Como implementar um plano de sucessão na sua empresa? Setembro 23/2020 - Corporações

Como implementar um plano de sucessão na sua empresa?

Ao longo de sua história, uma empresa passa por diversas mudanças e transformações em seu planejamento estratégico, modelo de negócio e nos profissionais em cargos executivos. Para evitar impactos negativos no dia a dia e até mesmo no futuro da empresa, é importante ter um plano de sucessão para que a transição seja eficiente e tranquila.

A troca de gestores, executivos ou outros profissionais em cargos de liderança exige um plano de sucessão detalhado e personalizado para cada caso, assim como o acompanhamento de profissionais especializados. 

Dessa forma, também é possível garantir que o sucessor está preparado para assumir o novo cargo.

O que é plano de sucessão?

O succession planning, ou plano de sucessão na tradução para o português, é um processo que identifica e cultiva indivíduos com alto potencial para dirigir a estratégia organizacional. 

Para isso, indica as responsabilidades e pré-requisitos de cada função, assim como os possíveis sucessores, ajudando-os na preparação para a transição.

Com esse processo, é possível evitar que profissionais da organização assumam cargos para os quais não estão prontos, garantindo a continuidade dos negócios e um clima organizacional positivo.

Embora este processo seja direcionado a cargos C-Level, um planejamento bem estruturado deve levar em consideração as funções que ficarão vagas com a promoção dos profissionais, a partir da estratégia da empresa de uma maneira geral.

Conheça as etapas para implementar um plano de sucessão na sua empresa:

  • Identificação interna e Assessment

O primeiro passo é fazer um diagnóstico da organização e identificar o sucessor que apresenta maior aderência ao cargo de liderança estratégica. Para isso, é preciso alinhar as necessidades da empresa com as expectativas dos investidores e demais executivos.

Depois, é realizado um processo de Assessment para avaliar o grau de aderência entre o profissional e o cargo. 

Nesse sentido, também é possível identificar em quanto tempo o potencial sucessor estará pronto para o desafio ao avaliar o desenvolvimento das habilidades necessárias para a posição.

  • Executive Search

Se, entre o quadro de colaboradores da empresa, não houver um profissional preparado, a empresa inicia um processo de recrutamento externo, ou Executive Search, para encontrar a pessoa mais qualificada para o cargo.

Em alguns casos, pode haver um potencial sucessor entre os colaboradores da empresa, mas ele precisa de mais tempo para desenvolver-se e estar preparado para o cargo em questão. Nesta situação, a seleção externa passa a ser a melhor opção para encontrar um profissional mais experiente.

  • Plano de Desenvolvimento e Integração

Após a definição do sucessor com base não apenas em suas competências técnicas, mas também habilidades pessoais como líder, é realizado um Plano de Desenvolvimento Individual e de Integração, que será usado para orientar todos os envolvidos no processo de sucessão.

Esse plano é usado para o aprimoramento do profissional e dos processos internos da organização, contribuindo para reduzir os impactos causados pela mudança. 

  • On-boarding Coaching

Para que a mudança seja bem-sucedida, é importante realizar o acompanhamento da transição do profissional e o monitoramento do seu desempenho. 

Nesse sentido, um processo de Coaching com especialistas qualificados permite que o sucessor tenha o suporte necessário para a sua integração ao novo cargo.

Por isso, é importante contar com uma empresa especializada em gestão de pessoas, como a 4Search. O serviço de Succession Planning ajuda a empresa a conduzir o plano de sucessão de forma saudável e coordenada, inclusive em empresas familiares. Entre em contato conosco e conheça todos os nossos serviços.

Comentários para este post