Promovendo a diversidade e a inclusão na busca de executivos Dezembro 04/2023 - Corporações

Promovendo a diversidade e a inclusão na busca de executivos

A transformação é uma constante no mundo empresarial. Assim como as discussões sobre a relação da vida pessoal com a profissional promovem mudanças na busca pelo modelo de trabalho, oferta de benefícios e estruturação interna mais adequadas, as demandas sociais por maior diversidade começam a ter destaque também no meio empresarial.

Por conta disso, organizações ao redor do mundo estão investindo na diversidade e inclusão de maneira cada vez mais assertiva e empenhada. Esses esforços começam com a criação de vagas afirmativas. Seguem com a formação de comitês internos, compostos por especialistas na área. Estes comitês fomentam discussões pertinentes sobre o tema.

Além disso, incentivam e orientam ações internas. Assim, tanto a empresa quanto os colaboradores podem crescer. Isso aproveita as vantagens de um time diverso no mundo dos negócios e também contribui para o desenvolvimento geral da sociedade.

Você sabe o que diversidade e inclusão realmente significam no cenário empresarial? Confira neste artigo, a definição desses conceitos, como eles podem ser aplicados no seu negócio e quais são as vantagens de contar com uma liderança mais diversa.

O que significa “diversidade e inclusão”?

Apesar de serem conceitos que se complementam, diversidade e inclusão têm significados diferentes.

Diversidade

É relacionada ao que é variado, diferente e múltiplo. A diversidade, no contexto social, está relacionada ao convívio de sujeitos de diferentes etnias, classes sociais, culturas e gêneros. Aplicado ao cenário profissional, o conceito se refere mais especificamente à inserção de grupos sociais minorizados.

Ou seja, pessoas colocadas à margem da sociedade por conta de preconceito e intolerância. Especialmente quando falamos sobre o mercado de trabalho, esses grupos envolvem pessoas negras, indígenas, mulheres, pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiências.

Além disso, empresas também apresentam algumas dificuldades em superar preconceitos relacionados à aparência, peso, religião, idade e outras questões que dificultam o acesso de pessoas ao mercado de trabalho.

De maneira geral, investir na diversidade dentro das empresas significa dar oportunidade e estar aberto para receber pessoas que fazem parte desses grupos minorizados, reunindo uma equipe múltipla, com colaboradores de diferentes fundos culturais e experiências.

Inclusão

Se a diversidade se refere à presença de pessoas de diferentes grupos sociais, a inclusão fala sobre a inserção desses indivíduos na sociedade de maneira que sua participação social ocorra de maneira equitativa e digna.

No mercado de trabalho, pessoas que pertencem a grupos sociais minorizados ainda enfrentam dificuldades em superar problemas como a desigualdade salarial e falta de oportunidades para ocupar cargos mais altos e posições de prestígio dentro da empresa, mesmo com qualificações adequadas.

Os esforços para a inclusão devem garantir que seus colaboradores tenham acesso às mesmas oportunidades dentro da organização, além de se empenhar no desenvolvimento de ações internas sobre o tema.

A importância da diversidade e da inclusão no ambiente de trabalho

Nenhuma empresa funciona de maneira isolada da sociedade. As discussões e demandas sociais têm grande influência nas organizações, e as ações que as empresas desenvolvem a partir disso também impactam as transformações na sociedade. Afinal, o trabalho é uma parte muito significativa na rotina das pessoas, e a possibilidade desse cenário organizacional contar com uma cultura de diversidade, pautada no respeito e na inclusão, promove a reprodução desses valores em outros espaços.

Além de promover transformações no bem-estar social dos indivíduos que fazem parte de grupos sociais minorizados, a inclusão tem grande impacto no crescimento da empresa, como:

Employer branding

A marca empregadora, ou “employer branding” é a reputação que a empresa tem entre colaboradores e candidatos em potencial.

Ter uma cultura alinhada com as pautas de diversidade e inclusão, torna o ambiente de trabalho mais acolhedor e agradável para os funcionários, o que diminui as taxas de turnover e também pode tornar a organização mais atrativa para talentos, reforçando a marca empregadora da empresa.

Performance

Não é possível estabelecer uma causalidade direta entre a diversidade na equipe e os ganhos financeiros. No entanto, uma série de relatórios da  McKinsey & Company sugere um padrão, eles apontam que empresas comprometidas com a diversidade étnica e cultural em cargos de liderança se destacam. Essas empresas apresentam um crescimento competitivo mais expressivo. Isso é comparado com empresas que não adotam tais iniciativas.

Como promover a diversidade dentro da organização?

Para constituir um time múltiplo, diverso e bem integrado, a sensibilização e abertura da empresa deve superar a teoria e tomar iniciativas práticas, tanto no processo seletivo, quanto na rotina da empresa.

  • Promova o conhecimento sobre as causas

A informação é um artifício valioso contra o preconceito. Desenvolver palestras, ações de sensibilização, cartilhas e até discussões informais sobre a diversidade social é fundamental para capacitar os colaboradores para lidar e respeitar as diferenças.

  • Tenha uma cultura organizacional adequada

As medidas de combate ao preconceito devem fazer parte das políticas fundamentais da empresa. Incluir essas medidas nos valores básicos da organização torna o processo de inclusão mais natural e assertivo.

  • Vagas Afirmativas

Uma estratégia direta para aumentar a diversidade na equipe, é a abertura de vagas voltadas exclusivamente para pessoas que pertencem aos grupos socialmente minorizados.

Essas são apenas algumas medidas que sua organização pode tomar para cultivar um ambiente de trabalho mais receptivo e respeitoso, garantindo um crescimento vantajoso para a empresa e seus colaboradores.

Conte com o nosso suporte profissional para estabelecer uma cultura interna que compreenda e valorize a diversidade! A consultoria especializada da 4Search desenvolve soluções estruturadas para a seleção, avaliação e desenvolvimento de líderes de alta gestão. Entre em contato com nossos especialistas em nosso site.

Continue acompanhando as novidades do mundo corporativo em nosso blog e acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Comentários para este post