Como implementar um plano de sucessão na sua empresa? Setembro 23/2020 - Corporações

Como implementar um plano de sucessão na sua empresa?

Ao longo de sua história, uma empresa passa por diversas mudanças e transformações em seu planejamento estratégico, modelo de negócio e nos profissionais em cargos executivos. Para evitar impactos negativos no dia a dia e até mesmo no futuro da companhia, é importante ter um plano de sucessão para que a transição de funções seja eficiente e tranquila.

A troca de gestores, executivos ou outros profissionais em cargos de liderança exige um plano de sucessão detalhado e personalizado para cada caso, assim como o acompanhamento de profissionais especializados. 

Dessa forma, também é possível garantir que o sucessor está preparado para assumir o novo cargo.

O que é plano de sucessão?

O succession planning, ou plano de sucessão, na tradução para o português, é um processo que identifica e cultiva indivíduos com alto potencial para dirigir a estratégia organizacional. 

Para isso, indica as responsabilidades e pré-requisitos de cada função, assim como os possíveis sucessores, ajudando-os na preparação para a transição.

Com esse processo, é possível evitar que profissionais da organização assumam cargos para os quais não estão prontos, garantindo a continuidade dos negócios e um clima organizacional positivo.

Embora este processo seja direcionado a cargos C-Level, um planejamento bem estruturado deve levar em consideração as funções que ficarão vagas com a promoção dos profissionais, a partir da estratégia da empresa de uma maneira geral.

A importância de implementar o succession planning

O primeiro passo para implementar um bom plano de sucessão é identificar as expectativas dos acionistas e dos altos executivos, de modo que o planejamento consiga atender aos objetivos e propósitos do negócio a médio e longo prazo.

Depois, é importante fazer um mapeamento dos cargos críticos, assim como as competências necessárias a cada função e as pessoas que potencialmente poderão ocupar essas posições.

A partir disso, é o momento de identificar se esses profissionais precisam passar por uma capacitação para então executar essas funções, definindo claramente os critérios de avaliação que serão utilizados.

Com essas informações é possível elaborar um plano de ação que servirá como base para a transição dos cargos-chave, criando estratégias de gestão que ajudem a assegurar a transparência do processo de transição.

Esse ponto é fundamental para o êxito da sucessão, já que o novo líder precisa conquistar o respeito dos colaboradores, demais executivos, acionistas e outras pessoas envolvidas no dia a dia da organização.

Para isso, o processo deve envolver encontros entre a atual liderança e a alta gestão para criar cronogramas, treinamentos e outras atividades de uma estratégia coesa e eficiente.

Um bom plano de sucessão, portanto, é fruto de uma reflexão aprofundada sobre o passado, presente e futuro da organização, além de contar com o comprometimento e participação da alta direção, do presidente e do conselho de administração.

A eficiência do plano de ação também depende da disponibilidade de considerar opções externas para cargos estratégicos, realizando o Executive Search para uma busca direcionada.

Esse serviço envolve a identificação e seleção de talentos para preencherem posições estratégicas na empresa, como cargos de gerência e diretoria. 

O processo de busca ativa de candidatos é realizado por um Headhunter que organiza todas as etapas do processo de forma sigilosa e em comunicação constante com a empresa contratante. 

Dessa forma, o processo vai muito além da simples análise do currículo dos candidatos e os recrutadores executam uma avaliação minuciosa das competências técnicas e socioemocionais, buscando o melhor fit com o cargo e a cultura organizacional.

Benefícios do plano de sucessão para a sua empresa

  • Integração da gestão de Recursos Humanos com a estratégia da organização;
  • Promoção da continuidade do negócio;
  • Alinhamento dos perfis dos executivos à realidade interna e externa da empresa;
  • Gestão de acordo com o planejamento estratégico a médio e longo prazo;
  • Oferecimento de perspectivas de crescimento aos colaboradores;
  • Retenção de talentos estratégicos;
  • Criação de uma cultura de gestão baseada em hard e soft skills.

Como fazer um plano de sucessão?

  • Identificação interna e Assessment

O primeiro passo é fazer um diagnóstico da organização e identificar o sucessor que apresenta maior aderência ao cargo de liderança estratégica. Para isso, é preciso alinhar as necessidades da empresa com as expectativas dos investidores e demais executivos.

Depois, é realizado um processo de Assessment para avaliar o grau de aderência entre o profissional e o cargo. 

Nesse sentido, também é possível identificar em quanto tempo o potencial sucessor estará pronto para o desafio ao avaliar o desenvolvimento das habilidades necessárias para a posição.

  • Executive Search

Se, entre o quadro de colaboradores da empresa, não houver um profissional preparado, inicia-se um processo de recrutamento externo, ou Executive Search, com o objetivo de encontrar a pessoa mais qualificada para o cargo.

Em alguns casos, pode haver um potencial sucessor entre os colaboradores da empresa, mas ele precisa de mais tempo para desenvolver-se e estar preparado para o cargo em questão. 

Nesta situação, a seleção externa passa a ser a melhor opção para encontrar um profissional mais experiente e com as habilidades necessárias para a função.

  • Plano de Desenvolvimento e Integração

Após a definição do sucessor com base não apenas em suas competências técnicas, mas também habilidades pessoais como líder, é realizado um Plano de Desenvolvimento Individual e de Integração, que será usado para orientar todos os envolvidos no processo de sucessão.

Esse plano é usado para o aprimoramento do profissional e dos processos internos da organização, contribuindo para reduzir os impactos causados pela mudança.

  • On-boarding Coaching

Para que a mudança seja bem-sucedida, é importante realizar o acompanhamento da transição do profissional e o monitoramento do seu desempenho. 

Nesse sentido, um processo de Coaching com especialistas qualificados permite que o sucessor tenha o suporte necessário para a sua integração ao novo cargo.

Por isso, é importante contar com uma empresa especializada em gestão de pessoas, como a 4Search, que oferece soluções personalizadas em consultoria de Recursos Humanos.

Com mais de 10 anos de experiência, a 4Search destaca-se pela expertise de seus fundadores e gestores, que apresentam profunda habilidade em analisar e compreender o mercado profissional, levando em consideração as particularidades de cada negócio.

Para saber mais sobre como implementar o plano de sucessão na sua empresa, entre em contato com nossos consultores.

 

Comentários para este post