Como contratar profissionais da geração millennial? Maio 25/2022 - Corporações

Como contratar profissionais da geração millennial?

Um dos maiores desafios das organizações nos dias atuais é lidar com a ascensão da geração Y no mercado de trabalho. Também conhecidos como millennials, esses jovens têm um perfil diferente dos demais e estão mudando a cultura corporativa atual, por isso é importante saber como contratar e reter esses talentos.

Ao contratar millennials, é fundamental levar em consideração que esses profissionais têm expectativas diferentes das gerações anteriores e estão inteiramente inseridos no contexto digital, o que traz algumas mudanças na forma como encaram o mercado de trabalho.

Quem são os millennials?

Os millennials, ou geração Y, são pessoas nascidas entre o começo dos anos 1980 e meados da década de 1990. 

Entre suas principais características, estão o contato desde a infância com diversas inovações nas mídias, tecnologias digitais e comunicações, sendo a primeira geração nativa digital.

Além disso, grande parte dessa geração também foi criada em famílias não tradicionais e liberais do ponto de vista econômico e político, por isso costumam buscar diversidade, inovação e ousadia em tudo o que fazem. 

Os membros dessa geração entraram no mercado de trabalho após os anos 2000 e causaram um grande impacto na cultura das organizações justamente por sua mentalidade diferente das anteriores. 

Entre as principais características dos millennials, estão a adaptabilidade a mudanças, pois cresceram em um mundo em constante transformação, e em muitos casos isso se reflete na inclinação dos profissionais a buscarem um ambiente de trabalho inovador e com grandes desafios. 

Segundo um levantamento da Trendsity, 65% dos entrevistados acreditam na prática de sugerir ações no ambiente de trabalho e 68% afirmaram que vieram para buscar maneiras diferentes de conduzir o trabalho. 

Esses indivíduos também costumam ser mais empreendedores, autônomos, criativos e gostam de participar das decisões das empresas. 

Como contratar millennials para a sua empresa?

Uma característica marcante da geração Y é a conectividade, já que grande parte desses profissionais cresceram conectados à internet e têm grande familiaridade com as redes sociais, conseguindo administrar melhor um fluxo intenso de tarefas e informações simultâneas.

No mercado de trabalho, costumam ser mais engajados em causas sociais e ambientais, por isso costumam buscar empresas que compartilham os mesmos valores de diversidade, inclusão e inovação, por exemplo.

Um levantamento da Innovare Pesquisa resultou em alguns insights importantes sobre esses profissionais:

  • 46% dos millennials pensam em abrir seus próprios negócios em até 5 anos;
  • 81% gostariam de poder administrar seus próprios horários de trabalho;
  • 75% procuram “mentores” no lugar de chefes;
  • 91% esperam ficar em um emprego por menos de três anos;
  • 78% acreditam que a inovação é essencial para o crescimento de negócios em geral.

Continue lendo e conheça alguns fatores importantes para contratar millennials e retê-los na sua organização:

  • Contrate com base no fit cultural

Um ponto importante para os profissionais dessa geração é a motivação e inspiração do ambiente de trabalho, pois costumam priorizar a qualidade de vida e o bem-estar.

Por isso, o processo de recrutamento e seleção deve ser planejado desde o início visando a retenção do profissional da geração Y, tornando imprescindível a criação de uma cultura benéfica para os colaboradores.

O fit cultural, portanto, é ainda mais importante para analisar o alinhamento entre o candidato e a empresa. Quando um talento dessa geração tem seus valores e crenças semelhantes aos da empresa, a retenção torna-se mais fácil.

  • Invista em flexibilidade e bem-estar

Mais do que oferecer sala de jogos, snacks e happy hour, os profissionais valorizam um ambiente corporativo saudável com uma cultura organizacional sólida, priorizando o bem-estar dos colaboradores.

Outro ponto importante para atração de talentos é a flexibilidade, pois esses indivíduos não querem um ambiente rígido e horários rigorosos, já que costumam se tornar menos motivados quando não há espaço para inovação.

Assim, a empresa pode criar uma jornada de trabalho mais flexível, com home office, sem dress code, avaliações por entrega e outras possibilidades que contribuem para a motivação e engajamento dos colaboradores.

  • Tenha uma cultura colaborativa e horizontal

Uma das principais características da geração millennial no mercado de trabalho é que eles buscam empresas com propósito, até mesmo em detrimento de um salário alto ou cargos de liderança.

Outro ponto importante é que a ideia tradicional de controle e comando pode afastar esses profissionais, que se identificam com uma hierarquia mais horizontal.

Para isso, a organização deve investir em uma estrutura interna com menos chefes e mais trabalhos colaborativos, recompensando os colaboradores por seus talentos e resultados.

Porém, ao contratar millennials para a sua empresa, também é importante investir na retenção desses talentos para evitar o turnover. Acesse nosso texto e conheça 4 maneiras de melhorar o engajamento da equipe.

 

Comentários para este post