Viagem de negócios para a China: tudo o que você precisa saber Dezembro 23/2019 - Dicas

Viagem de negócios para a China: tudo o que você precisa saber

A China é um dos grandes parceiros comerciais do Brasil e muitos empresários precisam viajar para o país frequentemente. Mas com uma cultura tão rica e diferente da ocidental, é preciso ficar atento à etiqueta para evitar gafes e até mesmo ofensas por falta de conhecimento. Por isso, é importante se preparar antes de embarcar em uma viagem de negócios para a China.

Em chinês, existem dois conceitos fundamentais para entender a cultura do país e que são importantes em uma viagem de negócios para a China:

  • 关系 GUANXI: esta palavra indica um relacionamento baseado em confiança e responsabilidade com a outra pessoa. Em geral, um chinês prefere fazer negócios com alguém que foi indicado por uma pessoa de confiança, ou seja, com um bom Guanxi.
  • 面子 FACE: pode ser traduzida como “perder rosto”, ou seja, perder moral, respeito, credibilidade ou prestígio. Uma pessoa pode “perder rosto” em situações como ficar com raiva na frente dos outros, confrontar ou chamar a atenção para os erros de uma pessoa, por exemplo. Esse conceito é muito importante para os chineses e pode impedir que um negócio seja fechado.

Se você já está com uma viagem de negócios marcada, confira algumas dicas de etiqueta para garantir uma negociação bem sucedida:

Apresentação

O aperto de mão é um cumprimento comum em reuniões de negócios, mas evite passar disso. Os chineses não estão acostumados a beijos, abraços, tapinhas nas costas e outros toques que são considerados invasivos. 

Além disso, o cartão de visitas é algo muito importante para eles e deve ser entregue com as duas mãos e o nome voltado para a outra pessoa. Ao receber um cartão, também com as duas mãos, demonstre respeito e atenção ao ler o que está escrito antes de guardá-lo com cuidado.

Idioma

O mandarim, idioma oficial de Pequim e falado em quase toda a China, é baseado em 60 mil ideogramas e com tons que podem ser bastante difíceis para os ocidentais. Além disso, confundir a entonação pode mudar todo o significado da palavra, por isso é preciso ficar atento. 

Em geral, viagens de negócios contam com tradutores que facilitam o diálogo, mas se esforçar para falar ao menos algumas expressões básicas no idioma ajuda a causar uma boa impressão. Confira algumas palavras que facilitam a comunicação e demonstram interesse na cultura do país:

  • 你好 Nǐ hǎo: Olá
  • 你好吗 Nǐ hǎo ma: Tudo bem?
  • 我很高兴认识你 Wǒ hěn gāoxìng rèn shi nǐ: Prazer em conhecê-lo
  • 谢谢 Xièxiè: Obrigado

Presentes

Trocar presentes em uma viagem de negócios à China é visto com bons olhos e uma forma de estabelecer “Guanxi”. No entanto, os chineses são muito supersticiosos e alguns presentes devem ser evitados para não causar mal-estar. Relógios, objetos pretos e brancos (ou embrulhados em papéis destas cores) não devem ser dados de presente, pois remetem a morte e funerais. 

Sempre que possível, evite dar presentes relacionados ao número 4 ou nesta quantidade, pois o som da palavra “quatro” é parecido com o som da palavra “morte” em chinês.

Você pode dar um único presente para o grupo ou presentes para todas as pessoas – nesse caso, é aconselhado levar brindes extras para garantir que todos irão receber. Algumas sugestões são artesanatos da sua região ou país, camisas da seleção brasileira, livros, calendários, itens com o logo da sua empresa, objetos em pedras preciosas e bebidas como vinho ou uísque. 

Despedida

Ao final da reunião de negócios, procure levar os seus parceiros até a saída e deixe sempre que o chinês passe à sua frente ao sair por uma porta ou entrar em um carro e vire as costas só depois da partida. Além disso, é comum que os chineses peçam para tirar fotos ao final do encontro, então esteja preparado para demonstrar que também deseja guardar uma recordação.

Outras dicas importantes:

  • Seja pontual, pois os chineses veem atrasos como falta de respeito.
  • Os chineses evitam dizer “não” diretamente, pois consideram indelicado. Então, se em uma viagem de negócios você ouvir expressões como “talvez”, “vamos pensar nisso” ou “vou tentar fazer o melhor”, saiba que a pessoa está dizendo “não” de uma forma educada.
  • Se receber um presente, aceite-o com as duas mãos e não o abra na mesma hora, a menos que a pessoa peça.
  • Evite dar presentes muito caros para membros do governo, que podem entender o gesto como um suborno.
  • Não se assuste se um chinês fizer perguntas pessoais, é apenas uma tentativa de manter um bom relacionamento (Guanxi) e conhecer você além do lado profissional.

Essas regras de etiqueta são importantes para demonstrar respeito pela cultura chinesa, por isso é preciso ficar atento e saber o que fazer em uma viagem de negócios à China para garantir uma relação produtiva. Se você quer conferir outras dicas para viagens de negócios, acompanhe nosso blog.

Comentários para este post