações e mudanças que precisam ser aplicadas.

Essas ações podem ser direcionadas para o recrutamento e seleção de profissionais que correspondam às necessidades da empresa ou para o desenvolvimento interno de pessoas.

De qualquer forma, é importante que essas ações sejam comunicadas aos profissionais, para que haja abertura sobre o que as expectativas entre as partes.

Os impactos da gestão por competências

Além de acelerar processos de contratação, agilizando a análise dos candidatos, esse modelo irá aumentar o envolvimento do setor de recursos humanos e dos gestores com os colaboradores e seus processos. Trazendo benefícios para a cultura interna, incentivando maior alinhamento entre as ações.

Entre os maiores benefícios que a gestão por competência promove nas organizações, destacamos:

Eficiência operacional

Com as etapas de mapeamento, avaliação e análise, esse modelo de gestão permite um acompanhamento mais completo sobre a execução do trabalho e os resultados da empresa. 

Com um conhecimento mais profundo sobre as necessidades organizacionais, e foco em melhorar o desempenho dos colaboradores, a gestão por competências permite um uso mais inteligente de tempo e recursos com ações assertivas de aprendizado organizacional.

Mobilidade interna

A gestão por competência possibilita o desenvolvimento de uma estratégia assertiva de mobilidade interna. Com os processos de avaliação e treinamentos desenvolvidos, a empresa consegue identificar com maior precisão as competências e os potenciais de cada colaborador. Isso permite ações mais direcionadas para seu crescimento dentro da organização.

Redução de turnover 

Com o desenvolvimento e a valorização das competências apresentadas pelos colaboradores, a empresa consegue aproveitar melhor a capacidade de seus talentos. Essa gestão promove a possibilidade de crescer dentro da empresa, aumentando a motivação profissional e diminuindo a percepção de estagnação, o que reduz a saída de talentos da organização.

Leia também: A importância da motivação profissional para sua carreira

Conte com o suporte especializado de uma empresa de RH para a aplicação dessas etapas. Além de garantir agilidade e praticidade para a organização, o processo de Mapeamento de Competências e Assessment realizado pela 4Search envolve:

  • Levantamento do perfil do colaborador.
  • Mapeamento de competências organizacionais.
  • Mapeamento de competências de função.
  • Entrevista individual por competências.
  • Aplicação de métodos e inventários comportamentais e de competências.
  • Feedback individual.
  • Criação de Plano de Desenvolvimento Individual.
  • Reuniões de acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Individual.

Aprimore a gestão da sua empresa com soluções inteligentes, entre em contato com um de nossos consultores.

Continue se informando sobre soluções estratégicas de recursos humanos em nosso blog, e acompanhe também nossos perfis no LinkedIn, Instagram e Facebook para ficar por dentro das discussões mais relevantes sobre o mercado de trabalho.

 

Comentários para este post