5 características essenciais para jovens executivos Novembro 06/2019 - Executivos

5 características essenciais para jovens executivos

Se antes o modelo de carreira linear – em que o profissional entrava na empresa como estagiário, passava por assistente, gerente e diretor até se tornar sócio – funcionou por tanto tempo, hoje em dia os novos colaboradores têm pressa em alcançar seus objetivos. As novas gerações se preocupam com o propósito do trabalho, por isso querem se tornar executivos o mais rápido possível e fazer a diferença no mundo. 

Para isso, uma das principais formas de ser admitido em uma grande empresa é participar de programas de trainee, pois costumam buscar jovens recém-formados e não exigem ampla experiência. Além disso, oferecem oportunidades de aprendizado e capacitação para se tornar um jovem executivo.

Ao mesmo tempo em que as novas gerações buscam um trabalho com propósito, esses talentos têm grandes ambições profissionais e pressa por conquistá-las. Porém, essas características podem ser vistas de forma negativa pelos recrutadores e prejudicar os jovens candidatos, que muitas vezes não conhecem bem a cultura da empresa e do cargo que ocupam. 

Assim, como os critérios das organizações exigem não apenas conhecimento técnico, mas também competências emocionais e comportamentais, reunimos 5 características essenciais para os talentos que desejam se tornar jovens executivos:

1. Visão do negócio

A visão empreendedora é um aspecto cada vez mais valorizado pelas organizações. Estar sempre atualizado, entender qual lugar sua organização ocupa e para onde ela está indo ajuda a prever as consequências de cada decisão antes do surgimento de problemas. Essa habilidade pode ser desenvolvida com o tempo, a partir da curiosidade e da busca constante por aperfeiçoamento. 

2. Liderança

Executivos precisam ter grande capacidade de liderança, que deve ser desenvolvida desde o início da carreira. Se os seus colegas sempre pedem sua opinião e você tem facilidade em motivar sua equipe, essa habilidade pode ser natural a você. Para aprofundar essa característica é importante se dedicar a escutar os colegas de trabalho, conhecer os problemas e ganhar o respeito de todos ao executar um bom trabalho e liderar pelo exemplo. 

3. Flexibilidade

Crises e imprevistos acontecem o tempo todo em todas as funções. Por isso, é preciso saber contornar os problemas e encontrar soluções rápidas. Algumas formas de desenvolver essa habilidade são trabalhar com equipes formadas por pessoas diversas, reduzir o tempo de planejamento das tarefas e privilegiar ações. Assim, é possível exercitar o pensamento estratégico em busca de decisões rápidas e eficazes.

4. Proatividade

Para crescer na empresa e conquistar novas funções, um jovem executivo precisa demonstrar sua capacidade de trabalho, em vez de fazer apenas o que é solicitado. Assim, é preciso ser proativo, dar sugestões e tomar a frente de projetos, mostrando responsabilidade e compromisso com a entrega. Dessa forma, é possível chamar a atenção dos gestores de uma forma positiva e crescer na empresa.

5. Foco no cliente

Da mesma forma que é importante ter empatia com os colegas de trabalho e saber lidar com diferenças, também é preciso entender os desejos do cliente para encontrar a melhor forma de resolver seus problemas. Para aprimorar essa habilidade, o jovem executivo deve saber se relacionar com pessoas diferentes, aprender a questionar os clientes para saber o que eles realmente querem e desenvolver maneiras de otimizar a comunicação.

Ao desenvolver essas habilidades e investir em conhecimento, é possível crescer na carreira e conquistar cargos executivos mesmo sendo jovem. A 4Search é uma empresa de consultoria especializada em RH que ajuda profissionais a conquistarem novos desafios. Entre em contato com os consultores e conheça todos os nossos serviços.

Comentários para este post