Plano de sucessão: como identificar os sucessores? Abril 14/2021 - Corporações

Plano de sucessão: como identificar os sucessores?

Criar um negócio em família e transmitir a empresa para as gerações seguintes é um modelo antigo de gestão que continua tendo um grande impacto nos dias atuais. Nos últimos anos, este tipo de empreendimento tem tido um crescimento significativo e, se houver um plano de sucessão bem estruturado, as chances de sucesso aumentam ainda mais.

As empresas familiares têm características que favorecem os resultados positivos, mas o plano de sucessão é um desafio comum para a maioria das organizações. 

Em alguns casos, a falta de planejamento se deve aos laços emocionais entre os membros da família ou até mesmo a conflitos internos que podem colocar em risco a sobrevivência dos negócios.

Assim, a troca de gestores acaba acontecendo de uma forma desorganizada, em um processo desgastante para os membros da família e colaboradores, podendo colocar em risco os resultados da empresa.

Para evitar esses problemas, o primeiro passo para um plano bem-sucedido é identificar os potenciais sucessores dentro da organização e pensar de maneira estratégica, já que este profissional será responsável pela gestão da empresa no futuro.

Isso pode ser feito por meio de ferramentas de avaliação de desempenho, feedback entre o potencial sucessor e o líder, resultados do setor pelo qual ele é responsável, entre outros indicadores.

Como colocar o plano de sucessão em prática

O ideal é que o plano de sucessão seja desenvolvido enquanto o empreendedor ainda está ativo na organização e pode contribuir para o processo, afinal, ninguém conhece o negócio melhor do que ele.

Depois, deve ser definido um período de transição gradual, em que o empreendedor poderá delegar suas funções aos poucos, transmitir os valores da organização e avaliar a mudança administrativa, realizando mudanças no planejamento inicial, se necessário.

A escolha do sucessor deve ser feita com base na vivência, habilidades e competências do profissional, além da sua aderência ao negócio e ao cargo que irá ocupar.

Em empresas familiares, as relações afetivas e de parentesco não devem se sobrepor às questões profissionais para não prejudicar os negócios.

Os possíveis sucessores, portanto, devem ter uma experiência consolidada na organização, conhecer profundamente todos os setores e se identificar com os valores transmitidos.

Nesse sentido, contar com uma consultoria de RH pode ser a melhor maneira de trazer uma abordagem mais objetiva ao processo, junto da expertise de profissionais com ampla experiência em planejamentos sucessórios.

Como identificar os potenciais sucessores

Um dos maiores desafios de empresas familiares é a profissionalização, ou seja, garantir que os gestores tenham o conhecimento e a experiência necessária para liderar o crescimento a longo prazo.

Assim, para identificar os sucessores é importante analisar as vontades dos profissionais que atuam no dia a dia da empresa e realizar o mapeamento das competências individuais.

Nesta fase, é preciso definir quais são as competências técnicas e comportamentais essenciais para o cargo. 

A partir dessas informações, é possível traçar um perfil abrangente dos candidatos e determinar o grau de aderência entre cada um e o cargo, assim como o tempo de preparação necessário para assumir a nova função.

No Assessment, também é possível determinar quais são os pontos que o colaborador deve desenvolver para aprimorar suas competências técnicas ou comportamentais, como liderança, comunicação ou trabalho em equipe, por exemplo.

Com isso, a empresa pode dispor de um orçamento para a preparação e o desenvolvimento dessas competências visando os resultados a longo prazo.

Nesta etapa, também é importante acompanhar a preparação do sucessor, pois ele deve contar com todo o suporte necessário para evitar riscos à continuidade do negócio.

Esse processo pode ser acompanhado pelo onboarding coaching, em que um profissional especializado é responsável por acompanhar a integração e a performance do novo gestor.

Agora que você já sabe o que é o plano de sucessão e como identificar os potenciais sucessores, saiba mais sobre a importância do onboarding coaching para executivos.

Comentários para este post