Viagem a trabalho: 7 dicas para manter a produtividade Fevereiro 13/2020 - Dicas

Viagem a trabalho: 7 dicas para manter a produtividade

A viagem a trabalho faz parte da rotina de muitos empresários e profissionais em cargos executivos. Mesmo os que já estão habituados e viajam com frequência para os mesmos lugares podem ter dificuldade para focar nos compromissos e manter a produtividade longe do ambiente de trabalho.

Uma viagem a trabalho é uma excelente oportunidade para novos negócios e é uma prática importante para a expansão do trabalho da empresa. Por isso, reunimos 7 dicas para ajudar você a manter a produtividade em uma viagem a negócios com o máximo de eficiência.

1. Planejamento é fundamental

Antes de embarcar para uma viagem a negócios, lembre-se que você deverá realizar suas atividades em um ambiente que não faz parte da sua rotina. Por isso, é importante pesquisar sobre o local e analisar o deslocamento entre seus compromissos para economizar tempo e recursos. 

Para isso, você pode utilizar o Google Maps e outros aplicativos para conferir distâncias e antecipar imprevistos para evitar atrasos.

2. Pesquise sobre o local antes de chegar

Durante o planejamento, é importante pesquisar sobre o lugar para saber o que levar na mala para uma viagem a trabalho e se familiarizar com aspectos locais. Em viagens internacionais, por exemplo, procure se informar sobre a moeda, o fuso horário e a melhor forma de deslocamento do aeroporto até o hotel e do hotel até o seu compromisso, por exemplo.

3. Mantenha o foco no objetivo da viagem

Ser produtivo em uma viagem a trabalho demanda muita disciplina e organização. Por isso, durante o planejamento, faça uma lista detalhada com todas as metas e compromissos de cada dia, o nível de prioridade de cada tarefa, o tempo de deslocamento entre os lugares, os horários e quem estará presente.

Por mais que você saiba o que deve ser feito, é importante colocar tudo no papel para que você possa visualizar o planejamento e consultá-lo quando precisar. A partir dessas informações você poderá definir quais são os objetivos principais e secundários da viagem para focar no que realmente importa e não se perder entre as tarefas.

4. Organize suas atividades

Ser produtivo também significa priorizar suas tarefas e saber distribuí-las no tempo disponível. Por isso, você pode aproveitar o tempo gasto no avião ou no aeroporto para responder e-mails, agendar compromissos, fazer ligações e outras atividades que demandam menos esforço. 

Assim, quando chegar ao hotel, você poderá se dedicar a tarefas que exigem maior concentração, como elaborar relatórios e apresentações, por exemplo.

5. Tente manter a rotina

Em uma viagem a trabalho é importante manter o relógio biológico e seguir a sua rotina habitual para manter a produtividade sem prejudicar sua saúde. Por isso, faça refeições no horário em que está acostumado e procure dormir nos mesmos horários durante viagens internacionais, já que normalmente essas viagens não são longas o suficiente para se adaptar ao horário local.

6. Leve apenas o essencial

Procure levar apenas o que for essencial, se possível apenas a bagagem de mão para facilitar o deslocamento e aumentar seu conforto entre um compromisso e outro. 

Lembre-se também de colocar na mala tudo o que for necessário para o objetivo da sua viagem, como computador, materiais de divulgação da empresa e cartões de visita. Para manter a produtividade, não esqueça de levar carregadores, adaptadores de tomada e baterias extras de equipamentos.

7. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia está presente no dia a dia de executivos e pode facilitar o trabalho de todos os colaboradores da organização. Por isso, aproveite todos os recursos disponíveis para reservar voos, hotel, calcular seu deslocamento e armazenar informações na nuvem para acessar pelo celular. 

Agora que você já sabe como manter a produtividade em uma viagem a trabalho, confira tudo o que você precisa saber para uma viagem de negócios para a China.

Comentários para este post