Quais são as técnicas aplicadas no processo seletivo? Julho 15/2022 - Corporações

Quais são as técnicas aplicadas no processo seletivo?

Um dos maiores desafios da gestão de pessoas de uma empresa é encontrar os talentos ideais para preencher as vagas. Para isso, é preciso ter um processo de seleção bem planejado e executado com técnicas que ajudam a analisar se os candidatos têm perfis alinhados aos valores e à cultura da organização.

As técnicas usadas no processo de seleção são importantes para otimizar o tempo dos recrutadores e ajudá-los a fazer escolhas assertivas. O recrutamento pode ser um processo custoso e demorado, considerando o total de candidaturas que uma vaga costuma receber, mas é possível aumentar sua eficiência e contratar os melhores profissionais.

Conheça as técnicas mais utilizadas para o recrutamento de talentos:

1. Recrutamento interno

O recrutamento interno é um processo de seleção que ocorre dentro da própria organização para preencher uma vaga em aberto.

Por ser um processo interno, costuma ser mais econômico e ajuda a estimular o desenvolvimento profissional dos colaboradores, que veem a possibilidade de crescimento na carreira.

Esta técnica é muito comum para a troca de funções em departamentos semelhantes, pois os profissionais têm a oportunidade de aprimorar seu conhecimento, adquirindo novas habilidades e competências valiosas para a empresa.

2. Banco de talentos

Esta é uma técnica bastante tradicional, justamente pela sua eficácia. Para colocá-la em prática, os profissionais de RH devem armazenar os currículos dos candidatos que participam de cada processo seletivo.

Com isso, cria-se um banco de dados de profissionais que se destacaram na seleção mas talvez não se encaixavam em determinada vaga e podem ganhar uma nova oportunidade de integrar o time.

Para isso, é importante que os recrutadores tenham uma visão detalhada das necessidades, requisitos e expectativas de cada vaga, de modo que possam analisar os currículos disponíveis e encontrar os candidatos mais alinhados à job description.

3. Inbound Recruiting

Inbound Recruiting é uma técnica usada no processo seletivo que tem como principal objetivo atrair o candidato e fazer com que ele queira ser parte da organização.

Dessa forma, em vez dos processos tradicionais de divulgação de vagas para que os profissionais se candidatem, são os talentos que procuram pela empresa por se identificarem com sua cultura, valores e objetivos.

Uma das principais vantagens é o fit cultural, que contribui para o clima organizacional e torna os profissionais mais produtivos, com mais chances de permanecerem por mais tempo na empresa.

4. People analytics

People Analytics é uma abordagem orientada a dados, ou seja, são utilizadas tecnologias de big data e business intelligence para coletar, organizar e diagnosticar dados sobre as equipes da empresa por meio de softwares especializados. 

A partir dos dados, é possível acompanhar de perto e em tempo real fatores como engajamento, produtividade e satisfação dos colaboradores, de modo a aprimorar as ações e procedimentos internos para melhorar o desempenho a longo prazo.

Além disso, uma empresa pode usar as ferramentas analíticas para identificar a evolução da qualidade de contratações, tempo para preenchimento de vaga e taxa de retenção, por exemplo.

5. Headhunting

Headhunting, ou hunting, é uma técnica de recrutamento e seleção de profissionais para cargos executivos ou de alta complexidade.

Em geral, o profissional ou a empresa de consultoria fazem uma análise do perfil desejado e realizam uma filtragem detalhada para que a empresa contratante possa escolher.

Para isso, leva em consideração não apenas o currículo dos candidatos, mas também algumas competências que irão contribuir para a organização.

O headhunter, ou “caçador de talentos”, tem uma função mais ativa do que um recrutador interno, por exemplo, pois entra em contato diretamente com os candidatos que possuem o perfil desejado pela companhia, ainda que não estejam disponíveis no mercado ou estejam trabalhando em outra empresa.

Agora que você já conhece as principais técnicas do processo de seleção, saiba como contratar profissionais da geração millennial.

Comentários para este post