Fit cultural: o que é e como avaliar os candidatos? Maio 23/2022 - Corporações

Fit cultural: o que é e como avaliar os candidatos?

Quando um novo funcionário é contratado, a expectativa é que ele agregue valor para a equipe e a organização em uma relação duradoura. Por isso, cada vez mais, as empresas e o time de recrutamento e seleção entendem a importância do fit cultural para garantir o alinhamento do profissional com a cultura organizacional.

Nos últimos anos, o fit cultural está se tornando um dos critérios mais importantes do processo de atração e seleção de talentos. 

Atualmente, em algumas empresas, o alinhamento entre os valores, crenças, personalidades e objetivos a longo prazo entre contratante e contratado é mais valorizado do que a experiência ou competências técnicas, por exemplo.

Mas o que é fit cultural?

O fit (ou ajuste) cultural é um critério importante na seleção de candidatos que consiste em analisar o perfil do talento para verificar sua adesão ao ambiente de trabalho e cultura organizacional da empresa.

Além das soft skills e traços de personalidade, esses valores envolvem a cultura e a missão da companhia, pois candidatos que estão na mesma sintonia que a organização têm mais chances de permanência, engajamento e motivação no trabalho.

Ao considerar esses elementos durante o processo seletivo, o recrutador também está considerando o futuro da empresa e do profissional, pois ele acaba tendo uma visão mais estratégica da organização, assim como disposição para colocá-la em prática.

Isso acontece porque o colaborador irá atuar de maneira mais inteligente, tomando decisões que irão beneficiar tanto a empresa quanto a própria carreira, já que caminham na mesma direção.

Outro ponto importante para avaliar esse fator é o fortalecimento da marca empregadora, pois os atuais e futuros colaboradores são considerados embaixadores da marca da empresa.

Assim, se ela promove uma determinada cultura e conjunto de valores, é importante que as pessoas relacionadas ajam da forma como a organização deseja ser apresentada.

Quanto maior a adequação entre ambos os lados, mais forte será a marca empregadora.

Os principais benefícios de avaliar o fit cultural durante o processo seletivo são:

  • Contratações mais precisas;
  • Aumento do desempenho e produtividade;
  • Retenção de colaboradores;
  • Fortalecimento da marca empregadora;
  • Maior engajamento e motivação dos profissionais;
  • Equipes mais coesas e integradas.

Como avaliar o fit cultural durante o processo de recrutamento e seleção?

O primeiro passo para avaliar a adequação dos candidatos é desenvolver uma cultura que ajude a atrair os melhores talentos do mercado.

Para isso, é importante que a companhia tenha seus valores, crenças e objetivos bem estruturados e divulgados internamente. 

Depois, é preciso definir quais os valores e comportamentos a organização deseja alcançar em conjunto com os colaboradores e parceiros.

Após entender como esses aspectos funcionam no dia a dia da empresa, é o momento de expor aos candidatos quais são os valores importantes para a companhia.

Isso pode ser feito por meio da página de carreiras do site, no blog corporativo e redes sociais, mantendo as informações sempre atualizadas.

Com isso, aumentam-se as chances de atrair talentos com fit cultural e evitar os candidatos que não se adequam ao perfil desejado.

Durante o processo seletivo, é o momento de realizar testes de análise a partir de perguntas e respostas de múltipla escolha ou até mesmo gamificação

Nas próximas fases, o tema também deve ser abordado nas entrevistas, em que o recrutador pode avaliar como os candidatos se encaixariam no ambiente de trabalho. 

Em geral,  isso começa com uma avaliação concreta de habilidades, experiências e a trajetória de trabalho pretendida. 

Mas as entrevistas devem ir além do que se encontra no currículo, levando em consideração as soft skills e outras habilidades.

No processo de Assessment, é realizado um levantamento das competências organizacionais e as competências por função, de modo a analisar como os talentos se adequam, em busca do match perfeito.

Agora que você sabe o que é e como avaliar o fit cultural dos candidatos, confira nosso texto sobre como contratar por Mapeamento de Competências e Assessment.

 

Comentários para este post