Como o Employee Experience impacta a satisfação do consumidor com a empresa? Fevereiro 24/2022 - Corporações

Como o Employee Experience impacta a satisfação do consumidor com a empresa?

Uma das maiores preocupações de qualquer empresa é proporcionar uma experiência de compra satisfatória para os seus clientes. Mas, para isso, é preciso investir também nos colaboradores, afinal eles são parte essencial da jornada de compra destes consumidores. É aí que entra a importância do employee experience!

O que é Employe Experience?

Employee Experience é um conceito em alta no mundo corporativo e que remete diretamente à satisfação dos empregados com a empresa. Pode ser definido como a soma de todas as situações (e os sentimentos gerados por elas) que os profissionais vivenciam em seu dia a dia de trabalho. 

Dependendo da cultura organizacional, a experiência do colaborador pode ser positiva ou negativa. E não basta levar em conta apenas o seu nível de engajamento no trabalho e como é o clima do ambiente. 

Para avaliar o Employee Experiente também é importante considerar o salário, as oportunidades de crescimento, apoio da liderança, autonomia para tomar decisões, os feedbacks, como foi o processo seletivo e a integração, etc. 

Vale lembrar que até mesmo durante o processo de desligamento, a empresa deve se preocupar com a experiência do colaborador. Afinal, todas essas situações podem impactar o relacionamento da marca com os seus clientes! 

Entenda o impacto do Employee Experience no consumidor final

Para entender qual é o impacto do Employee Experiente no sucesso do negócio, considere que cada pessoa tem um papel importante dentro de uma organização. Há funcionários responsáveis pelo atendimento, pela produção, pelo financeiro, pelo marketing, pela entrega dos produtos, etc. 

Todos eles são parte de uma engrenagem que precisa funcionar de forma satisfatória para que a empresa alcance os resultados que almeja. É esse capital humano que é responsável diretamente pelo sucesso da marca!

Quando um colaborador está feliz, se sente reconhecido, é bem remunerado e se sente engajado num ambiente de trabalho que gosta, ele também se torna uma pessoa leal à empresa. Com isso, ele é capaz de entregar maior valor ao cliente final! 

Com isso, as empresas que entendem a importância disso e investem no Employee Experience, também estão investindo no seu futuro como marca. É um ponto chave para humanizar o atendimento e fidelizar os seus clientes! 

Confira mais benefícios do Employee Experiente: 

  • Melhora no clima organizacional;
  • Maior retenção de talentos;
  • Proporciona relacionamentos interpessoais mais saudáveis;
  • Aumenta a produtividade das equipes;
  • Diminui a rotatividade de colaboradores;
  • Reduz a taxa de turnover e de absenteísmo;
  • Reduz os custos com recursos humanos;
  • Promove a empresa como um bom lugar para se trabalhar.

Para conquistar esse patamar, os gestores devem criar planos específicos para retenção dos talentos e apostar em práticas para melhorar o clima corporativo.  

Como colocar essa estratégia em prática?

É quase impossível definir uma “receita” para implementar o Employee Experience. Isso porque cada empresa tem necessidades e gargalos específicos. 

Por isso, uma boa ideia é começar pela contratação. Assim, os gestores conseguem já implementar uma experiência favorável com novos colaboradores e partir para adotar mudanças com os atuais. 

Mas, para isso, ter uma consultoria especializada é fundamental! Uma estratégia que tem resultados incríveis é o Assessment, que pode ser definido como o mapeamento de competências que os colaboradores devem apresentar de acordo com os objetivos estratégicos da empresa. 

Durante o processo, as competências organizacionais e individuais são mapeadas, de maneira quantitativa e qualitativa. 

A partir destes resultados, a empresa pode definir programas mais efetivos de aperfeiçoamento, reduzir conflitos internos, reduzir o turnover, estruturar mudanças e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

É a maneira mais eficaz de identificar as habilidades da equipe, aumentar a produtividade e reter talentos! 

Curtiu a dica? Quer saber mais sobre o Assessment? Clique aqui e veja como a 4Search pode ajudar a sua empresa! 

Aproveite também para conferir o nosso artigo sobre a importância de investir na capacitação profissional da equipe

 

 

Comentários para este post